Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Glaucoma em Animais
Categorias:

Glaucoma em Animais

Você sabia que animais também podem ter glaucoma? Eles podem ter problemas relacionados aos olhos, e o glaucoma é um dos que, infelizmente, causam dor e desconforto. Neste texto, entenda o que é a doença, quais são seus sintomas e como acontece o tratamento!

Índice

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma condição que envolve a degeneração dos nervos nos olhos. Assim, quando o fluido ocular (chamado de humor aquoso) apresenta algum problema, pode acumular e causar o aumento da pressão intraocular.

É uma doença que pode levar à morte das células do olho. Por esse motivo, é uma das causas mais comuns da perda de visão em cães e gatos, causando cegueira em 40% dos casos

Afeta, em sua maioria, os cães da raça Chihuahua, Schnauzer Gigante e Cocker Spaniel, por conta dos pelos longos e formato dos olhos. Porém, qualquer cão pode desenvolver a doença.

Além disso, também pode acometer gatos da raça Persa e Siamês, além de vira-latas. Geralmente, a doença vem associada a tumores ou inflamações.

Sintomas do glaucoma em animais

Os sintomas do glaucoma em animais se manifestam da mesma forma em cães e em gatos, e devemos prestar muita atenção. 

O tratamento do glaucoma tem mais chances de ser bem-sucedido quando o diagnóstico é mais rápido, portanto devemos ficar atentos aos sinais. São eles:

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Córnea azulada;
  • Piscar excessivo do olhos;
  • Lacrimejamento em excesso;
  • Tremores palpebrais.

Esses sintomas vêm junto da dor, que pode causar mudanças de comportamento no animal. Portanto, fique atenta se o seu pet esfrega o rosto no chão ou as patas nos olhos, fica de olhos fechados sem precisar, esbarra nos móveis ou está mais irritado do que o normal. 

Se perceber seu cão se comportando dessa maneira, não hesite em levá-lo ao veterinário!

Tratamento do glaucoma em animais

Como muitas outras doenças que acometem humanos e animais, o sucesso do tratamento depende do estágio que a doença está e qual foi sua causa.

Assim, o tratamento é variado, podendo incluir o uso de colírio, anti-inflamatórios e analgésicos, até que seu animal consiga fazer uma drenagem. Porém, em casos mais graves que envolvam a cegueira, por exemplo, pode ser necessária a remoção do olho. 

O mais importante é que, quanto mais rápido é feito o tratamento, maiores são as chances de cura. Por isso, nunca deixe de levar seu pet ao veterinário para um check-up: eles podem salvar vidas!

Atendimento na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm equipamentos de última geração e profissionais que se especializam toda semana. Juntos, trabalhamos para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo um atendimento na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Você já ouviu falar na síndrome…
15 de outubro de 2024
Existem muitos tipos de fisioterapia que…
15 de outubro de 2024
A luxação de patela é uma…
14 de outubro de 2024
Adquira seu ingresso para o 4º…
14 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato