Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Como Tirar o Mau Hálito de Cachorro? Entenda Tudo

Índice

  • A Fisio Care Pet é a maior rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.

Para muitos tutores o mau hálito dos pets, principalmente aqueles com idade mais avançada, é uma situação normal. Entretanto, a saúde bucal dos pets também é algo importante a ser notado, além de já existir boas e simples alternativas de como tirar o mau hálito de cachorro, como veremos a seguir.

O fato é que muitos tutores acham que o forte odor é da natureza do pet, não dando tanta atenção para a situação. Contudo, o mau hálito pode ser um indício de que seu amigo pode não estar passando por um bom momento de saúde. Para te ajudar nessa missão, a rede Fisio Care Pet separou algumas informações importantes para você entender as causas e mitos sobre o hálito canino, assim como dicas de como tirar o mau hálito de cachorro.

O que causa o mau hálito dos cães?

A causa mais comum para o desenvolvimento do mau hálito canino é a simples falta de escovação. Sim, os cães também necessitam realizar a higiene bucal. Isso porque durante o dia os cães costumam acumular resíduos na boca, principalmente os que têm contato com a rua ou vivem em ambientes mais abertos, formando substâncias que permanecem por longos períodos e que ajudam no desenvolvimento do mau hálito dos cães.

Costuma ser durante a noite que os resíduos e bactérias aumentam ainda mais, o que contribui de forma significativa para o hálito forte do cachorro.

A falta de escovação também ajuda na formação de tártaro, um dos grandes vilões da saúde bucal dos cães, e que ajudam significativamente para o aparecimento de um odor desagradável e de dentes sujos.

Ressaltamos a importância de notar e acompanhar o desenvolvimento do mau hálito dos cachorros, pois existem doenças infecciosas que também podem causar o mau hálito, geradas a partir do acúmulo de bactérias na boca, na maioria das vezes causada justamente pela falta de higiene.

Além disso, as inflamações das gengivas também podem resultar no mau hálito do cachorro, também conhecido como gengivite. Na maioria dos casos de gengivite, a gengiva do cão fica avermelhada ou até mesmo roxa, podendo até sangrar, principalmente na região entre os dentes e a própria gengiva.

Mitos e verdades sobre o hálito e saúde bucal dos cães

A importância da higiene bucal dos cães é um assunto que está ganhando destaque nos últimos anos, mas que ainda gera muitas dúvidas para os tutores. Para te ajudar na conscientização, separamos algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto:

1 – É normal o cão ter mau hálito

Mito. O mau hálito pode ser sinal de que algo está errado. A falta de higiene bucal é uma das principais causas da halitose, sinal mais importante da proliferação de bactérias. Se você escova e mantém o hálito do seu amigo sempre renovado, mas não vê o mau cheiro desaparecer, é importante que consulte um especialista, pois a halitose pode ser resultado de algum problema gástrico ou até endócrino.

2 – Não é necessário criar uma rotina de higiene bucal. O importante é limpar de vez em quando

Mito. É importante criar uma rotina de limpeza. O ideal é escovar os dentes com frequência, pois a placa bacteriana pode se formar em apenas 12 horas. O recomendável é que a escovação seja feita pelo menos uma vez ao dia, de preferência de noite, quando o pet já realizou todas suas refeições e está mais calmo.

Para os tutores que têm dificuldade em escovar os dentes dos cães, seja pela falta de manejo ou personalidade do pet, existem outras opções que auxiliam na limpeza dos dentes, como petiscos, ossinhos e enxaguante bucal (que pode ser misturado na própria água do cão).

O ideal é buscar uma maneira de manter a escovação frequente, pois ainda é a melhor opção para a manutenção da saúde da boca dos cães.

3 – Manter a higiene bucal é fundamental para evitar diversos problemas de saúde

Verdade. A não higiene bucal pode levar a inflamações da gengiva e, se não tratadas, podem evoluir para quadros graves de gengivite, reabsorção do osso alveolar e até perda dos dentes. O acúmulo de bactérias também pode afetar a corrente sanguínea do pet, podendo resultar em alterações sistêmicas.

4 – Usar produtos humanos nos cães não faz mal

Mito. Não se deve utilizar a escova nem a pasta de dente de uso humano, de jeito nenhum. Isso porque as escovas para cachorro possuem cerdas mais suaves e especialmente anguladas, evitando que o cão se machuque e consiga extrair o melhor resultado de limpeza.

A pasta não é indicada, pois ao contrário de nós humanos, os cães ingerem o líquido na hora da escovação, e sua composição contém flúor, que pode ser tóxico para o cão e causar doenças graves.

Além disso, as pastas de dente humanas possuem sabão em sua composição, o que pode levar a uma irritação da mucosa gástrica dos pets, resultando em um desconforto abdominal e, em casos mais graves, em úlceras gástricas.

5 – Qualquer pasta de dente canina serve para o meu pet

Mito. Existem muitas opções de pastas de dentes para cães no mercado, mas nem todas previnem a formação de placas bacterianas, do cálculo dentário (tártaro) e das doenças periodontais e sistêmicas secundárias.

Os tutores devem ficar atentos aos rótulos e, de preferência, consultar um especialista que possa indicar produtos com tecnologia e eficiência que garantam o melhor resultado.

6 dicas para combater o mau hálito do seu cachorro

Agora que você já conhece as principais causas do mau hálito em cachorros, e os mitos e verdades sobre a saúde bucal dos cães, separamos algumas dicas práticas para você iniciar um programa de higienização bucal do seu amigo:

1 – Inicie a escovação:

A primeira e mais importante dica é iniciar os trabalhos de higienização bucal. Quando os dentes são escovados com frequência, qualquer resíduo causador do mau hálito não consegue se desenvolver.

2 – Combate ao tártaro:

Quando o seu cão já está com acúmulo de tártaro, apenas a escovação frequente não será capaz de combater o problema. Para isso, será necessário consultar um especialista veterinário, que poderá traçar um programa de retirada do tártaro acumulado na boca do animal.

3 – Petiscos e brinquedos especiais:

Para manter a qualidade da saúde bucal do seu cão, também é aconselhável a utilização de petiscos e brinquedos, como ossinhos, sticks, sprays e até brinquedos que ajudam a limpar os dentes.

4 – Não ignore os enxaguantes bucais:

Para tutores que possuem cães com casos mais severos, o uso dos enxaguantes bucais, em conjunto com outras iniciativas, são ótimas opções para manter a boca dos cães sempre cheirosas e longe de bactérias. É uma ótimo opção de como tirar o mau hálito de cachorro.

5 – Atente-se a alimentação:

Uma boa alimentação também reflete na saúde bucal do seu animal. As rações secas são as melhores opções, já que os grãos retiram consideravelmente o acúmulo de tártaro e placas bacterianas.

6 – Consulte um profissional com regularidade:

Por fim, lembre-se: faça consultas periódicas, entre seis a 1 ano, com um médico veterinário. São esses profissionais que podem de fato avaliar o caso do seu amigo com maior exatidão e traçar um programa eficaz de como tirar o mau hálito de cachorro.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato