Oferecer remédio para gato não precisa ser difícil. Saiba como tornar esse momento menos estressante para você e para o seu companheiro.
Que atire a primeira pedra quem nunca passou sufoco para dar remédio para gatos. Eles cospem, correm e em alguns casos podem até arranhar e morder os próprios donos!
Por isso reuni aqui algumas dicas que vão te ajudar a transformar esse momento em algo menos estressante para você e para o seu bichano.
Dicas para a hora do remédio
Algumas preparações e cuidados podem ajudar a descomplicar a hora do remédio para você, são elas.
- Confirme com o seu médico veterinário se você pode oferecer o remédio com comida;
- Todo medicamento deve administrado diretamente na boca do gato;
- Escolha um lugar tranquilo onde seu gato se sinta seguro;
- Se seu gatinho se mexe muito, ter uma toalha ou uma coberta para embrulhá-lo tornará o procedimento mais confortável para vocês dois;
- Separe a quantidade exata de medicamento antes de pegar o pet, assim quando você posicioná-lo já terá tudo pronto;
- Recompensar seu gato com petiscos ou uma ração que ele goste muito pode ajudar o felino a associar o remédio a algo positivo.
Dicas de como dar comprimidos para gatos
É importante lembrar que essas dicas são apenas sugestões. Sempre leve em consideração o temperamento do seu gato e como ele está se sentindo na hora da medicação.
Seu gatinho está calmo e confortável? Então vamos nessa!
O primeiro passo é segurar gentilmente a cabeça do gato, certificando-se de que ela fique voltada para cima. Isso ajuda abrir a boquinha dele com mais facilidade.
Então, com o comprimido entre o dedo indicador e o polegar, apoie a mandíbula colocando o comprimido dentro da boca do gato.
A seguir, feche a boa do pet, retorne a cabecinha dele à posição normal e sopre no nariz deles. O ato de soprar faz com que os bichanos instintivamente queiram lamber o nariz e engolir.
O que fazer se o gato for temperamental e não cooperar?
Alguns gatos são mais difíceis, nesse caso, existem outras técnicas. Uma delas é perguntar para o veterinário se é possível substituir o comprimido pelo remédio líquido.
Para dar remédio líquido, sem fazer ele babar ou espumar o primeiro passo é preparar a dose em uma seringa.
Nessa hora é importante que você fique atento à quantidade de remédio que foi receitada. Em caso de superdosagem, seu gato pode ter uma intoxicação e pode acabar passando mal.
O truque para ministrar remédios líquidos para gatos é posicionar a seringa bem no cantinho da boca. Se você colocar ele no meio da boca o gato irá cuspir com muito mais facilidade.
Ou seja, assim como com o comprimido, você vai posicionar a cabeça do gato levemente para cima e colocar a seringa no canto da boca. Espere seu gato se distrair e, assim que ele abrir a boca, você esguicha o medicamento dentro da boca dele.
Remédios manipulados para animais
“Mas Ricardo, eu já tentei todas as opções acima e ainda assim não consigo dar remédio para o meu gato sem me estressar!”.
Uma alternativa é a manipulação de remédios veterinários. Isso mesmo, a farmácia de manipulação também pode preparar os medicamentos do seu pet.
Eles facilitam a sua vida pois vem em doses totalmente personalizadas para o seu gatinho, evitando desperdícios de medicamento e eliminando riscos de superdosagem. Além disso, no caso de remédios por via oral, em alguns casos, é possível escolher os sabores!
Isso mesmo, já imaginou oferecer para o seu gatinho um remédio com gostinho de frango, fígado e até mesmo carne?
Mas as vantagens não param por aí, você pode mandar manipular os remédios em forma de biscoito, gel, cápsulas, pós e sachês, gotas, suspensões, elixires e xaropes, pastilhas, géis transdérmicos, shampoos, cremes, pomadas, loções e sprays.
Converse com o seu veterinário para saber qual destas formas é melhor para o remédio que o seu gatinho precisa tomar.
Conheça e entenda o comportamento do seu bichano!
Cadastre seu e-mail aqui e receba periodicamente notícias e informações que vão te ajudar a desvendar os mistérios por trás do comportamento do seu gatinho.