Os Pugs
Pode parecer estranho, mas na verdade a raça Pug é extremamente antiga. Há registros da Rainha Victória, governante da Inglaterra entre 1837 e 1901, com um Pug preto. Porém, existem evidências da raça desde muito antes, datadas de imperadores chineses do século 200 a.C.
Assim como a maioria dos cães de ‘focinho curto’, os Pugs também são originários da China. Em pouco tempo, se tornaram populares em todo o mundo por seu temperamento amigável e brincalhão.
Os Pugs são uma raça de cães de pequeno porte, com corpo compacto e expressão facial única. Seu ‘focinho curto’ é o que chamamos de cães braquicefálicos. Apesar de serem fofos, essa característica requer alguns cuidados especiais.
Cuidados específicos com Pugs
Saúde respiratória dos Pugs
Devido ao seu ‘focinho curto’, os pugs podem ter muitos problemas respiratórios, como a síndrome braquicefálica. Dados apontam que a raça é 50 vezes mais propensa a desenvolver essa síndrome.
Por isso, é importante evitar exercícios intensos em dias quentes e sempre monitorar a respiração do seu pet. Se ele apresentar tosse seca e rouca, ou começar a roncar enquanto dorme, leve-o ao veterinário.
Cuidados com a pele
Os Pugs têm rugas ao longo do corpo, nas costas e no rosto. É uma das características mais marcantes e identificáveis da raça.
Por conta disso, a pele deles é propensa a irritações e infecções. Portanto, muitos veterinários indicam limpar as dobrinhas dos Pugs com soro fisiológico. Além disso, é importante tomar muito cuidado com a secagem, já que o acúmulo de água na área pode causar problemas, como irritações ou alergias na pele.
Prevenindo problemas de saúde no seu Pug
Os Pugs são cãezinhos que têm tendência a engordar, por conta de como seu corpo é estruturado. Isso significa que são essenciais tanto uma dieta balanceada quanto exercícios físicos regulares.
A alimentação do seu Pug deve conter uma ração adequada à idade e ao nível de atividade dele. Assim, uma ração com mais proteína é ideal, pois cães de pequeno porte, como os Pugs, têm o metabolismo mais acelerado.
Desse modo, consulte um veterinário para escolher a ração correta e evite petiscos em excesso.
Para ajudar a evitar a obesidade, é importante que seu Pug seja ativo. Eles se beneficiam de caminhadas diárias e brincadeiras leves, mantendo um peso saudável e estimulando a mente do animal.
Atendimento na Fisio Care Pet
Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho.
Todas as nossas clínicas têm esteiras aquáticas e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida.
Agende hoje mesmo seu horário na Fisio Care Pet!