Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Ozonioterapia Veterinária: Em Quais Casos é Indicada?

Índice

Ozonioterapia veterinária: conheça como é feita sua aplicação, os benefícios imediatos, contra-indicações, em quais casos é indicada e em quais comumente aplicada. Veja onde encontrar clínicas especializadas para a aplicação da ozonioterapia veterinária de forma eficiente

Quer uma clínica agora de ozonioterapia veterinária? Você pode conversar com um de nossos especialistas encontrando a unidade Fisio Care mais próxima de você!

A ozonioterapia veterinária é caracterizada pela utilização de ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. O ozônio, ao reagir com os tecidos corporais, forma substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio para as células.

O emprego da ozonioterapia veterinária melhora a circulação sanguínea, ajudando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no tratamento de dores crônicas. O gás também possui efeitos analgésicos e anti-inflamatórios que aceleram a cicatrização de lesões. Além disso, em casos de dores crônicas, o ozônio é utilizado no tratamento de patologias como a hérnia de disco, inflamações, neuralgias, fibromialgias e outros enfermidades como veremos a seguir.

Formas de aplicação da ozonioterapia veterinária!

Pode ser aplicada em dois modos:

1 – Local/tópico: com injeção intramuscular, subcutânea (analgesia), paravertebral, intra/periarticular, retal, vaginal, insuflação de óleo ozonizado, água bidestilada ozonizada (compressa, spray ou banho) e bolsa (bag).

2 – Sistêmica: através de grande auto-hemoterapia (maior), pequena auto-hemoterapia (menor), insuflação retal ou solução salina ozonizada.

Quando a ozonioterapia veterinária é indicada?

É comumente indicada para patologias:

1 – Infecciosas: bacterianas, virais e fúngicas.
2 – Ortopédicas: degenerativas, traumáticas e infecciosas.
3 – Vasculares: arteriosas, venosas, microcirculatórias e linfáticas.
4 – Neurológicas: infecciosas, vasculares e degenerativas.
5 – Imunológicas: autoimunes e neoplásicas.

É utilizada em quais casos específicos?

A ozonioterapia em cães é utilizada em patologias como: artrites, artroses, artrites sépticas, tendinites, dores osteomioarticulares, osteomielites, insuficiência venosa/arterial, úlceras, infecções cutâneas e hérnia de disco.

Benefícios da utilização da ozonioterapia veterinária

Os benefícios da ozonioterapia veterinária dependem da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizados. Além de estimular os sistemas antioxidantes endógenos o ozônio tem vários outros efeitos interessantes. Entre eles, podemos destacar o efeito vasodilatador potente que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando a oxigenação tecidual.

A estimulação a liberação de mediadores da imunidade como os interferons e citocinas também produzem efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos. Além disso, o aumento da saturação de oxigênio circulante também tem importante efeito anti-inflamatório, muito eficaz como coadjuvante no tratamento de dores crônicas.

Existem contra-indicações para a ozonioterapia?

Os mais comuns são:

– para animais com deficiência de Glicose-6-Fosfato-Desidrogenase (G6PD eritrocitária), também conhecido como favismo;
– animais com hipertireoidismo descompensado;
– animais com hipoglicemia;
– também PROIBIDA a inalação durante o tratamento.

Conte sempre com profissionais capacitados para o emprego do tratamento via ozonioterapia veterinária!

A ozonioterapia em animais é um procedimento de baixo risco, aplicado como um método complementar, aditivo ou restaurativo. Ou seja, em associação com os tratamentos médicos habituais de reabilitação veterinária.

A ozonioterapia veterinária pode ser considerada uma terapia natural, com poucas contra-indicações e efeitos secundários mínimos. Claro, sempre quando indicada e realizada por uma equipe profissional, com formação adequada.

Ainda é um procedimento extremamente promissor na reabilitação animal, principalmente pelo seus baixos custos de investimento e manutenção, assim como pela sua facilidade de aplicação e resultados clínicos.

Na Rede Fisio Care Pet você encontrará uma equipe preparada para o planejamento eficaz de recuperação do seu amigo, investindo sempre em equipamentos modernos que ofereçam um ambiente correto de recuperação gradual e saudável, respeitando cada paciente e suas limitações.

Quer comprovar os efeitos benéficos da ozonioterapia veterinária? Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e tire suas dúvidas. Venha ver como podemos traçar o planejamento eficaz de reabilitação para o seu pet.

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato