Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Dicas úteis de como tirar nó de pelo de cachorro

Se você tem um amigo peludo com cabelo comprido ou encaracolado, é mais do que provável que tenha percebido o emaranhado de pelos.

Índice

Se você tem um amigo peludo com cabelo comprido ou encaracolado, é mais do que provável que tenha percebido o emaranhado.

Essas bolinhas ou aglomerados de pelo não apenas parecem ruins, mas também podem causar desconforto e problemas de saúde com seu cão ou gato. 

Aqui está um guia completo sobre como remover pelos de cachorro emaranhados ou com nós,confira a seguir:

O que causa o pelo com nós em cães?

Prevalentes em cães (e gatos) de pelo comprido, especialmente durante a estação de troca de pêlos, falta de banhos regulares, pelos em excesso ou após o molhar os pelos. O pelo extra precisa ser extraído adequadamente, caso contrário, ocorrerá o nó. 

Geralmente começam com um pequeno nó, mas isso pode rapidamente se transformar em um grande aglomerado. Se não forem tratados, ficam maiores e mais difíceis de remover. Às vezes, eliminar grandes nós envolve puxar a pele, o que é extremamente doloroso para o seu filhote. 

Por isso é importante entender a melhor forma de removê-los. Você deve procurar a ajuda de um profissional se ficarem incontroláveis.

Além disso, o emaranhado severo pode levar a problemas de saúde, como má ventilação e fluxo sanguíneo. Se os pelos começarem a ficar rosa ou vermelho (ou com cheiro), você deve entrar em contato com seu veterinário imediatamente  – isso pode ser um sinal de infecção, que requer remoção e tratamento especializado.

Onde os nós se formam?

Os nós podem se formar em qualquer lugar no pelo de um cão ou gato, mas especialmente onde seu cabelo é extra longo : a parte de trás das orelhas, área da barriga e sob os braços e pernas .

Manter uma pelagem saudável pode evitar a formação de emaranhados, por isso é fundamental remover o excesso de pelos por meio de escovação e tosa regulares. 

Melhores ferramentas para desembaraçar cães

Antes de nos aprofundarmos em como desembaraçar o pelo de um cachorro, primeiro você deve ter certeza de ter todas as ferramentas e produtos certos à mão. Isso ajudará a prepará-lo:

Xampu

Se o seu cão é propenso a emaranhados, recomendamos um shampoo que limpa, condiciona e hidrata.

Escova para desembaraçar cães

Embora as escovas regulares para cães funcionem muito bem para manutenção geral e queda de pelos, você precisará de uma escova desembaraçadora específica para remover os tapetes da forma mais indolor possível. Recomendamos uma que possua lâminas serrilhadas de aço inoxidável para ajudar a quebrar o cabelo enquanto penteia.

Melhor spray desembaraçante para cães

O próximo em seu arsenal é um spray condicionador desembaraçante. 

Melhores tosquiadoras para cães para cabelos emaranhados

Você não precisa de tosquiadoras pesadas para cães pesados ​​com cabelos emaranhados. Um simples conjunto de tesouras deve fazer o truque. Mas estas tesouras profissionais de higiene para animais de estimação devem ser de pontas arredondadas para evitar machucados ou facadas afiadas se o seu filhote ficar inquieto. 

Então, Como tirar nós do pelo de cachorro

Agora que você está preparado com os produtos, é hora de mimar seu filhote. Tenha em mente que este não é um tratamento de spa para cães.

Desembaraçar a pelagem emaranhada de um cão é um processo delicado que requer paciência tanto de você quanto de seu animal de estimação. Aqui estão alguns passos para remover tapetes.

  1. Coloque você e seu cão em uma posição confortável: onde você possa manter o controle de seu filhote sem se fazer sentir preso ou assustado. O balcão da cozinha, a mesa da sala de jantar ou outra peça de mobiliário estável funcionam bem, então eles estão no nível dos seus olhos (para imitar estar no veterinário ou tosador). Se o seu cão é grande ou mais arisco (como , você pode tentar embalá-lo no sofá ou ficar em um local mais relaxado.
  2. Use os dedos para massagear suavemente o nó . Isso ajuda a soltar o cabelo naturalmente antes de retirar as ferramentas.
  3. Separe o nó do cabelo ao redor escovando suavemente as áreas ao redor do tufo de cabelo para focar no local do problema.
  4. Escove suavemente a área emaranhada com uma escova de cerdas macias alternando as direções . Coloque os dedos sob a base, mas acima da pele para ajudar a puxar a pele ao mínimo ao escovar. Vire a escova lateralmente para quebrar as fibras capilares.
  5. Usando um pente desembaçador, comece no topo (mais distante da pele) para desembaraçar o nó  e vá até a base. Tenha cuidado extra para não prender a pele (manter a mão sob a pele ajuda).
  6. Borrife o condicionador ao redor da área emaranhada até que fique levemente úmida. Essa etapa é opcional, mas descobrimos que o condicionador facilita o deslizamento da escova pelo .
  7. Use um pente de aço inoxidável para finalizar o cabelo recém desembaraçado, trabalhando o condicionador uniformemente.

Se o seu cachorro tem pêlos de cachorro muito emaranhados, provavelmente é melhor tosá-lo recomendamos deixar isso para os especialistas e levar seu cão a um tosador.

Outros remédios caseiros para pelos de cachorro emaranhados

Outro remédio para pelos de cachorro emaranhados é o amido de milho – uma boa alternativa se você estiver em apuros ou não tiver acesso a uma loja de animais ou tempo para esperar para encomendar os itens acima. Esfregue generosamente o amido de milho no pêlo emaranhado e, em seguida, penteie o cabelo de baixo para cima usando um pente.

As informações fornecidas através deste texto não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença é importante sempre consultar o seu médico veterinário de confiança, no caso dos pelos é indicado sempre levar ao especialista ou tosador para evitar lesões ou sofrimento ao seu pet. 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
14 de julho de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato