Como é feita a Fisioterapia para Cachorro que teve Hérnia de Disco?

Como é feita a Fisioterapia para Cachorro que teve Hérnia de Disco?

Entenda como é feita a fisioterapia para cachorro que teve hérnia de disco, quais as fases da doença e técnicas efetivos para o combate do seu avanço. Saiba como a fisioterapia é essencial na recuperação gradual e saudável de todos os casos de hérnia de disco em cães

Você pode conversar com um de nossos especialistas! Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta

Afinal, como é feita a fisioterapia para cachorro que teve hérnia de disco? A reabilitação de pets com hérnia de disco, seja o tratamento voltado para o controle do avanço da doença ou pós-operatório, tem na fisioterapia veterinária um aliado efetivo no combate de diversas complicações decorrentes da doença.

Os cães com hérnia de disco podem ser classificados em distintas fases da doença. Como Hansen tipo I (quando há extrusão do núcleo pulposo com ruptura do anel fibroso), Hansen tipo II (quando ocorre protusão do disco) e Hansen tipo III (quando há trauma concussivo na medula). A fisioterapia veterinária para cães com hérnia de disco é efetiva, seja com pacientes que necessitam de cirurgia por estarem em um estágio mais avançado da doença, como também para aqueles que ainda podem controlar o avanço da hérnia através das técnicas de reabilitação.

Como é feita a fisioterapia para cachorro que teve hérnia de disco?

É bom lembrar que os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos. Os tratamentos cirúrgicos são comumente indicados quando temos um paciente já paralisado e utilizam-se de fenestração e técnicas descompressivas.

Por outro lado, os conservadores envolvem a utilização de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos) e bastante repouso. Nesses casos, as técnicas complementares de reabilitação se tornam essenciais. A acupuntura veterinária é uma delas, podendo atuar tanto na liberação de endorfinas para o controle da dor, como também auxiliar o reestabelecimento das funções neurológicas perdidas com o desenvolver da doença.

Em qualquer um dos métodos de tratamento escolhidos, a fisioterapia veterinária tem papel fundamental em todas as fases de reabilitação. Inicialmente pode auxiliar na analgesia com uso de eletroterapia com TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e FES (para fortalecimento), além da laserterapia como controle da inflamação.

No caso de danos às funções neurológicas, os estímulos proprioceptivos como a escovação dos membros é indicada desde as primeiras fases. Nesse período, as técnicas que envolvem exercícios e movimentos passivos estimulam o retorno precoce de movimentos e previnem as contraturas e atrofias musculares, consequências comuns de pets em tratamento para hérnia de disco.

Quando o pet não apresenta mais dores e inflamações começam os exercícios ativos e ativos assistidos. O intuito é o reestabelecimento do caminhar natural, desenvolvimento e recuperação da coordenação e retorno e ganho de massa muscular. Nesses casos, a utilização de pranchas, caminhadas assistidas (seja na esteira seca ou hidroesteira que retira o peso da gravidade com o pet submerso) e pistas proprioceptivas incentivam a superação de obstáculos e limitações, estimulando o pet para uma recuperação gradual e saudável.

Os casos de paralisias irreversíveis por conta de hérnias avançadas, quando estimulado o pet com acompanhamento profissional e carinhoso, é possível que o andar medular seja desenvolvido e seja mantida sua independência e qualidade de vida.

Pets que apenas possuem sintomas de dores controladas por medicação, encontram na fisioterapia veterinária um meio essencial para que ele não tenha o reaparecimento da doença ao longo da vida. Nesse casos a fisioterapia irá concentrar seus esforços para combater os encurtamentos musculares, alongando a coluna e promovendo o fortalecimento muscular paravertebral.

Conte sempre com empresas profissionais e capacitadas para ajudar seu pet!

A Fisio Care Pet investe pesado no desenvolvimento de seus métodos, na aquisição de equipamentos modernos e na capacitação profissional, contando com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo os melhores programas de reabilitação animal através das técnicas de fisioterapia veterinária.

Quer saber como é feita a fisioterapia para cachorro que teve hérnia de disco? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo agora mesmo e marque uma consulta com um de nossos neurologistas. Venha ver como podemos traçar o programa reabilitação perfeito para o seu amigo.

Agende uma Consulta