Distensão Muscular em Cachorro – Causas e Tratamento

Distensão Muscular em Cachorro – Causas e Tratamento

Distensão muscular em cachorro: entenda o que é, quais as principais causas e o tratamento mais adequado para uma recuperação plena e saudável do seu amigo

Quem tem um cachorro sabe que, às vezes, entre uma brincadeira e outra ele pode se machucar. Dentre os diagnósticos mais recorrentes está a famosa: distensão muscular em cachorro! Por mais que, normalmente, essas distensões se recuperem com algumas medidas simples e tempo, é importante que fiquemos atentos e conheçamos caminhos para garantir uma reabilitação saudável quando necessária.

Mas, afinal, o que é a distensão muscular em cachorro?

A tensão muscular, ou comumente chamada de músculo distendido, pode ocorrer em um ou mais músculos de qualquer área do corpo canino. Dentre os sintomas comportamentais mais claros para a percepção de que o seu pet teve uma distensão muscular estão: dor notável, desanimação e agressividade repentina, falta de apetite, diminuição de atividades e resistência para realizar atividades rotineiras como subir ou descer escadas.

As distensões mais comuns e moderadas costumam resultar em claudicação no cão, ou seja, um andar manco, coxeando para evitar a dor no membro afetado. Em contrapartida, as distensões mais graves, como rupturas, costumam gerar dor e inflamações mais intensas, por muitas vezes fazendo com que o cão evite colocar peso sobre a perna afetada.

A maioria dos casos de distensões musculares menores costumam se curar com alguns dias de descanso e de circulação restrita. Por outro lado, as mais graves podem necessitar de cuidados especiais, desde o uso de medicamentos anti-inflamatórios, intervenções cirúrgicas até um programa de reabilitação adequado.

É importante ressaltar que, caso você suspeite que se cão está com dor ou com sintomas parecidos com os descritos acima, é crucial uma visita ao veterinário para um diagnóstico assertivo e a estruturação de um plano de tratamento.

Quais as principais causas de distensão muscular em cães?

Assim como nós humanos, as causas da distensão muscular em cães pode se originar em diversos fatores. Dentre os principais estão:

  • Algum trauma ou impacto;
  • Alguma inflamação;
  • Doença degenerativa;
  • Miopatia ou uma doença neuromuscular;

Dentre os fatores de risco que podem desencadear uma distensão estão:

  • Atividade física em excesso ou muito intensa;
  • Atividades de caça;
  • Atividades de rastreamento;
  • Atividades que forçam a tensão musculares.

Qual é o tratamento mais indicado?

Os casos mais simples costumam se curar com descanso, menos atividades e remédios. Os casos mais graves, por sua vez, principalmente quando há a necessidade de cirurgia, costumam variar em suas formas de reabilitação.

Dentre as especialidades mais requisitadas estão a fisioterapia veterinária, acupuntura, laserterapia, hidroterapia com esteira aquática e outros. Os programas de reabilitação costumam trabalhar conjuntamente as técnicas, formando uma estrutura de recuperação que contemple o combate às dores e inflamações, fortalecimento muscular, reabilitação de mobilidade e de capacidade articular, resgate da confiança e aumento da qualidade de vida.

Procure sempre clínicas especializadas para recuperar o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos e protocolos de reabilitação, garantindo aos tutores e pacientes um ambiente perfeito de recuperação saudável e gradual. Claro, sempre respeitando cada caso clínico com programas personalizados.

Quer saber mais sobre a distensão muscular em cachorro? Quer um diagnóstico preciso e um tratamento profissional? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você  ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo.

Agende uma Consulta