Categorias:

Ultrassom Abdominal – Quando são Requisitados?

Ultrassom abdominal em cães e gatos: quando são requisitados, o que mostram, seus benefícios e qual a importância desse exame na avaliação de diversas patologias

A unidade Sede Moema da Rede Fisio Care realiza esse exame. Marque uma consulta agora mesmo ou utilize o botão do WhatsApp abaixo!

O ultrassom abdominal é uma das formas de exames de imagens que mais nos permite olhar dentro do corpo dos pets sem a necessidade de uma cirurgia. É uma técnica completamente não invasiva que emite ondas sonoras no corpo do animal, registrando os ecos, fazendo com que os ecos dessas ondas sonoras formem uma imagem do que está acontecendo dentro do pet.

Trata-se, em uma visão geral, de um exame que pode nos dar informações valiosas sobre órgãos no abdômen, tórax, coração, olhos e tendões dos pets. Dentre os exames mais solicitados está o ultrassom abdominal em cães e gatos, como veremos a seguir.

O que podemos esperar do exame de ultrassom abdominal?

Os diagnósticos mais comuns do ultrassom abdominal animal são:

1 – Massas no abdômen: quando percebe-se uma anormalidade no abdômen através da palpação abdominal ou radiografias que mostram uma possível massa (tumor). O ultrassom, nesse caso, pode dizer quais os órgãos afetados e se a cirurgia é a melhor opção.

2 – Glândulas adrenais: muito comum em casos como a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo). O ultrassom permite olhar para as pequenas glândulas suprarrenais de difícil visualização em simples radiografias, inclusive auxiliando no diagnóstico e direcionamento de tratamentos para doenças de difícil detecção como o Hiperadrenocorticismo.

3 – Bexiga e rins: ajuda a olhar dentro da bexiga, rins, próstata ou útero, detectando problemas urinários, infecções, problemas renais, cálculo (pedras) no rins, bexiga ou vesícula biliar.

4 – Pâncreas, vesícula biliar: permite a detecção e diagnóstico de inflamações, aumento no tamanho, infecção próxima aos órgãos (peritonites focais) e outras. A pancreatite, por exemplo, é uma doença diagnosticada pela ultrassonografia veterinária.

Existem muitas outras aplicações benéficas a serem descobertas em uma ultrassonografia abdominal. Atualmente a qualidade dos aparelhos auxiliam, inclusive, na determinação de tromboses abdominais, permitindo a avaliação do fluxo sanguíneo dentro das veias e artérias.

Quais os benefícios do ultrassom em pets?

A ultrassonografia animal é benéfica, pois:

1. Não é invasiva, não necessitando de nenhum processo de recuperação;
  2. É indolor (na maioria dos casos não necessita de sedação);
  3. É calmante, pois o exame pode ser comparado a uma massagem no abdômen;
  4. Oferece o diagnóstico precoce da gestação (em torno de 20 a 22 dias);
  5. Possibilita a visualização de alterações morfológicas e/ou o aumento do volume em praticamente todos os órgãos;
  6. É um exame em tempo real, permitindo a observação da vitalidade fetal (batimento cardíaco e movimentação fetal) e a avaliação de movimentos peristálticos (nos casos de suspeita de obstrução intestinal);
  7. Os laudos com os resultados são rápidos, aumentando a agilidade na indicação do protocolo de medicamentos (caso haja necessidade) e no
  8. direcionamento do melhor tratamento/cirurgia (quando necessário).

Quando o ultrassom abdominal pode ser requerido?

O ultrassom abdominal pode ser solicitado em casos de:

• Perda de peso inexplicável;
  • Dor abdominal;
  • Falta de apetite (anorexia);
  • Presença de líquido livre dentro do abdômen (ascite, hemorragia interna);
  • Massa ou anormalidade encontrada durante um exame físico;
  • Vômitos ou diarreia sem explicação;
  • Problemas urogenitais;
  • Exame de sangue ou radiografia anormais;
  • Gestação.

O ultrassom abdominal nos permite visualizar e avaliar o tamanho e textura dos órgãos de uma maneira tridimensional, mostrando anormalidades na superfície dos órgãos, bem como mudanças dentro deles. Essas informações podem ser vitais para decidir:

• Se é preciso a realização de uma cirurgia ou não;
  • Se é preciso a realização de biópsias;
  • Se é preciso realizar exames de sangue mais específicos;
  • Na obtenção de informações úteis de doenças específicas;

Conte sempre com profissionais qualificados para realizar o ultrassom abdominal em seu pet, pois a experiência e qualificação são essenciais para uma melhor análise de cada caso concreto. A Rede Fisio Care Pet conta com os melhores profissionais em reabilitação e diagnóstico profissional. Preencha o formulário abaixo e veja como podemos lhe auxiliar no diagnóstico e na busca por uma melhor qualidade de vida para o seu amigo.

15 de abril de 2024