Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Mitos sobre Pulgas e Carrapatos – Entenda Tudo

Índice

  • A Fisio Care Pet é a maior rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto de mitos sobre pulgas e carrapatos é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.

Os tutores de animais de estimação possuem sempre uma preocupação semelhante: a infestação de pulgas e carrapatos. É pensando nisso que a rede Fisio Care Pet separou algumas informações importantes para esclarecer os mitos sobre pulgas e carrapatos.

Trata-se de um tema importante. Diversas pesquisas clínicas já mostram que, principalmente em tempos mais frios, cerca de 5,4% dos cães e cerca de 8% dos gatos levados aos consultórios veterinários apresentam sinais de infestação de ectoparasitas. Em tempos mais quentes, esse número pode chegar a 27% para cães e 35% para gatos. Abaixo, entenda tudo de mitos sobre pulgas e carrapatos.

Principais mitos sobre pulgas e carrapatos

1 – Os carrapatos podem infestar residências

Verdade. Isso ocorre principalmente com o carrapato da espécie rhipicephalus sanguineus, mais conhecido como carrapato marrom. Essa espécie atinge muito os cães e é capaz de viver e se reproduzir em ambientes internos e residenciais. É também a mais comum no Brasil.

2 – Os carrapatos são resistentes

Verdade. Desde o momento onde picam o cão ou gato, os carrapatos inserem suas peças bucais na pele do pet, se fixando pela secreção de uma substância muito semelhante à uma cola. Seu combate deve ser feito da maneira certa, também prevenindo através de medicamentos.

3 – Só devo me preocupar com carrapatos quando os vejo

Mito. Além do fato de muitas vezes ser difícil vê-los quando em pouca quantidade, a prevenção é muito importante. Evitá-los significa preservar a qualidade de vida do seu amigo.

4 – Os carrapatos transmitem doenças

Verdade. Eles podem transmitir muitas doenças, como veremos mais a seguir, e em alguns casos podem até ser fatais.

No Brasil, existe inclusive a amblyomma cajennense, que transmite a febre maculosa para humanos, normalmente encontrada em cavalos e capivaras. Ao atravessar a barreira da pele, a bactéria pode chegar ao cérebro, pulmões, coração, fígado, baço, pâncreas e tubo digestivo. Quando não tratada corretamente, pode levar à morte.

5 – As pulgas são facilmente percebidas

Mito. Esse inseto é tão pequeno que 8 pulgas enfileiradas e juntas somam apenas 2,5 cm. Nesses termos, quando em pequenas quantidades, podem ficar muito bem escondidas entre os pelos do seu pet.

6 – As pulgas disseminam infestações

Verdade. Enquanto estão agindo no pet, as pulgas se acasalam e produzem ovos, que caem do pet e ficam no ambiente (sofá, cama, carpete e outros). Em seis dias, os ovos eclodem em larvas que se alimentam de sangue semidigerido e fezes de pulgas adultas que ficam pela casa.

7 – A reprodução das pulgas é veloz

Verdade. As fêmeas depositam ovos entre 24 e 36 horas após começarem a se alimentar de sangue, podendo chegar a mais de 2 mil deles. Por isso é importante matar as pulgas antes que depositem ovos.

Qual a melhor maneira de tratar pulgas e carrapatos?

O tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e bem-estar do seu amigo. Já existem diferentes tipos de remédios contra pulgas e carrapatos, que vão desde talco, correntes até comprimidos. Converse com um veterinário para saber qual é a melhor opção para o seu pet.

1 – Tratamento do animal:

  • Shampoos e sabonetes antipulgas e anticarrapatos são boas opções para o seu pet, mas só matam as pulgas e carrapatos que estão no pet na hora do banho, sem efeito prolongado.
  • Coleiras antipulgas e anticarrapatos podem agir por semanas e, além de matar os parasitas, impedem que pulgas e carrapatos se alojem no animal.
    Pipetas também são opções. Trata-se de um produto com aplicação direta no pelo do animal e com efeito prolongado. Não costuma ser recomendado para filhotes.
  • Comprimidos oferecem um longo tempo de proteção ao animal, fazendo com que pulgas e carrapatos morram logo após a mordida no animal, o que os impede de colocar ovos e se reproduzir.

2 – Para tratar o ambiente:

  • Os talcos anti pulgas podem ser usados direto no aspirador de pó.
  • Sprays, aerossóis e inseticidas também podem ser uma boa opção. Observe sempre se o produto é específico para eliminar pulgas e carrapatos e siga corretamente as instruções de uso.
  • A dedetização também pode ser uma boa opção, realizando o trabalho de desinfestação do ambiente.

Conhecendo os vilões

Entenda os carrapatos

Carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos animais e podem transmitir doenças graves tanto para cães e gatos quanto para humanos. De maneira geral, são maiores que as pulgas e se locomovem lentamente, por isso são mais fáceis de serem vistos.

É possível saber se o seu amigo está com carrapato através do carinho ou escovação. A contaminação costuma ocorrer quando o pet tem contato com outros animais infectados ou em ambiente com vegetação, folhas e madeira contaminados.

Assim como as pulgas, os carrapatos permanecem muito tempo em ambientes contaminados, mesmo sem a presença de um animal. Por isso, sempre evite que seu amigo fique em locais com grama alta ou muita madeira e folhas acumuladas.

Quando se fala de imóveis, eles costumam se alojar em locais mais altos, em frestas e cantos, embaixo de telhas e até na cobertura dos canis. A dedetização do ambiente é importante para evitar a contaminação.

Entenda as pulgas

As pulgas são parasitas que se alimentam do sangue. Elas são pequenas e amarronzadas, se movimentam bem rápido e possuem a capacidade de saltar. Podem transmitir doenças e causar irritações na pele.

É possível saber que o pet está com pulga pelo comportamento, principalmente quando notar uma coceira excessiva. Entretanto, é importante fazer inspeções rotineiras por todo o pelo do animal e, como dito acima, apostar no tratamento preventivo.

A contaminação costuma ocorrer no contato com outros animais, em ambientes e/ou objetivos já infectados. Em imóveis nos quais já moraram animais contaminados, é possível que ainda exista ovos de pulga em frestas no assoalho, nos cantos da casa, em móveis de madeira com reentrância, carpetes e tapetes.

Antes de levar seu animal para esse tipo de ambiente, é recomendado que se realize uma boa limpeza do local, assim como fazer o tratamento precoce.

Quais as doenças transmitidas pelos carrapatos?

Os carrapatos são ectoparasitas muito resistentes, podendo sobreviver meses sem se alimentar. Dentre as doenças mais comuns estão:

1 – Erliquiose: doença transmitida por carrapatos mais comum em cães. É causada por uma bactéria e transmitida para o cão no momento que o carrapato se alimenta de seu sangue.

Essa bactéria leva a alterações das células, podendo causar anemia e plaquetas baixas. É comum que os animais apresentem sangramentos pelo nariz em locais como o olho e na pele, emagreçam, não tenham apetite, fiquem cansados e com febre.

2 – Babesiose: causada pela babesia canis, esse protozoário destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. Como esses células vermelhas se responsabilizam por carregar oxigênio para todo o organismo, a anemia severa pode comprometer essa entrega, causando fraqueza, cansaço e falta de ar ao pet. Em casos mais graves, pode haver comprometimento de rins e fígado.

3- Paralisia do carrapato: a paralisia do carrapato é uma patologia grave que pode causar fraqueza nos membros, paralisia e outros sintomas. No Brasil, é muito comum confundirmos essa doença com outras de sintomas parecidos, como o botulismo e polirradiculoneurite canina, que podem ser tratadas de forma eficiente com as diferentes técnicas de fisioterapia veterinária, acupuntura e fortalecimento muscular.

É uma forma de carrapato raro, e ainda não há casos de animais que sofram dela em território brasileiro (o carrapato responsável pela doença não existe no Brasil). Leia mais sobre a paralisia do carrapato.

Caso o tutor note algum dos sintomas acima descritos, é fundamental que procure um auxílio médico-veterinário para realizar o correto diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Vale ressaltar que mesmo com o tratamento, é fundamental realizar a eliminação dos parasitas que se encontram no animal e no ambiente, não só para evitar reinfecções, como para que a doença não chegue em outros animais.

Quais as doenças transmitidas por pulgas?

Pets costumam se coçar esporadicamente, mas não o tempo todo. Se a coceira ocorre com frequência, é possível que ele esteja infestado por pulgas. Mesmo os cães ou gatos que ficam em ambiente fechado a maior parte do dia, as pulgas podem aparecer trazidas no sapato ou em objetos. Mesmo em um passeio rápido, pulgas jovens podem pular no pet e começar uma infestação rapidamente.

Além da coceira e incômodo pro conta das picadas das pulgas, os animais podem sofrer com doenças como a DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas), que pode comprometer a saúde dermatológica do animal, como também com verminoses e bactérias, provocando anemias.

Dentre as doenças mais comuns causadas pelas verminoses presentes nas pulgas, está a dipilidiose canina, causada pelo dipylidium caninum, que pode levar a diarréias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos.

Evitar infestações de carrapatos e pulgas é uma preocupação constante. Por isso a importância de compreender os mitos sobre pulgas e carrapatos para saber como lidar com eles e eliminá-los do seu ambiente. Sua família agradece!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato