Reabilitação Animal – Evolução Veterinária

Reabilitação Animal – Evolução Veterinária

Reabilitação animal: quais as técnicas mais eficientes e quais as patologias e lesões mais recomendadas para a recuperação gradual e saudável de pets

A reabilitação animal vem ganhando cada vez mais adeptos e reconhecimento no mundo da medicina veterinária. Os diferentes centros especializados contam com uma série de inovações de grande impacto no combate a diversas disfunções ou problemas relacionados à mobilidade.

As diferentes técnicas de fisioterapia veterinária, por exemplo, além de atuar como uma poderosa ferramenta no tratamento e recuperação dos pets, tem exercido um grande poder auxílio nas fases pré e pós-operatória de diversas enfermidades, agilizando o processo de reabilitação de animais que passaram por intervenções cirúrgicas ou sofrem com alguma lesão, fratura, trauma e outros.

Quais as técnicas mais eficientes na reabilitação animal?

A fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia tem se mostrado terapias complementares muito eficientes na medicina veterinária, oferecendo melhora na qualidade e expectativa de vida dos pets e no tratamento de patologias, feridas, controle da dor e diminuição do uso de medicamentos.

A acupuntura veterinária conta com procedimentos semelhantes aos utilizados em seres humanos, feito por diversos métodos (inclusive com agulhas), restabelecendo o equilíbrio e tratando dores crônicas, inflamações e diminuindo o efeito colateral pelo uso de medicações fortes.

A fisioterapia animal também vem sendo muito indicada e utilizada com pets com diversos problemas, na diminuição de peso, na recuperação de cirurgias, prevenção de sequelas e melhora considerável da condição muscular.

O profissional especializado em reabilitação animal conta com aparelhos e meios físicos que permitem um efeito anti-inflamatório, analgésico, relaxante de hipertrofia muscular. Técnicas como laserterapia, tens, cinesioterapia e termoterapia são alguns dos recursos mais utilizados e com resultados eficientes no controle da dor e progressão de doenças.

A ozonioterapia veterinária também tem se tornado uma opção viável economicamente e eficiente na prática. Seu uso é feito através da utilização de gás ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas enfermidades. Sua aplicação faz com que os tecidos corporais reajam formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo uma grande liberação de oxigênio para as células.

Outro tratamento inovador e muito eficiente é a hidroterapia veterinária. A terapia utiliza-se de esteiras aquáticas que auxiliam de forma gradual e saudável o fortalecimento muscular, emagrecimento, aumento de mobilidade e reabilitação de movimentos e articulações com ações que preservam a condição física do animal.

Quando é necessária a reabilitação animal?

As patologias mais tratáveis pelos métodos de reabilitação veterinária passam por:

1 – Patologias ortopédicas: artroses, artrites, displasia coxofemoral, ruptura de ligamento cruzado, fraturas, traumas, luxação de patela, displasia de cotovelo, necrose asséptica da cabeça do fêmur, síndrome do cão nadador e outras;

2 – Patologias neurológicas: hérnia de disco, cauda equina, fraturas e luxações vertebrais, mielopatia degenerativa, embolia fibrocartilaginosa, paralisias flácidas, síndrome de wobbler, cinomose (quando há condição de reabilitação) e outras;

3 – Condições físicas: programas especiais de emagrecimento animal e preparação de cães de exposição e atletas, melhorando e cuidando de sua condição física.

Conte sempre com empresas especializadas para tratar o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na aplicação de protocolos de atendimento visando a reabilitação veterinária e o tratamento multimodal. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, sempre contando com profissionais qualificados, atualizados e infraestrutura moderna que ofereça um ambiente perfeito para uma recuperação saudável.

Quer uma clínica especializada em reabilitação animal? Marque uma consulta através do formulário de agendamento ou botão de WhatsApp abaixo, ou encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você.

Agende uma Consulta