Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Fisioterapia para Pets – Tudo O Que Você Precisa Saber

Índice

A fisioterapia para pets é indicada quando o médico veterinário constata que o animal possui alguma complicação ortopédica, que pode ser causada por algum tipo de acidente ou até mesmo obesidade e velhice, ou neurológico, quando envolve casos de algum tipo de patologia genética ou adquirida.

Neste artigo, a Rede Fisio Care Pet separou algumas das informações mais relevantes sobre a fisioterapia para pets, desde as complicações tratáveis, as técnicas mais utilizadas, o preço médio das sessões e a importância da especialidade na reabilitação saudável dos nossos amigos.

Por que a fisioterapia animal tem se tornado importante?

A fisioterapia veterinária é uma das ferramentas mais eficientes no auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também quando utilizada como tratamento para diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida do animal acometido.

A fisioterapia tem dado um apoio importantíssimo à cirurgia ortopédica, por exemplo, muitas vezes sendo a única opção de reabilitação para alguns tipos de lesões e patologias. É o caso dos pacientes ortopédicos geriátricos, que encontram na fisioterapia um caminho único e eficiente de manutenção da saúde.

A especialidade também tem acrescido conhecimento nos programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente em casos que envolvem fraturas e luxações vertebrais, paralisias, hérnia de disco e outros.

Atualmente, com o crescimento do número de pets nas grandes cidades, as técnicas de reabilitação via fisioterapia veterinária também se tornaram eficazes no tratamento da obesidade canina, conseguindo traçar um programa de emagrecimento saudável e gradual, unificando métodos de combate as dores com sessões de hidroterapia via esteira aquática.

Quais os benefícios da fisioterapia para pets?

A fisioterapia tem proporcionado uma recuperação precoce em pacientes que passam por diferentes tipos de cirurgias, melhorando a qualidade de vida e, em muitos casos, ajudando na redução da quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios necessários para que o animal se recupere.

De forma objetiva, é possível listar alguns benefícios da fisioterapia veterinária:

  • Auxilia no pré e pós-operatório de diversas patologias e lesões;
  • Previne patologias ortopédicas;
  • Elimina ou alivia sequelas pós-operatórias;
  • Reduz edemas;
  • Reduz dores;
  • Fortalece diferentes grupos musculares comprometidos;
  • Proporciona uma boa qualidade de vida aos pacientes.

Quanto custa as sessões de fisioterapia veterinária?

Para estipular o valor de cada sessão de fisioterapia veterinária, será necessário que a clínica escolhida realize uma avaliação e diagnóstico assertivo. Dentro das clínicas da Rede Fisio Care Pet, uma das maiores redes de clínicas de reabilitação animal da América Latina, o valor varia entre R$ 110,00 a R$ 230,00, que pode aumentar ou diminuir dependendo da complexidade do tratamento e do tempo necessário para a recuperação do animal. (valores de Julho/2020)

As sessões costumam durar de 1h a 1h e meia, podendo variar conforme a complexidade do caso e do número de sessões necessárias para a recuperação.

Quais patologias e lesões a fisioterapia é capaz de combater?

As Rede Fisio Care Pet possui infraestrutura e capacitação profissional para traçar programas de reabilitação para:

1 – Patologias e lesões ortopédicas: artrites, artrose, displasia coxofemoral, fraturas, traumas, luxação patelar, ruptura de ligamento cruzado, displasia do cotovelo e outros.

2 – Patologias e lesões neurológicas: cauda equina, fraturas e luxações vertebrais, hérnia de disco, embolia fibrocartilaginosa, síndrome de wobbler, paralisias flácidas e outros.

3 – Condicionamento físico: programas especiais para tratamento da obesidade canina e preparação para cães atletas e de exposição.

Quais as técnicas mais eficientes?

Diferentes métodos e terapias são utilizados nos programas de reabilitação, cada uma indicada para um determinado tratamento, pois possuem particularidades que as diferenciam umas das outras. Dentre as mais utilizadas e eficientes é possível listar:

1 – Eletroterapia: se utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.

Pode ser feita por meio de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), seja ela convencional ou burst (com liberação de endorfinas endógenas), ou por NMES (estimulação elétrica neuromuscular).

2 – Laserterapia: ajuda no aumento dos níveis de serotonina, de beta-endorfinas (redução da sensação de dor), óxido nítrico, diminuição de bradicinina, normalização dos canais de cálcio, bloqueio de despolarização de fibras tipo-C dos nervos aferentes e redução de interleucinas inflamatórias.

Os principais benefícios da laserterapia são:

  • Redução da dor e melhora da microcirculação;
  • Aumento da proliferação celular;
  • Reparação óssea;
  • Modulação de mediadores de inflamação;
  • Melhora na estrutura das cartilagens.

3 – Magnetoterapia: essa terapia é feita através de correntes elétricas que geram campos magnéticos que atuam diretamente sobre o tecido ósseo, muscular e sistema circulatório. Ao ser aplicada, não emite nenhum som ou mudança de temperatura (o que ajuda na aceitação dos pets), gerando efeitos orgânicos (contemplando o sistema circulatório e vascular) e bioquímicos (benefícios anti-inflamatórios e analgésicos).

Dentre os principais benefícios é possível elencar:

  • Redução da dor e rigidez articular;
  • Retardo do desenvolvimento de lesões osteoartríticas por meio de supressão de enzimas e degradação da matriz colágena;
  • Rápida redução de processos inflamatórios.

4 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.

5 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes, podendo se utilizar de massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias, raio laser e outros.

6 – Ultrassom: auxilia no reparo dos tecidos e também ajuda em processos anti-inflamatórios, sendo muito utilizada após cirurgias ortopédicas. Também pode ser utilizado no tratamento de processos inflamatórios de articulações como a artrose.

7 – Massoterapia: utiliza a massagem como forma de diminuição da tensão nos músculos, quebrando o ciclo contínuo de dor, aumentando a circulação de sangue na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Ajuda também na liberação de nódulos nos músculos que causam dor e desconforto aos pets, sendo um excelente tratamento relaxante que libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar.

8 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células que diminui o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.

9 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária e talvez um dos métodos que mais produz resultados nos processos de reabilitação. Consiste na utilização da água como forma de terapia, principalmente com o uso de esteiras aquáticas.

A hidroterapia veterinária promove diversos efeitos positivos na vida dos pets, fisiológicos e psicológicos. A redução do peso do animal e, consequentemente, no impacto de cada movimento fornece mais confiança, relaxamento muscular, aumento da circulação, mobilidade e fortalecimento muscular.

É muito indicada para diversos tratamentos de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e mais. Seus resultados mais positivos estão nos programas de emagrecimento canino, no combate ao avanço da displasia coxofemoral e no tratamento da hérnia de disco, entre outros.

Essa técnica costuma encurtar em até 40% o tempo do tratamento, garantindo economia e uma recuperação mais eficiente. Se compararmos um tratamento a domicílio para paralisia, por exemplo, você consegue alcançar em 12 sessões de hidroterapia o que só conseguiria com mais de 20 em casa.

Fisioterapia para pets é na Rede Fisio Care Pet!

A Rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na adaptação e desenvolvimento de diversos métodos e terapias na reabilitação animal. Já são mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo sempre um programa de recuperação adequado e comprometido com a reabilitação gradual e saudável para cada caso concreto.

Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você. Se preferir, preencha o formulário de contato e venha ver como podemos lhe auxiliar com seu amigo através das técnicas de fisioterapia para pets.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
18 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato