Raio-X Veterinário – A Importância e Principais Diagnósticos

Raio-X Veterinário – A Importância e Principais Diagnósticos

Raio-x veterinário: compreenda a importância e evolução dessa área da medicina animal. Saiba quais os principais diagnósticos fornecidos pelo raio-x veterinário

Precisa de uma indicação de raio-x e tratamento para o seu amigo? Marque agora mesmo na unidade Sede Moema da Fisio Care. Tel: (11) 5093-0178 ou (11) 95303-1449

A evolução de diferentes áreas da veterinária está diretamente ligada ao avanço da capacidade de diagnóstico de diferentes patologias ligadas às especialidades animais. O raio-x veterinário, nesses termos, permite cada dia mais bases mais claras e informativas sobre o estado de saúde dos nossos pets.

O raio-x veterinário em cães e gatos é uma área muito importante de avaliação das condições dos mais variados órgãos e regiões corporais dos pets, sendo uma das principais solicitações de veterinários profissionais, possibilitando a descoberta de variadas causas, sintomas e doenças.

A radiografia em cães e gatos é tão importante e estimulada que, em casos raros, necessita de qualquer tipo de sedação ou anestesia no animal para que o processo seja eficiente. O máximo de segurança pedida é a presença do proprietário na sala de exame, acalmando e passando serenidade ao animal.

Quais os exames de raio-x veterinário mais comuns?

Confira quais as partes do corpo dos cães e gatos que podem ser observadas pelo raio-x animal de forma detalhada:

1 – Região do abdômen: o raio-x do abdômen animal é importante em diversas funções como:

  • Na pesquisa de corpos estranhos ou radiopacos ingeridos pelos pets;
  • No diagnóstico de torções gástricas;
  • Na contagem do número de fetos à partir do 45º dia de gestação;
  • Na avaliação do grau de retenção fecal do trânsito gastrointestinal através da administração via oral de contraste radiográfico;
  • Na pesquisa de cálculos urinários radiopacos;
  • No diagnóstico da ruptura de bexiga através da administração de contraste via sonda uretral.

2 – Região do crânio:

  • Avaliação das articulações tempo romandibulares (ATMs);
  • Avaliação da dentição;
  • Avaliação da integridade dos ossos;
  • Avaliação da cavidade nasal;
  • Avaliação dos seios da face.

3 – Coluna Vertebral:

  • Permite a visualização das partes ósseas;
  • Mostra os segmentos cervicotorácico, cervical, toracolombar, lombossacro e vértebras caudais.

4 – Membros torácicos e pélvicos: detalha as porções ósseas dos membros, assim como os tecidos moles que o envolvem.

5 – Tórax: permite a análise da silhueta cardíaca, traqueia, esôfado torácico, pulmões e diafragma.

6 – Quadril, Pelve e Coxal: ajuda no diagnóstico da displasia coxofemoral, e na avaliação de fraturas e luxações.

A evolução constante do raio-x veterinário

A presença da radiologia na medicina veterinária já passou dos 30 anos, sendo uma técnica adaptada da medicina humana visando o avanço no diagnóstico e tratamento de animais, tendo uma aplicação enorme e variada em pets, desde cães, gatos até peixes, cavalos e aves.

A radiografia em pets é altamente benéfica para eles, pois facilita muito o entendimento e motivação de diversas patologias, diagnosticando uma série de doenças e definindo o seu estágio clínico, o que ajuda muito na escolha da solução mais benéfica e do tratamento mais eficaz.

Embora ainda seja difícil a detecção de algumas doenças através da radiografia animal, outro grande número de patologias veem no raio-x sua principal fonte de identificação, como é caso de diversas doenças pulmonares, fraturas e displasia coxofemoral.

O raio-x em cães e gatos, quando feitos de maneira precoce, permitem que medidas imediatas e assertivas sejam tomadas para aliviar sintomas de dores, na avaliação da possibilidade de procedimento cirúrgico, na conjunção de dados necessários para que as tomadas de decisões dos profissionais sejam pautadas em informações detalhadas.

Nunca deixe de tratar o seu animal após a constatação de uma complicação ou patologia

O raio-x animal é importante para a detecção de doenças e lesões, mas é preciso que os tutores também procurem e proporcionem aos pets um tratamento qualificado para sua rápida recuperação.

A fisioterapia veterinária é uma das áreas que mais caminha em conjunto com os exames de imagem, fornecendo diversos programas de reabilitação para diferentes patologias e lesões, sejam elas neurológicas, ortopédicas ou de reabilitação animal.

Na Rede Fisio Care Pet você encontra os melhores profissionais especialistas em diagnóstico e reabilitação animal, oferecendo caminhos graduais e saudáveis de recuperação através de técnicas especiais como hidroterapia, ozonioterapia, acupuntura e fisioterapia. Encontre a unidade Fisio Care Pet mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta conosco agora mesmo!

Agende uma Consulta