Como dar remédio para gato? Veja dicas

Como dar remédio para gato? Veja dicas

Oferecer remédio para gato não precisa ser difícil. Saiba como tornar esse momento menos estressante para você e para o seu companheiro.

Que atire a primeira pedra quem nunca passou sufoco para dar remédio para gatos. Eles cospem, correm e  em alguns casos podem até arranhar e morder os próprios donos! 

Por isso reuni aqui algumas dicas que vão te ajudar a transformar esse momento em algo menos estressante para você e para o seu bichano.

Dicas para a hora do remédio

Algumas preparações e cuidados podem ajudar a descomplicar a hora do remédio para você, são elas.

  • Confirme com o seu médico veterinário se você pode oferecer o remédio com comida;
  • Todo medicamento deve administrado diretamente na boca do gato;
  • Escolha um lugar tranquilo onde seu gato se sinta seguro;
  • Se seu gatinho se mexe muito, ter uma toalha ou uma coberta para embrulhá-lo tornará o procedimento mais confortável para vocês dois;
  • Separe a quantidade exata de medicamento antes de pegar o pet, assim quando você posicioná-lo já terá tudo pronto;
  • Recompensar seu gato com petiscos ou uma ração que ele goste muito pode ajudar o felino a associar o remédio a algo positivo.

Dicas de como dar comprimidos para gatos

É importante lembrar que essas dicas são apenas sugestões. Sempre leve em consideração o temperamento do seu gato e como ele está se sentindo na hora da medicação.

Seu gatinho está calmo e confortável? Então vamos nessa!

O primeiro passo é segurar gentilmente a cabeça do gato, certificando-se de que ela fique voltada para cima. Isso ajuda abrir a boquinha dele com mais facilidade.

Então, com o comprimido entre o dedo indicador e o polegar, apoie a mandíbula colocando o comprimido dentro da boca do gato.

A seguir, feche a boa do pet, retorne a cabecinha dele à posição normal e sopre no nariz deles. O ato de soprar faz com que os bichanos instintivamente queiram lamber o nariz e engolir.

O que fazer se o gato for temperamental e não cooperar?

Alguns gatos são mais difíceis, nesse caso, existem outras técnicas. Uma delas é perguntar para o veterinário se é possível substituir o comprimido pelo remédio líquido.

Para dar remédio líquido, sem fazer ele babar ou espumar o primeiro passo é preparar a dose em uma seringa.

Nessa hora é importante que você fique atento à quantidade de remédio que foi receitada. Em caso de superdosagem, seu gato pode ter uma intoxicação e pode acabar passando mal.

O truque para ministrar remédios líquidos para gatos é posicionar a seringa bem no cantinho da boca. Se você colocar ele no meio da boca o gato irá cuspir com muito mais facilidade.

Ou seja, assim como com o comprimido, você vai posicionar a cabeça do gato levemente para cima e colocar a seringa no canto da boca. Espere seu gato se distrair e, assim que ele abrir a boca, você esguicha o medicamento dentro da boca dele.

Remédios manipulados para animais

Mas Ricardo, eu já tentei todas as opções acima e ainda assim não consigo dar remédio para o meu gato sem me estressar!”.

Uma alternativa é a manipulação de remédios veterinários. Isso mesmo, a farmácia de manipulação também pode preparar os medicamentos do seu pet.

Eles facilitam a sua vida pois vem em doses totalmente personalizadas para o seu gatinho, evitando desperdícios de medicamento e eliminando riscos de superdosagem. Além disso, no caso de remédios por via oral, em alguns casos, é possível escolher os sabores!

Isso mesmo, já imaginou oferecer para o seu gatinho um remédio com gostinho de frango, fígado e até mesmo carne? 

Mas as vantagens não param por aí, você pode mandar manipular os remédios em forma de biscoito, gel, cápsulas, pós e sachês, gotas, suspensões, elixires e xaropes, pastilhas, géis transdérmicos, shampoos, cremes, pomadas, loções e sprays.

Converse com o seu veterinário para saber qual destas formas é melhor para o remédio que o seu gatinho precisa tomar.

Conheça e entenda o comportamento do seu bichano!

Cadastre seu e-mail aqui e receba periodicamente notícias e informações que vão te ajudar a desvendar os mistérios por trás do comportamento do seu gatinho.

Agende uma Consulta