- A Fisio Care Pet é a maior rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.
As férias estão chegando e, apesar da mudança significativa de rotina e trabalho devido às complicações e desafios que o novo coronavírus nos impôs, a expectativa é que muitas famílias se organizem para viajar. E, para garantir momentos ainda mais agradáveis, muitos tutores desejam levar seus pets junto nesses passeios. Para garantir o máximo de conforto, decidimos juntar algumas boas dicas de férias e viagem com seu cachorro.
A primeira e mais importante ideia de dicas de férias e viagem com seu cachorro é que a experiência deve ser agradável para todos, tanto para quem for viajar como para o pet. Só leve seu cão se você não se sentir incomodado em fazer as adaptações necessárias para que ele também possa se divertir e se sentir confortável.
Muitas pessoas acabam modificando o roteiro de viagem para poder garantir conforto para todos, como mudar o destino da viagem para um local mais pet friendly, ou seja, que tenha mais locais que aceitam a presença de animais, muitas vezes acabam até abrindo mão de visitar alguns pontos turísticos onde ele não entra ou até demoram mais no trajeto na estrada para não enjoar o animal. Se para você isso não é um problema, siga em frente!
Dica de Férias e Viagem com seu Cachorro
Não se esqueça de identificar seu cachorro
Pode parecer meio óbvio, mas muita gente não se previne contra eventuais problemas… Então, a primeira dica é bem fundamental: nunca deixa seu pet sair de casa sem identificação. Se ele se perder, esse é, sem sombra de dúvidas, o meio mais fácil para que você consiga recuperá-lo.
Muita gente utiliza medalhinhas com o nome do cachorro e os telefones de contato dos tutores (de casa ou celular), mas caso você não consiga fazer uma plaquinha a tempo ou a perca durante um passeio, procure sempre prender algum tipo de fita na coleira que possa identificá-lo.
Cuide da saúde do pet
Antes de pegar a estrada não se esqueça dessa importante dica de férias e viagem com seu cachorro, verifique se as vacinas, antipulgas e a desvermifugação do seu cachorro estão em dia. Afinal, toda viagem oferece um ambiente diferente onde o pet pode ter que lidar com mosquitos e outros bichos diferentes, assim como comer ou lamber algo inapropriado.
Aproveite a ida ao veterinário e procure sempre perguntar sobre como montar um kit básico de emergência. Dentre as principais dicas que um profissional veterinário pode te passar é a receita de algum medicamento que combata os enjoos (muitos cães sentem enjoos em viagens), medicamentos emergenciais para alergias, cortes e outros.
Se o seu cachorro já tem algum tipo de problema de saúde, ou você quiser estar mais seguro, procure antes da viagem uma clínica veterinária de referência no seu destino.
Se for viajar pra praia, não esqueça de dar vermífugo que combate o verme do coração, muito incidente no litoral do Brasil.
Arrume as malas com antecedência
Não é apenas com sua bagagem que você deve se preocupar. Um cachorro é como uma criança em viagens, e é essencial que você tenha uma mala preparada com tudo o que ele precisa fora de casa, desde pequenas porções de ração, bebedouros para se hidratar, tapete higiênico (se necessário), brinquedos, petisco, caminha, carteira de vacinação e remédios.
Muitas pessoas acabam não preparando esse kit básico e passam por certo estresse durante a viagem, muitas vezes até tendo dificuldades em encontrar alguns produtos que o pet está acostumado no local da viagem. Por isso, sempre arrume as malas com antecedência!
Cuidados ao viajar com cachorro de carro
As leis de trânsito brasileiras não permitem andar com animais soltos dentro de veículos. Eles devem utilizar cinto de segurança próprio para cães ou ficar dentro de caixas de transporte. Dessa forma, você evitará que eles pulem pela janela ou no motorista enquanto dirige, evitando acidentes.
Para que o pet fique tranquilo, faça alguns treinos para acostumá-lo, pouco a pouco, com a caixa de transporte ou cinto de segurança. Assim, ele se sentirá mais seguro em situações como essa e se habituará cada vez mais a passar por períodos maiores de tempo nessas condições.
Para que o pet consiga relaxar, é aconselhável que faça paradas estratégicas a cada duas horas para que ele possa fazer suas necessidades, coma e tome água.
Procure sair com o animal por um tempo do carro, sempre utilizando uma coleira e guia, e deixe ele andar e farejar por um tempo. Nesse momento, ofereça um pouco de comida e água fresca para hidratar.
Jamais deixe o cão sozinho dentro do carro fechado no sol ou em dias quentes. Eles podem facilmente ter um aquecimento interno alto e rápido, que pode resultar até em óbito dependendo do tempo e das condições.
Cuidados ao viajar com cachorro de avião ou ônibus
Antes de comprar sua passagem para viajar, entre em contato com a companhia aérea ou empresa de ônibus para saber qual é sua política específica para o transporte de animais. Caso sua viagem seja para fora do país, procure também se informar sobre a legislação local para a entrada de pets no país.
Em geral, exige-se a apresentação de atestado do veterinário informando sobre as boas condições de saúde do animal, ter a carteira de vacinação atualizada e transportar o bichinho em uma caixa de transporte.
Algumas empresas possuem regras específicas de transporte, como a obrigatoriedade do cachorro ocupar um assento ao lado do dono (o tutor deve pagar por esse lugar), número limite de pets que podem ser transportados por viagem, peso máximo do cão que irá ser transportado, características específicas de caixa de transporte e outros.
Nos aviões, por exemplo, cães com mais de 10kg são transportados no porão da aeronave. Se esse for o seu caso, sempre identifique seu bichinho com uma plaquinha e tente garantir ao máximo seu conforto dentro do local.
Em voos internacionais, além de contatar a empresa aérea, você deve sempre se informar sobre as regras do país de destino, pois alguns pedem que o animal passe por um período de quarentena antes de entrar no país. Por isso, devido a essas e outras situações, é fundamental que você sempre se informe antes de viajar.
Dicas e Férias e Viagem com seu Cachorro na Hospedagem
Uma última dica de prevenção passa pela verificação do local de hospedagem antes de reservar uma vaga. Verifique se o estabelecimento aceita cachorros e que tipos de serviços e condições ele oferece ao pet. Avalie se as condições são adequadas e faça comparações para escolher a melhor opção.
Como dito anteriormente, procure também saber sobre clínicas veterinárias localizadas próximas ao seu local de hospedagem. Tenha em mãos o endereço e telefone desses locais para utilizar em casos de emergência.
Essas dicas de férias e viagem com seu cachorro são um apanhado de ações preventivas para que você tenha comodidade e aproveite ao máximo sua viagem sem transtornos. Desejamos um bom final de ano e férias para você. Boa sorte!