A eletroterapia é uma das técnicas mais utilizadas na fisioterapia humana, porém nos últimos 20 anos também se tornou extremamente proeminente no mundo veterinário.
A eletroterapia começou a ser utilizada em animais de estimação devido ao seu sucesso no tratamento de pessoas e cavalos. Foi inicialmente usado em cavalos de corrida, onde o cuidado com os animais é determinado pela quantidade de dinheiro gerada pelas corridas e pela criação.
Tire suas dúvidas a respeito da eletroterapia:
O que é Terapia de Estimulação Elétrica?
A terapia de estimulação elétrica, refere-se à administração de correntes elétricas de baixo nível a um músculo ou grupo muscular, mais comumente um membro. Este tipo de terapia de reabilitação é normalmente usado em cães que sofreram lesão muscular significativa ou atrofia, ou que foram submetidos a cirurgia recentemente. É frequentemente utilizado como primeira medida de reabilitação devido à sua eficácia, segurança e indolor.
Os principais objetivos do tratamento são otimizar a amplitude e o movimento muscular, reduzir a rigidez e a inflamação, fortalecer os músculos que começaram a definhar e aliviar a dor após uma lesão ou cirurgia. Este tipo de terapia é popular para donos de raças esportivas que esperam maximizar o desempenho de seu cão ou curar seus músculos rapidamente após lesões esportivas.
A estimulação elétrica é usada principalmente para tratar :
- Atrofia muscular por desuso
- Atrofia de hérnia de disco
- Aumentando a força em cães esportivos
- Dores musculares
- Fadiga muscular
- Reabilitação de cães esportivos
- Dor no tendão
- Osteoartrite
- Dor pós-cirúrgica
Procedimento de terapia de estimulação elétrica em cães
A duração da terapia e a frequência das sessões dependem de muitos fatores, incluindo o tamanho e o peso do seu cão, o tipo de lesão ou cirurgia, a extensão do dano muscular ou neurológico e o histórico médico do seu cão. As sessões geralmente duram de 10 a 30 minutos.
- O profissional certificado aplicará um gel especial antes de colocar eletrodos adesivos na pele perto do músculo ou grupo muscular afetado.
- Usando um pequeno dispositivo portátil, o praticante ligará a corrente elétrica. A corrente durará por um curto período de tempo, geralmente cerca de 10 segundos para cães menores. Isso fará com que o músculo se contraia. A corrente e a duração podem ser ajustadas de acordo com o tamanho e o peso.
- A corrente então diminuirá lentamente em intensidade, fazendo com que o músculo relaxe. A corrente alternará em intensidade durante a terapia, levando os músculos a se contraírem, relaxarem e se contraírem novamente.
- Quando a terapia estiver concluída, o médico removerá os eletrodos e limpará o gel.
Eficácia da terapia de estimulação elétrica em cães
A terapia de estimulação elétrica é um procedimento seguro, altamente eficaz e de baixo risco que ajuda os músculos lesionados a se curarem em menos tempo com menos dor.
A terapia de estimulação elétrica também fortalece o músculo e adiciona massa muscular em casos de atrofia muscular. Este tipo de terapia é particularmente útil para cães que não podem usar o membro afetado e, portanto, não podem fortalecer o músculo. Os cães geralmente começam a mostrar sinais de melhora dentro de quatro sessões.
Recuperação de terapia de estimulação elétrica em cães
Seu cão não precisará se recuperar da terapia de estimulação elétrica, pois esse tipo de tratamento geralmente faz parte de seu plano de recuperação após uma lesão ou cirurgia significativa. Ela pode ser usada em conjunto com outras terapias, incluindo medicamentos para controle da dor, massagem terapêutica, exercícios passivos, hidroterapia e terapia a laser para lesões graves.
Seu cão pode ter que participar de várias sessões por semana, dependendo da gravidade da lesão.
Você deve garantir que seu cão tenha um lugar confortável para descansar durante o período de recuperação, para que não cause mais danos ao membro afetado. Limitar suas brincadeiras e atividades também é fundamental para sua recuperação.
Custo da terapia de estimulação elétrica em cães
O custo da terapia de estimulação elétrica do seu cão pode variar dependendo da duração e frequência, bem como de quaisquer cirurgias, medicamentos e terapias usadas em conjunto.
Considerações sobre terapia de estimulação elétrica para cães
O procedimento não é doloroso para os cães e não são necessários anestesia ou sedativos. A sensação é semelhante a uma sensação de formigamento, e a maioria dos cães realmente gosta da terapia quando se acostuma.
Geralmente não há risco envolvido, especialmente quando a terapia é administrada por um profissional capacitado.
A rede Fisio Care pet conta com profissionais altamente capacitados em eletroterapia e outras formas de tratamento, confira nossas unidades, em caso de dúvidas a respeito dessa terapia e reabilitação entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas através do botão abaixo: