TTA: Conheça essa Cirurgia para Ruptura de Ligamento Cruzado

TTA: Conheça essa Cirurgia para Ruptura de Ligamento Cruzado

TTA: como a técnica do Avanço da Tuberosidade Tibial é um meio eficaz de corrigir as rupturas de ligamento cruzado de forma menos invasiva e qualificada. Veja como a fisioterapia veterinária tem papel fundamental na recuperação pós-cirúrgica para uma reabilitação plena e saudável do seu amigo

Quer saber mais sobre a TTA e as formas de tratamento? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

A técnicas do Avanço da Tuberosidade Tibial, ou TTA, é uma cirurgia para ruptura de ligamento cruzado que enxerga o joelho de uma maneira diferente. Ela considera o joelho e sua estabilidade como um complexo de fatores intra e extra articulares, envolvendo a anatomia da articulação, função muscular e peso para que todos trabalhem juntos e não haja dor e impossibilidade de movimentação devido a ruptura.

A TTA se baseia na alteração na dinâmica da articulação do joelho do animal por meio de uma osteotomia longitudinal e avanço da tuberosidade da tíbia. Vamos compreender melhor?

Quais são os princípios e propostas da TTA?

O princípio dessa técnica se concentra em não alterar a relação da articulação tíbio-femoral. Para isso, é feita a substituição do ligamento cruzado cranial ou a restauração da sua função, descobrindo como as forças agem sobre o platô tibial juntamente com o ligamento cruzado cranial.

Em outras palavras, a técnica de Avanço da Tuberosidade Tibial limita o deslocamento cranial tibial através do aumento da alavanca do músculo do quadríceps, sendo uma alternativa muitas vezes menos indicada que a TPLO.

A proposta da TTA, em um entendimento geral, implica no avanço da tuberosidade tibial, tendo como consequência o aumento da força do ligamento patelar, deixando um ângulo de 90º entre o platô tibial e o ligamento patelar com o intuito de manter uma direção neutra e caudal da força de deslocamento tibiofemoral durante a ação de apoio do peso corporal do pet, diminuindo dores e condicionando o animal para uma recuperação eficaz e saudável.

Quais são as vantagens de optar pela TTA na cirurgia de ruptura de ligamento cruzado em pets?

A técnica é considerada menos invasiva e mais simples de ser realizada quando entramos em comparação com outras técnicas de osteotomia. Além disso, o tempo cirúrgico é bem menor do que outros quando o tema passa por ociosidade de recuperação pós-cirúrgica.

Ainda que não haja uma técnica cirúrgica que estacione de vez o desenvolvimento ou progressão de doenças articulares degenerativas, a TTA é uma técnica eficaz na neutralização das forças atuantes na articulação, minimizando os sintomas e postergando positivamente a progressão da osteoartrose.

Como se dá a recuperação dos pets após a cirurgia?

A fisioterapia veterinária para ruptura de ligamento cruzado é altamente indicada para a recuperação plena das funções articulares e musculares dos pets acometidos pela complicação, sendo aconselhável o início das sessões de reabilitação 5 dias após a cirurgia.

As técnicas mais utilizadas passam por métodos como a acupuntura e laserterapia, que combatem dores, incômodos e inflamações, até a hidroterapia veterinária, que utiliza-se de uma esteira aquática para retirar o peso dos movimentos feitos em solo duro, melhorando os resultados de recuperação e o rendimento muscular, garantindo uma recuperação gradual e saudável.

Alguns estudos recentes comparando a TPLO e TTA mostraram maior eficácia da TPLO no âmbito da estabilização do joelho, apesar de ainda hoje não existir nenhuma técnica que apresente 100% de eficácia na correção do ligamento cruzado em pets. Por isso a fisioterapia veterinária ganha força no que tange aos métodos de reabilitação pós cirúrgica, pois garantem um trabalho objetivo de fortalecimento muscular e auxiliam na nova dinâmica de mobilidade pós-cirurgia, gerando maior expectativa e qualidade de vida para os animais.

Muitos pets que passaram por intervenções cirúrgicas como a TTA e TPLO sem a devida recuperação, apresentaram perda significativa de massa muscular e, mesmo depois de 6 meses da cirurgia, mostraram desconforto e limitação no membro operado.

Conte com profissionais qualificados para realizar a cirurgia e direcionar a reabilitação do seu amigo!

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais, na aquisição de equipamentos modernos que garantam um ambiente de recuperação tranquilo e saudável e na evolução de seus métodos de reabilitação animal. Já são mais de 20 unidades espalhadas no Brasil oferecendo os melhores diagnósticos, cirurgias e programas de reabilitação animal. Conheça nossa equipe de ortopedia.

Não deixe seu pet sem a devida recuperação e cirurgia. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e compreenda mais sobre a TTA e os métodos eficazes de recuperação gradual e saudável para a ruptura de ligamento cruzado em cães.

Agende uma Consulta