Fisioterapia e Reabilitação – União do Bem!

Fisioterapia e Reabilitação – União do Bem!

Fisioterapia e reabilitação: saiba como as técnicas de fisioterapia para reabilitação animal tem garantido um programa de resgate de qualidade de vida aos pets

Você pode conversar com um de nossos especialistas em reabilitação! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo

A fisioterapia de reabilitação tem se mostrado uma das ferramentas mais eficazes para auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também no tratamento de diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida dos pets.

A ortopedia veterinária, por exemplo, é uma das especialidades que mais se beneficia dos tratamentos de fisioterapia e reabilitação. Dentre as técnicas mais utilizadas estão a eletroterapia, acupuntura, laserterapia, ultrassons e hidroterapia veterinária com uso de esteiras aquáticas.

A fisioterapia tem dado um apoio fundamental à cirurgia ortopédica e, inclusive, alguns tipos de lesões e patologias só são passíveis de reabilitação com o apoio dessa especialidade. Em alguns casos, como os pacientes ortopédicos geriátricos, a fisioterapia se torna o único e eficiente recurso de recuperação.

A fisioterapia animal também tem acrescido conceitos e programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente para casos de hérnia de disco, fraturas e luxações vertebrais, casos de paralisias e, quando há possibilidade de recuperação, em casos de cinomose.

A obesidade canina também encontrou nas diferentes técnicas de reabilitação veterinária um programa de emagrecimento saudável e gradual, unindo técnicas de combate a dores e incômodos com sessões de hidroterapia via esteira aquática.

Quais os benefícios da fisioterapia veterinária?

A precoce recuperação dos pacientes cirúrgicos e a considerável melhora da qualidade de vida dos pets que passaram por programas de reabilitação via fisioterapia veterinária, são alguns dos mais práticos e evidentes benefícios da fisioterapia animal.

Em outro aspecto, é importante também pontuar que sem o apoio da fisioterapia a tarefa de reabilitar alguns pacientes pode se tornar quase impossível, o que também atesta a menor quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios necessários em pacientes que passam por programas de reabilitação com fisioterapia.

Confira abaixo outros benefícios diretos da fisioterapia veterinária para reabilitação animal:

  • Auxilia no pré e pós-operatório de diversas patologias e lesões;
  • Previne patologias ortopédicas;
  • Elimina ou alivia sequelas pós-operatórias;
  • Reduz edemas;
  • Reduz dores;
  • Fortalece diferentes grupos musculares comprometidos;
  • Proporciona uma boa qualidade de vida aos pacientes.

Conte com clínicas especializadas para recuperar o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet é uma clínica de reabilitação animal que busca incessantemente soluções eficientes de recuperação e tratamentos, investindo forte na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que possam oferecer, aos pets e tutores, a oportunidade de resgatar a qualidade de vida através de um ambiente de recuperação profissional, gradual e saudável.

Hoje, a Rede Fisio Care Pet possui infraestrutura em mais de 20 unidades para traçar programas de reabilitação para:

1 – Patologias e lesões ortopédicas: artrites, artrose, displasia coxofemoral, fraturas, traumas, luxação patelar, ruptura de ligamento cruzado, displasia do cotovelo e outros.

2 – Patologias e lesões neurológicas: cauda equina, fraturas e luxações vertebrais, hérnia de disco, embolia fibrocartilaginosa, síndrome de wobbler, paralisias flácidas e outros.

3 – Condicionamento físico: programas especiais para tratamento da obesidade canina e preparação para cães atletas e de exposição.

Os programas oferecem métodos modernos e eficientes de recuperação. Dentre os mais requisitados e utilizados estão:

  • Eletroterapia: correntes elétricas para o combate a dores, aliviando seus efeitos e auxiliando no fortalecimento muscular;
  • Hidroterapia: utilização de esteira aquática para diminuir o impacto dos movimentos, ajudando diretamente na reabilitação como um todo, desde aumento de confiança, recondicionamento muscular, tratamento de dores, articulações, emagrecimento e muito mais.
  • Acupuntura: utilização de diversos métodos em pontos estratégicos do corpo do animal visando o alívio de dores e aumento do equilíbrio muscular do pet.
  • Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células e diminuindo o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.

A fisioterapia de reabilitação é uma poderosa ferramenta de tratamento e recuperação! Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e veja como podemos ajudar o seu amigo em um processo de recuperação gradual e saudável através das técnicas de fisioterapia veterinária.

Agende uma Consulta