Uma das especialidades de mais rápido crescimento na medicina veterinária, a fisioterapia pet funciona da mesma maneira que na prática humana, tratando de tudo, desde artrite a dores e condições neurológicas.
Em caso de dúvidas a respeito de fisioterapia pet, entre em contato agora mesmo com a rede Fisio Care Pet:
A fisioterapia veterinária pode beneficiar todos os tipos de animais de estimação. Vamos tentar responder a algumas perguntas comuns:
· A fisioterapia vai ajudar meu pet
· Quais são os benefícios da fisioterapia para pet
· Que tipo de exercícios de fisioterapia serão usados
Acho que meu animal de estimação pode se beneficiar da fisioterapia – então o que vem a seguir, confira neste texto:
Os fisiatras veterinários oferecem tratamentos especializados para cães auxiliando na redução da dor, aumentar a amplitude de movimento nos membros e articulações , diminuir o impacto ou os efeitos de certas lesões, auxiliando na recuperação ou melhorando a qualidade de vida dos animais.
O tratamento de fisioterapia pet pode melhorar o bem-estar de uma grande variedade de raças de cães que sofrem de todos os tipos de problemas de saúde – desde condições neurológicas até danos nos tecidos moles.
Afinal, A fisioterapia vai ajudar meu cachorro?
A fisioterapia pet é uma prática cientificamente aprovada, o que significa que as técnicas utilizadas pelo nosso terapeuta altamente qualificado demonstraram funcionar.
Exemplos onde seu pet pode se beneficiar da fisioterapia:
· Foi submetido recentemente a uma cirurgia em um membro ou articulação danificada
· Sofre de condições como artrite, displasia coxofemoral ou displasia do cotovelo, entre muitas outras.
· Alterações em coluna
· Luta com a mobilidade reduzida
· Experimenta espasmos musculares, rigidez muscular ou tem nós musculares
· nervos ou ligamentos danificados
· Sequelas por conta de doenças
Por quê a fisioterapia pet é importante?
A fisioterapia veterinária é uma das ferramentas mais eficientes no auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também quando utilizada como tratamento para diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida do animal acometido.
A fisioterapia pet tem dado um apoio importantíssimo à cirurgia ortopédica, por exemplo, muitas vezes sendo a única opção de reabilitação para alguns tipos de lesões e patologias.
É o caso dos pacientes ortopédicos geriátricos, que encontram na fisioterapia um caminho único e eficiente de manutenção da saúde.
A especialidade também tem acrescido conhecimento nos programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente em casos que envolvem fraturas e luxações vertebrais, paralisias, hérnia de disco e outros.
Atualmente, com o crescimento do número de pets nas grandes cidades, as técnicas de reabilitação via fisioterapia veterinária também se tornaram eficazes no tratamento da obesidade canina, conseguindo traçar um programa de emagrecimento saudável e gradual, unificando métodos de combate as dores com sessões de hidroterapia via esteira aquática.
Como é a fisioterapia em pet?
Diferentes métodos e terapias são utilizados nos programas de reabilitação, cada uma indicada para um determinado tratamento, pois possuem particularidades que as diferenciam umas das outras.
Dentre as mais utilizadas e eficientes é possível listar:
1 – Eletroterapia: uso de correntes elétricas para o tratamento da dor, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.
Pode ser feita por meio de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), seja ela convencional ou burst (com liberação de endorfinas endógenas), ou por NMES (estimulação elétrica neuromuscular).
2 – Laserterapia: ajuda no aumento dos níveis de serotonina, de beta-endorfinas (redução da sensação de dor), óxido nítrico, diminuição de bradicinina, normalização dos canais de cálcio, bloqueio de despolarização de fibras tipo-C dos nervos aferentes e redução de interleucinas inflamatórias.
3 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.
4 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes, podendo se utilizar de massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias, raio laser e outros.
5 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células que diminui o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.
6 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária e talvez um dos métodos que mais produz resultados nos processos de reabilitação.
Consiste na utilização da água como forma de terapia, principalmente com o uso de esteiras aquáticas. A hidroterapia veterinária promove diversos efeitos positivos na vida dos pets, fisiológicos e psicológicos.
A redução do peso do animal e, consequentemente, no impacto de cada movimento fornece mais confiança, relaxamento muscular, aumento da circulação, mobilidade e fortalecimento muscular.
É muito indicada para diversos tratamentos de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e outros. Seus resultados mais positivos estão nos programas de emagrecimento canino, no combate ao avanço da displasia coxofemoral e no tratamento da hérnia de disco.
Conte sempre com auxílio profissional!
A Rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na adaptação e desenvolvimento de diversos métodos e terapias na reabilitação animal. Já são mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo sempre um programa de recuperação adequado e comprometido com a reabilitação gradual e saudável para cada caso concreto.
Quer saber como é a fisioterapia em pet?
Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você e venha ver como podemos lhe auxiliar com seu amigo através das técnicas de fisioterapia para pets.