Você sabe como é a fisioterapia em cachorro? A fisioterapia veterinária é indicada quando o médico veterinário constata que o animal possui alguma complicação ortopédica, que pode ser causada por algum tipo de acidente ou até mesmo obesidade e velhice, ou neurológico, quando envolve casos de algum tipo de patologia genética ou adquirida.
Quais patologias a fisioterapia veterinária pode tratar?
De maneira geral, a fisioterapia é capaz de tratar e traçar programas de reabilitação para:
1 – Patologias e lesões ortopédicas: artrites, artrose, displasia coxofemoral, fraturas, traumas, luxação patelar, ruptura de ligamento cruzado, displasia do cotovelo e outros.
2 – Patologias e lesões neurológicas: cauda equina, fraturas e luxações vertebrais, hérnia de disco, embolia fibrocartilaginosa, síndrome de wobbler, paralisias flácidas e outros.
3 – Condicionamento físico: programas especiais para tratamento da obesidade canina e preparação para cães atletas e de exposição.
Quais os benefícios de tratar um cão com fisioterapia?
A fisioterapia tem proporcionado uma recuperação precoce em pacientes que passam por diferentes tipos de cirurgias, melhorando a qualidade de vida e, em muitos casos, ajudando na redução da quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios necessários para que o animal se recupere.
Por quê a fisioterapia é importante?
A fisioterapia veterinária é uma das ferramentas mais eficientes no auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também quando utilizada como tratamento para diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida do animal acometido.
A fisioterapia tem dado um apoio importantíssimo à cirurgia ortopédica, por exemplo, muitas vezes sendo a única opção de reabilitação para alguns tipos de lesões e patologias. É o caso dos pacientes ortopédicos geriátricos, que encontram na fisioterapia um caminho único e eficiente de manutenção da saúde.
A especialidade também tem acrescido conhecimento nos programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente em casos que envolvem fraturas e luxações vertebrais, paralisias, hérnia de disco e outros.
Atualmente, com o crescimento do número de pets nas grandes cidades, as técnicas de reabilitação via fisioterapia veterinária também se tornaram eficazes no tratamento da obesidade canina, conseguindo traçar um programa de emagrecimento saudável e gradual, unificando métodos de combate as dores com sessões de hidroterapia via esteira aquática.
É caro a fisioterapia veterinária?
Dentro das clínicas da Rede Fisio Care Pet, uma das maiores redes de clínicas de reabilitação animal da América Latina, o valor varia entre R$ 110,00 a R$ 230,00, que pode aumentar ou diminuir dependendo da complexidade do tratamento e do tempo necessário para a recuperação do animal. (valores de Julho/2021).
Como é a fisioterapia em cachorro?
Diferentes métodos e terapias são utilizados nos programas de reabilitação, cada uma indicada para um determinado tratamento, pois possuem particularidades que as diferenciam umas das outras. Dentre as mais utilizadas e eficientes é possível listar:
1 – Eletroterapia: uso de correntes elétricas para o tratamento da dor, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.
Pode ser feita por meio de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), seja ela convencional ou burst (com liberação de endorfinas endógenas), ou por NMES (estimulação elétrica neuromuscular).
2 – Laserterapia: ajuda no aumento dos níveis de serotonina, de beta-endorfinas (redução da sensação de dor), óxido nítrico, diminuição de bradicinina, normalização dos canais de cálcio, bloqueio de despolarização de fibras tipo-C dos nervos aferentes e redução de interleucinas inflamatórias.
3 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.
4 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes, podendo se utilizar de massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias, raio laser e outros.
5 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células que diminui o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.
9 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária e talvez um dos métodos que mais produz resultados nos processos de reabilitação.
Consiste na utilização da água como forma de terapia, principalmente com o uso de esteiras aquáticas. A hidroterapia veterinária promove diversos efeitos positivos na vida dos pets, fisiológicos e psicológicos. A redução do peso do animal e, consequentemente, no impacto de cada movimento fornece mais confiança, relaxamento muscular, aumento da circulação, mobilidade e fortalecimento muscular.
É muito indicada para diversos tratamentos de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e outros. Seus resultados mais positivos estão nos programas de emagrecimento canino, no combate ao avanço da displasia coxofemoral e no tratamento da hérnia de disco.
Como é a fisioterapia em cachorro? É possível fazer fisioterapia em cachorro em casa?
A análise profissional é fundamental para traçar o melhor programa de reabilitação, pois cada atividade pode exigir uma adequação de tempo, dinâmica e intensidade. Entretanto, a conscientização dos tutores é fundamental! Quanto mais eles se envolvem no processo de recuperação, melhor será os resultados do programa de reabilitação.
De maneira geral, é possível dizer que os tutores podem ajudar os cães no processo de recuperação através de algumas práticas, tais como:
1 – Alimentação: a ração é uma fonte segura e eficaz no que se refere à quantidade de proteínas e calorias necessárias para uma vida saudável. Porém, é muito importante saber regular a alimentação do seu pet.
Além dos petiscos e comidas que são totalmente contra indicadas, ainda existe o erro em servir muito mais do que é preciso. Por isso, fracione a medida da comida diária em porções relacionadas ao peso que o animal deveria ter e não ao peso que tem.
Várias embalagens discriminam no verso do pacote a tabela peso x quantidade diária, fazendo com que seu cão coma o suficiente para estar nutrido e saudável para recuperação ou emagrecimento.
2 – Atividades físicas: as caminhadas são importantíssimas para a recuperação da vida saudável de um cão. Elas estimulam os músculos, emagrecem e também promovem bem estar. Por isso, é muito importante que o seu cão caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Claro, sempre regulando os sintomas de dores e progredindo conforme a necessidade e disposição do seu pet.
Pode parecer que não, mas também é importante estimular que seu cão pratique atividades também dentro de casa. Bolinhas, pneus, bonecos, tudo que estimule a movimentação e dinâmica são essenciais para o bem estar do seu pet e auxiliarão para que ele tenha uma recuperação ou recondicionamento natural.
Conte sempre com auxílio profissional!
A Rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na adaptação e desenvolvimento de diversos métodos e terapias na reabilitação animal. Já são mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo sempre um programa de recuperação adequado e comprometido com a reabilitação gradual e saudável para cada caso concreto.
Quer saber como é a fisioterapia em cachorro? Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você e venha ver como podemos lhe auxiliar com seu amigo através das técnicas de fisioterapia para pets.