Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Cachorro com patas traseiras esticadas: é fofo ou motivo de preocupação?

Os cães são propensos a divertir seus donos de muitas maneiras, e uma dessas maneiras é com uma pose que ficou conhecida como splooting. O splooting do cão é uma posição em que seu cão se deita de barriga com uma ou ambas as pernas esticadas atrás do corpo.

Índice

Os cães são propensos a divertir seus donos de muitas maneiras, e uma dessas maneiras é com uma pose que ficou conhecida como splooting. O splooting do cão é uma posição em que seu cão se deita de barriga com uma ou ambas as pernas esticadas atrás do corpo. Embora muitos donos de animais de estimação achem essa pose adorável, pode haver certos casos em que isso pode ser motivo de preocupação.

Corgis são bem conhecidos por seus talentos de esticar as patas traseiras, embora todas as raças de cães – e até gatos – sejam conhecidas por alcançar a posição. Dependendo de seu nível de flexibilidade, alguns animais podem se envolver em variações da postura.

A posição mais comum envolve o cão esticando ambas as patas traseiras atrás do corpo. É especialmente comum com corgis, chihuahuas e outras raças de pernas curtas.

À medida que a popularidade do splooting de cães aumentou, também aumentou o número de termos alternativos usados ​​para descrevê-lo. Você pode encontrar a posição referida como:

 

  • Esquilo voador
  • Cachorro sapo
  • Super-homem

Por que os cães ficam com as patas esticadas 

Em muitos casos, pode haver uma explicação simples para o motivo disto, A posição pode ser confortável e até benéfica para o seu animal de estimação. Seu cão pode se envolver na posição porque:

Ele fornece um alongamento de corpo inteiro: pode ser ideal para cães que gostam de um alongamento de corpo inteiro que envolve estender completamente as pernas e os quadris.

É relaxante e confortável: Os cães gostam de encontrar as posições mais confortáveis ​​quando estão sentados ou deitados. Esta pose pode ser aquela que fornece isso.

Esfria a temperatura do corpo: Se os cães se sentirem superaquecidos, eles podem tentar esfriar pressionando a barriga no chão.

É fácil e natural: Alguns cães mais jovens podem ter grande flexibilidade em seus quadris e pernas. 

Quando isto pode ser motivo de preocupação

Em certas situações pode ser um comportamento preocupante, indicando que seu cão tem problemas desconfortáveis ​​​​no quadril e nas articulações. O tipo de alongamento do cão pode estar ajudando a aliviar o desconforto. Este pode ser o caso quando um cão de repente começa a se mexer após uma lesão ou à medida que envelhece.

Nesses casos, pode estar relacionado a:

  • Artrite : Esta inflamação das articulações causa desconforto, rigidez e dor.

  • Ataxia : Esta anormalidade no sistema nervoso pode resultar em movimentos interrompidos no tronco, cabeça, pernas ou todos os três. 

  • Displasia do quadril : Esta condição ocorre quando a bola e o encaixe da articulação do quadril se esfregam e se esfregam em vez de deslizar suavemente.

  • Osteoartrite : Uma forma comum de artrite em cães, a osteoartrite envolve o desgaste da cartilagem protetora que amortece as extremidades dos ossos.

  • Trauma : ligamentos rompidos, luxação e outras lesões podem resultar em trauma. 

Para determinar se o seu cão está brincando por diversão ou por causa de uma condição subjacente, uma ida ao veterinário de confiança é o ideal.

Você também pode ficar de olho nos sintomas que normalmente acompanham as condições mencionadas acima. Eles incluem:

  • Mancando ou uma mudança na marcha
  • Atividade diminuída
  • Diminuição do apetite
  • Coceira repentina ou erupção cutânea

Você também pode procurar sinais de desconforto nas articulações , que incluem: 

  • Incapacidade de colocar peso nas quatro patas
  • Rastejando nas patas dianteiras
  • Em pé com as patas traseiras juntas
  • Em pé com as pernas da frente afastadas
  • Limpeza excessiva em áreas específicas causando dor
  • Andando mais devagar
  • Dormir com mais frequência
  • De pé ou deitado em posições estranhas na tentativa de aliviar o desconforto

O que fazer se estiver preocupado 

Uma consulta com seu veterinário é sempre uma boa ideia se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu cão. Isso pode ajudar a identificar quaisquer problemas subjacentes enquanto fornece um plano de ação para o futuro. Há também ações adicionais que você pode tomar que podem não apenas ajudar a manter articulações saudáveis, mas também melhorar a qualidade de vida geral do seu cão.

Acalmar as dores nas articulações é o primeiro passo. Aliviar a dor pode reduzir o número e a gravidade dos sintomas relacionados que seu cão pode estar sentindo. Também pode ajudá-lo a se tornar mais ativo , o que desempenha um papel importante na obtenção e manutenção de um peso saudável.

Manter um peso saudável é vital para a boa saúde e longevidade do seu cão. O excesso de peso nas articulações as sobrecarrega com excesso de estresse. O exercício regular adaptado à idade e às habilidades do seu cão é um componente essencial para manter seu cão em forma.

A rede Fisio Care Pet conta com planos de fisioterapia e reabilitação adequados para o seu pet, conheça mais sobre nossos tratamentos, Dê qualidade de vida e bem-estar ao seu pet. Confira as nossas unidades através deste botão: 

unidades fisio care

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
A miosite dos músculos mastigatórios causa…
21 de novembro de 2024
Cuidar dos pontos após a cirurgia…
20 de novembro de 2024
Convulsões em pets são uma preocupação…
20 de novembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato