Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Cachorro correndo atrás do próprio rabo: o que pode ser?

Índice

Cães constantemente nos divertem com suas travessuras. Uma das manias canina mais clássicas: um cachorro correndo em círculos em busca incessante de seu próprio rabo. Nós rimos enquanto ele gira, mas a razão pela qual ele persegue seu rabo pode nao ser motivo de riso.

Como assim: meu cachorro não está apenas brincando? 

Cães que são deixados sozinhos por longos períodos podem ficar entediados. Alguns cães se cansam de ficar deitados no sofá olhando para quatro paredes. Mesmo do lado de fora, os cães ficam entediados com a estimulação limitada que recebem dentro de seus próprios quintais.

Tire suas dúvidas agora mesmo e conheça as possibilidades de exercicios para a rotina do seu pet

Então, o que os cães fazem para se divertir ou liberar toda essa energia reprimida? Eles perseguem suas caudas, proporcionando o exercicio físico com um lado de entretenimento.

Para cães que não estão fazendo atividade física diária suficiente existe solução, os tutores podem envolver seus cães em mais exercícios aeróbicos jogando uma bola ou dando um passeio, a perseguição ao rabo pode cessar. Afinal, a maioria dos cães prefere perseguir uma bola do que perseguir o próprio rabo. Para cães que estão simplesmente entediados, os donos podem fornecer quebra-cabeças de alimentos estimulantes que exigem tempo e poder cerebral para serem resolvidos.

 Pode estar relacionado com a idade?

Cães em diferentes fases do ciclo de vida mastigam suas caudas. Os filhotes mastigam o rabo quando percebem suas partes do corpo. Imagine a seguinte situação de um filhote pensando: “O que é essa coisa me seguindo? Eu vou pegar e ver.” Os filhotes consideram a cauda como um brinquedo e não como anatomia. A perseguição da cauda juvenil geralmente é uma fase passageira.

No extremo oposto do ciclo de vida, os cães mais velhos mastigam o rabo devido à diminuição da consciência. Quando a acuidade mental diminui, os cães podem se envolver em comportamentos mais repetitivos, principalmente mastigar o rabo. Nesse caso, a mastigação indica um distúrbio cognitivo que pode exigir medicamentos para modificação do comportamento.

 Seria um comportamento em busca de atenção?

A maioria das pessoas se diverte quando um cachorro persegue seu rabo, então o cachorro continua a perseguição para agradar seu dono. Se o seu cão recebe reforço positivo quando a perseguição começa, ele aprende rapidamente a começar a corrida sempre que quiser atenção. A perseguição da cauda é um convite para você prestar atenção e brincar com ele.

Infelizmente, os cães que anseiam por atenção respondem tanto à atenção positiva quanto à negativa. Seu cão em busca de atenção pode ficar satisfeito mesmo se você o repreender. Obviamente, ele prefere que você ria de suas travessuras, mas mesmo repreender se qualifica como atenção, então uma reprimida serve como reforço positivo do comportamento. A chave para remediar esse tipo de perseguição é contra-intuitiva. Os donos devem ignorar o cão enquanto ele estiver correndo em círculos e elogiá-lo quando ele não estiver.

 Precisa de tratamento e pode haver algo errado?

Se o seu cão de repente começar a perseguir ou morder o rabo, você deve agendar uma visita ao veterinário. Os cães mastigam em uma área dolorida, assim como as pessoas esfregam um joelho artrítico para proporcionar alívio. Por exemplo, cães que prendem o rabo em uma porta fechada ou os cortam em um objeto pontiagudo vão perseguir e mastigar o rabo para aliviar a lesão.

Os cães também podem perseguir suas caudas quando estão infestados de parasitas intestinais, como vermes que migram para fora do reto. A perseguição também pode ocorrer quando o cão coça na parte traseira devido a pulgas ou alergias alimentares. Além disso, o desconforto na área da cauda devido a glândulas anais impactadas ou problemas neurológicos que afetam essa área geralmente fazem com que os cães mordam suas caudas.

A Rede Fisio Care Pet conta com profissionais especializados em neurologia, agende uma avaliação do seu pet agora mesmo através do botão abaixo:

 Problemas médicos devem ser diagnosticados e tratados por veterinários que podem fornecer alívio da dor para lesões, prevenir e tratar parasitas intestinais e pulgas, ou evacuar glândulas anais impactadas. Seu veterinário tambem pode tratar alergias com medicamentos orais e recomendar dieta hipoalergênica. Esses tratamentos ajudam a controlar a condição, mas não servem como cura total.

Poderia ser um comportamento compulsivo? Saiba mais!

Independentemente das razões por que alguns cães vivem mais do que outros, existem características semelhantes entre raças de cães pequenos, médios e grandes que ajudam a determinar a longevidade de cada grupo. 

Alguns cães, como algumas pessoas sofrem de transtorno obsessivo-compulsivo(TOC), mas o transtorno pode se manifestar como perseguir o rabo em vez de lavar as mão. Um cão que sofre de ansiedade de separação pode perseguir o próprio rabo como uma pessoa nervosa roer as unhas. Outros cães podem perseguir o próprio rabo quando superexcitados pela presença de um visitante, ou de um animal ou pássaro no quintal. Como um calmante e continuar a mastigar o rabo depois que algum ferimento já estiver curado. 

De fato, algumas lesões não cicatrizam porque o cão continua a traumatizar a cauda. Quebrar o ciclo de auto trauma requer um pouco de esforço por parte do cão e de seu dono. Técnicas de modificação de comportamento descritas por ser veterinário ou especialista em comportamento animal, as vezes em conjunto com medicamentos, podem ser necessárias para impedir que este tipo de situação aconteça.

Ajuda se você puder observar seu cão com cuidado e identificar os gatilhos que iniciam a perseguição a cauda. Então você pode prever o comportamento e evitá-lo distraindo seu cão com uma atividade alternativa. Por exemplo, se o seu cão ver um pássaro, fica excitado e persegue o rabo dele, desvie sua atenção com um jogo de busca assim que encontrar um pássaro. Se ele ficar ansiosa quando você o deixar sozinho, intervenha implementando técnicas de partida. É importante que os desvios sejam realizados antes que seu cão comece a perseguir o rabo. 

Chegar a raiz do problema é o caminho mais rápido para o sucesso e para interromper a perseguição antes que se torne uma resposta condicionada ou um hábito. 

Da próxima vez que você vir seu cão perseguindo seu próprio rabo, nao há problema em rir… apenas não ignore nenhum problema em potencial, procure um veterinário da sua confiança. 

 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
8 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato