Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias: ,

Por Que o Cachorro Lambe o Dono? As Principais Razões

Índice

  • A Fisio Care Pet é a maior rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.

Existem muitas razões para explicar porque o cachorro lambe o dono. A maioria dos tutores acredita que trata-se apenas de uma demonstração de carinho, mas nem sempre essa é a única razão para o ato.

Entender porque o cachorro lambe o dono deve ser feito através do entendimento de seu instinto. Esse comportamento costuma ter origem quando o cão ainda é um filhote e remete aos seus antepassados, cujo comportamento de lamber significa uma forma de reconhecer quem é da sua matilha.

As lambidas também são, de uma maneira geral, a forma mais eficiente para eles explorarem o mundo durante sua fase de crescimento.

As mães, por exemplo, lambem por um comportamento instintivo, colocando seu “cheiro” em sua própria ninhada. Com isso, os filhotes reconhecem sua matilha através do cheiro em comum. Os filhotes também podem lamber suas mães para pedir comida.

Como entendemos acima, a lambida canina pode significar muitas coisas. Para te ajudar no entendimento da lambida do seu cão, a rede Fisio Care Pet separou algumas das principais razões e dicas práticas para você tornar esse ato algo o máximo higiênico possível.

Porque o cachorro lambe o dono?

Como vimos, os cães são animais que vivem em matilha, do momento em que nascem até quando são inseridos em uma nova família. Você, na visão do seu cão, é um membro de sua matilha, e esse grupo significa para ele segurança, afeto e, claro, o fornecedor de alimentos. É por isso, na maioria dos casos, que as lambidas de cães acontecem. Entretanto, nem toda lambida significa afeto. Abaixo separamos algumas das principais razões para o cachorro lamber:

1 – Identificação

A lambida é a principal técnica que o pet utiliza para reconhecer nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. Sim, a língua canina é realmente muito poderosa!

Aliás, o nosso “gosto” é muito agradável para eles, principalmente se for de suor. Não à toa, os pets podem ficar nos lambendo até que sintam que conseguiram identificar, com sucesso, todos os cheiros e gostos presentes em nosso corpo.

2 – Ansiedade

Se o seu pet te lambe sem parar, mesmo quando você já demonstrou que recebeu lambidas suficientes, ele pode estar apresentando um problema de ansiedade. Sim, talvez ele não consiga gastar toda sua energia durante o dia, e as lambidas são uma forma de extravasar esse sentimento com você.

É fundamental observar a frequência desse comportamento e, até mesmo, se essas lambidas não acontecem quando o cão está sozinho. Sim, em alguns casos os cães lambem de forma excessiva a própria pata, formando feridas que podem resultar em um incômodo grande em sua mobilidade e até em doenças infecciosas.

Em casos como esse, é importante consultar um especialista em comportamento canino, que poderá te auxiliar no melhor tratamento para o caso. As caminhadas e educação canina são algumas das melhores medidas para aliviar o estresse do animal e ajudá-lo a gastar a energia necessária para se sentir saudável e satisfeito.

3 – Submissão

Outro comportamento comum dos cães e que muitos tutores não compreendem é o excesso de lambidas nos pés do tutor. Esse costuma ser uma demonstração de submissão e respeito.

É a maneira mais simples que os cães encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar.

4 – Para chamar a atenção

Muitos cães costumam desenvolver um excesso de latido para chamar a atenção de seus tutores. Porém, em alguns casos, o tutor pode ser surpreendido por lambidas quando está descansando.

Essa é uma prática comum dos cães para chamar a atenção do seu dono, principalmente quando estão carentes. Os cães associam as lambidas ao amor, e costumam repetir esse ato para pedir carinho.

Por que os cães lambem uns aos outros?

Muitos tutores também não entendem porque os cães lambem uns aos outros. Isso acontece porque dentro da boca do animal há um órgão chamado de “vomeronasal”, também popularmente conhecido como “órgão de Jacobson”, em homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson.

Esse órgão está localizado na cavidade bucal, e auxilia as funções respiratórias dos cães. No contato com outros cães, esse órgão é responsável por identificar a presença de feromônios, sendo capaz de atrair presas e até mesmo considerar qual é a parceira mais apta para a reprodução.

É ruim deixar meu pet lamber meu rosto?

É consenso entre profissionais bacteriologistas que um “beijo” acidental de vez em quando não é motivo de alarde. Entretanto, é consenso também que a lambida de cachorro pode carregar algumas bactérias nocivas à nossa saúde. Entre as principais estão a E. coli, campylobacter e salmonela, responsáveis por quadros de gastroenterite, ou até vermes que podem resultar em doenças como o amarelão.

Embora o hábito não seja recomendado, as lambidas de um cachorro bem cuidado diminuem bem as chances, assim como a higiene constante de mãos e boca são suficientes para manter os vermes e bactérias bem longe de nós.

Além disso, existem algumas medidas que garantem a segurança de todos. Vejamos:

  • Mantenha em dia a vacinação e vermifugação do seu cão;
  • Nos passeios, não deixe que ele se aproxime e tenha contato com fezes de outros animais, lixeiras, animais em decomposição e outros;
  • Mantenha a higiene do seu amigo sempre em dia, com banhos semanais (ou pelo menos a cada quinze dias) e higiene bucal frequente;
  • Leve seu amigo para consultas regulares ao veterinário, a fim de verificar sua saúde e identificar qualquer tipo de doença de forma precoce.

Essas são algumas dicas de porque o cachorro lambe o dono e como deixar essa prática mais higiênica e segura para todos. Afinal, quem é apaixonado por pets sabe a importância do afeto e, claro, dos cuidados que temos que ter com sua saúde para manter a qualidade de vida de todos. Até a próxima!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
12 de junho de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato