Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Cachorro farejando muito: o que pode ocasionar?

Quando você está fazendo compras no supermercado, você olha para diferentes embalagens para decidir o que comprar? Ou você sente o cheiro das latas e caixas? Se você fosse um cachorro, com certeza estaria farejando. Mas nós, humanos, usamos nossos olhos para entender o mundo ao nosso redor. É útil para os donos entenderem por que seu cão procura cheirar tudo à vista.

Índice

Quando você está fazendo compras no supermercado, você olha para diferentes embalagens para decidir o que comprar? Ou você sente o cheiro das latas e caixas? Se você fosse um cachorro, com certeza estaria farejando. Mas nós, humanos, usamos nossos olhos para entender o mundo ao nosso redor. É útil para os donos entenderem por que seu cão procura cheirar tudo à vista.

Confira este texto para entender o por que o seu pet fareja muito e o que pode ocasionar isto:

O sentido primário de um cão

Assim como usamos a visão como nosso principal sentido para entender nosso ambiente, os cães usam o nariz. A maneira como algo cheira dá aos cães mais informações do que a aparência, a sensação, o som ou o gosto de algo. 

Pense em como os cães se cumprimentam . A informação é transmitida através do nariz, em vez de latidos ou sacudidas de patas. De fato, os cães obtêm informações mais detalhadas do cheiro do que podemos imaginar. Os narizes e cérebros humanos simplesmente não são conectados dessa maneira.

O que torna o olfato de um cão tão eficaz?

Primeiro, seus narizes são muito mais poderosos que os nossos. Os seres humanos têm apenas 5 a 6 milhões de receptores de cheiro em nossos narizes. Dependendo da raça, os cães têm 100 milhões ou mais de receptores de cheiro em seus narizes. 

Eles também permitem que os cães detectem uma complexidade nos odores que os humanos não conseguem. Você pode sentir o cheiro de biscoitos de chocolate, mas seu cão pode sentir o cheiro de chocolate, farinha, ovos e outros ingredientes. 

E quando os cães cheiram outro cão, eles cheiram mais do que odor de cachorro. Eles podem detectar o sexo do outro cão, bem como pistas do estado de saúde desse cão. Não é de admirar que os cães achem tão fascinante o cheiro no hidrante. 

Os cães também têm um órgão olfativo especial chamado órgão vomeronasal, localizado entre o céu da boca e o fundo da passagem nasal, eles se concentram na detecção de feromônios. Os humanos também podem possuir o órgão, mas é improvável que usemos feromônios para se comunicar da mesma forma que os cães.

O cérebro para o olfato

Com todos esses sinais olfativos vindos do nariz, não é de se admirar que os cérebros dos cães tenham um córtex olfativo maior do que os humanos. Assim como acontece com os humanos, diferentes seções do cérebro de um cachorro se especializam em coisas diferentes.

De fato, a seção olfativa do cérebro de um cão é 40 vezes maior que a nossa. Na verdade, um oitavo do cérebro de um cão é dedicado a interpretar o odor. Isso é ainda maior do que a seção do nosso cérebro dedicada à interpretação da visão. Portanto, não é exagero sugerir que o olfato de um cão pode ser ainda mais poderoso do que o sentido da visão de um humano.

Conheça a necessidade do seu cão de cheirar

Impedir que seu cão experimente o mundo através do cheiro é como colocar uma venda nos olhos de um humano. A oportunidade de cheirar fornece ao seu cão informações importantes e estimulação mental essencial. 

Então, agora que você aprecia a necessidade de seu cão cheirar, como você pode atender melhor às necessidades do seu animal de estimação e canalizar positivamente esses impulsos?

Primeiro, torne os passeios do seu cão agradáveis , permitindo amplas chances de cheirar. Hidrantes e troncos de árvores não são algo para se apressar ou evitar. Eles são importantes fontes de informação para o seu cão. No entanto, você não quer passar toda a sua caminhada cheirando a mesma árvore. 

Use sua deixa para dizer ao seu cão quando é hora de seguir em frente. Melhor ainda, recompense trechos curtos de caminhada com pausas frequentes para cheirar. 

Outra ótima maneira de estimular o amor pelos cheiros do seu cão é praticar um esporte canino que use o nariz: Os cães caçam cotonetes escondidos perfumados com óleos essenciais e devem dizer ao seu treinador quando fizeram a descoberta. Como o condutor não tem ideia de onde o cotonete está localizado, o cão assume a liderança e deixa o nariz indicar o caminho.

Como fazer meu cachorro parar de cheirar tudo?

Abaixo estão algumas opções que você tem ao lidar com o comportamento.

Dê distrações

 

Uma opção seria dar ao seu cão coisas para se distrair, como brinquedos ou ossos, para que seja menos provável que ele queira cheirar as coisas.

Redirecione seu foco

Outra opção seria redirecionar seu foco, quando parece provável que comece a cheirar coisas, para coisas como brinquedos ou exercícios.

Obter ajuda

Se o seu cão está cheirando coisas excessivamente, também pode ajudar levá-lo a um veterinário para um check-up. Ao fazer isso, você poderá obter aconselhamento especializado adaptado ao seu cão em particular e descartar causas médicas.

Deixe fazer isso

 

É natural que os cães farejem seus ambientes para que possam descobrir o que outros animais estiveram por perto. Se o seu cão não estiver fazendo isso excessivamente, é provável que seja um comportamento normal. Como resultado, a opção mais fácil seria deixar seu cão continuar cheirando muito as coisas.

A principal coisa a lembrar é que cheirar é uma das coisas mais importantes para um filhote e faz parte do que os mantém felizes na vida. Então deixe-os cheirar!

Esse texto tem o único intuito de informar os tutores de pet, em caso de suspeita de possíveis alterações com seu animal consulte o seu médico veterinário de confiança. 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
12 de junho de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato