Como fazer o Cachorro Emagrecer? – Dicas Especiais

Como fazer o Cachorro Emagrecer? – Dicas Especiais

Como fazer um cachorro emagrecer? Saiba como a fisioterapia veterinária tem papel fundamental na iniciação de um programa de emagrecimento canino de forma saudável e gradual, que respeita às condições físicas do pet e evita sequelas através de métodos profissionais e seguros de reabilitação

Quer conversar com um de nossos especialistas? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques!

Os cães já são parte importante na formação de uma família, não é verdade? Seja qual for a situação da espécie humana, lá estão eles nos fazendo companhia, nos momentos bons e ruins. Entretanto, as consequências negativas dessa aproximação podem ser vistas através dos hábitos ruins que cultivamos como a alimentação excessiva, o que nos faz cada vez mais buscar por métodos efetivos de como fazer um cachorro emagrecer.

A combinação de sedentarismo e má alimentação resultam no ganho de peso e dos prováveis problemas de saúde decorrentes desses maus hábitos. Fazer um cachorro emagrecer, entretanto, não é tarefa simples e rápida como pode ser o aumento de peso e a chegada da obesidade canina.

Os cuidados com a alimentação para impulsionar o emagrecimento do cão

Um dos grandes problemas relacionados aos humanos e cachorros está no entendimento do que é necessário ou não em nossa alimentação. É importante compreendermos que para um cão manter-se saudável e bem alimentado, não é preciso nada além do que a própria ração pode oferecer.

As rações são desenvolvidas com o objetivo de fornecer uma fonte segura e eficaz na quantidade de proteínas e calorias necessárias para que o cão tenha uma vida ativa e feliz.

Quando temos um cão acima do peso, o regime alimentar pode ser planejado com uma linha de rações para obesidade, como a Premier Obesos, quando necessária essa intervenção na quantidade e peso nutricional da ração.

O erro comum que cometemos no programa de emagrecimento através da reeducação alimentar é que as rações da linha light não são destinadas aos pets que querem perder peso, mas sim para aqueles que buscam a manutenção dele. Ou seja, quando um cão perde peso comendo a ração light, ele estará com um déficit nutricional por estar perdendo peso de forma não saudável.

Exercícios para emagrecer cachorro!

Aqui vale lembrar que, assim como nós humanos, o acompanhamento profissional é essencial para o início de atividades físicas que buscam o emagrecimento canino. Exercícios intensos sem preparação e adequação podem resultar em problemas ainda maiores para o pet.

Os exercícios para cães podem iniciar com:

1 – Caminhadas: são saudáveis e apreciadas pelos pets, principalmente para os de menores portes. A duração pode variar, mas o limite máximo deve ser de 45 minutos, iniciando com 20 para pets muito fora do peso e sedentários.

2 – Corrida: excelente para aliviar stress e fortalecer musculatura, sendo mais apropriada para raças maiores e hiperativas e que não apresentem dores articulares como Collie, Akita, Border, Pastor Alemão e Beagles.

A corrida deve sempre ser ritmada, sem muita pressão e aceleração. É necessário também uma preparação prévia, aquecimento e, depois, o esforço maior. Comece com 20 minutos nas primeiras semanas e alongue o tempo conforme a evolução de resistência do seu amigo. Nunca se esqueça das pausas para descanso e hidratação!

3 – Lançamento de objetos: são ótimos para queimar calorias e um dos preferidos da maioria dos pets. São apropriados para cães velozes como Beagles, Labradores e Whippets, mas também apreciados por raças menores como os Dachshunds. Analise sempre o tempo apropriado que não sobrecarregue o pet.

A fisioterapia veterinária como aliada essencial na criação de um programa eficaz de emagrecimento canino

É importante dizermos que, apesar de 60% dos casos de sucesso na perda de peso em cães estarem relacionadas ao entendimento dos tutores sobre os hábitos alimentares dos pets, a associação de regime com a fisioterapia veterinária focada no emagrecimento canino já representam o sucesso de 87,5% dos casos de combate a obesidade canina, segundo artigo apresentado pela Fisio Care Pet no Congresso Paulista de Especialidades Veterinárias de 2012.

As técnicas desenvolvidas preservam o estado de saúde do pet, oferecendo condições para o desenvolvimento de uma musculatura mais fortalecida, melhora nas articulações e mobilidade como um todo.

A hidroterapia veterinária, por exemplo, é uma ferramenta ótima para o emagrecimento canino, pois utiliza-se de uma esteira aquática que mantém o pet submerso (por inteiro ou metade do corpo), o que reduz consideravelmente o impacto dos movimentos, agindo diretamente em sua condição muscular e mental, aumentando confiança, fortalecendo sua musculatura, mobilidade e condição articular, estabelecendo um ritmo de emagrecimento gradual e saudável sem sequelas.

Outros métodos também auxiliam no combate de dores, incômodos e inflamações de pets com excesso de peso, entre elas estão a acupuntura, ozonioterapia e quiropraxia, ótimos métodos de controle e alívio de sintomas que preparam os pets para uma vida mais saudável e ativa.

Conte sempre com profissionais capacitados para planejar o programa de emagrecimento para o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais, na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente assertivo de recuperação, assim como também na difusão de métodos efetivos de combate para as mais variadas patologias neurológicas, ortopédicas e no programa de reabilitação animal como um todo.

Quer saber como fazer um cachorro emagrecer de forma saudável e efetiva? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e venha ver como podemos direcionar um programa de emagrecimento eficaz para o seu amigo!

Agende uma Consulta