Sabe quando seu pet deixa aquele cheiro de xixi e insiste em fazer onde não deve, porque você estava ausente ou por teimosia mesmo. A urina penetra no tapete e estofados e deixa aquele cheiro horrível no ambiente.
Todas as pessoas que criam animais de estimação dentro de casas ou apartamentos acabam se frustrando com os bichinhos, porque principalmente os machos tendem a marcar território; e no geral eles escolhem os sofás e tapetes; Provavelmente porque ali é um dos lugares onde o odor da urina permanecerá por mais tempo informando a qualquer indivíduo naquele ambiente que ele (ela) é o dono do pedaço!
Esse texto pode te ajudar em como amenizar a urina em locais inadequados e retirar o cheiro da urina de estofados e tapetes, confira a seguir:
Para a felicidade dos donos desses bichinhos, temos hoje no mercado produtos desenvolvidos para lhe ajudar no adestramento do seu animal; e como podem ser utilizados para que seu cão ou gato não urine mais nos seus sofás e tapetes!
Esses produtos inibem o olfato dos cães e gatos, dispersando-os a urinarem em outro local deixando sua casa livre dos odores.
Sempre que um cachorro sente o cheiro de urina ou fezes, ele tende a demarcar este local com a sua urina. Limpe todos locais da casa onde eles possam ter urinado com um produto específico, use papel absorvente no lugar dele fazer xixi e cocô, mas deixe um pequeno pedacinho do papel antigo sujo de xixi para servir como guia para as novas necessidades.
Os melhores produtos de limpeza são à base de enzimas, ou micro-organismos. Desinfetantes comuns apenas disfarçam o cheiro do xixi, mas não o removem de verdade.
Possíveis razões que os cães urinam em locais indevidos
São várias as razões pelas quais um cão urina na cama do dono e em lugares indevidos, pois não consiste apenas em marcar território, mas também podem existir comportamentos que estão sendo ignorados pelo tutor:
- Demarcação de território – Cães, principalmente machos, urinam em vários lugares da casa para demarcar o território. Um cão pode demarcar território por vários motivos: há outros cães na casa, por frustração, por estresse, por ansiedade ou por reafirmação de liderança perante os donos. A castração é uma importante aliada na diminuição deste hábito indesejado do cão, sem contar que reduz a agressividade do mesmo perante os outros e aumenta a expectativa de vida do animal.
- Ansiedade de separação – Se um cachorro apenas faz xixi no lugar errado quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode ter ansiedade de separação. Urinam para chamar a atenção do tutor.
A rede Fisio Care Pet conta com profissionais qualificados em reabilitação animal, ortopedia e neurologia, além de tratamentos alternativos assim como exercícios que podem auxiliar na ansiedade do seu pet, entre em contato conosco agora mesmo:
- Superexcitação – Os cães tendem a se superexcitar até o limite que não conseguem segurar a urina. Seja quando brinca com ele, quando o leva para passear ou quando chega em casa.
- Xixi por submissão – Os cães podem urinar por uma questão de submissão, quando interagem com pessoas ou outros cães.
- Filhotes – A maioria dos filhotes de 3 meses ou menos não conseguem controlar a bexiga e o intestino, não segurando por muito tempo as fezes e a urina até chegar fazer no lugar correto e acabam fazendo no local errado. Por isso, é importante o confinamento.
- Educação errada – Se o cão permanece dentro de casa em todos os espaços, ele acreditará que toda a casa é seu território e fará xixi onde e quando desejar. O cão deve entender que nenhum lugar da casa é território dele, mas sim o de seu dono. Por isso a importância do confinamento em espaços menores quando filhote e passeios diários para os adultos. Dar bronca quando faz em local errado não é adequado e pode ser revertido em um comportamento desagradável.
- Transtornos médicos – Doenças do trato urinário ou renal levam o cão a ter incontinência e urine em qualquer lugar, seja na cama ou no chão do quintal. Mudança na alimentação, podem levar o cão a apresentar diarreia, assim como uso de algum medicamento que o cão esteja utilizando no momento.
- Os cães necessitam de um líder da matilha por natureza. Quando chegam em sua casa, sabem que esse líder é você e te respeitam. Porém o respeito acontece até o momento em que o dono faz com que o cão se sinta igual a ele – caso permita que ele durma em sua cama ou no sofá, pois logo marcará território. É importante que o tutor delimite o espaço do cão e que evite que o seu cão durma na cama e que suba nos sofás e poltronas, ensinando-o a urinar em local destinado para tal ou na rua.
Você briga, e ele todo arrependido, faz aquela carinha de dó, você se derrete e perdoa. Mas o feito está lá, e sabemos que o cheiro não fica nada agradável, e agora, o que fazer?
Aprenda como tirar o cheiro de urina do tapete:
- Comece limpando a mancha com uma esponja e uma solução feita com vinagre e água.
- Deixe agir por alguns minutos,se não houver mais odor, seque com uma toalha de papel, pressionando até a completa absorção.
- Caso o cheiro de xixi de cachorro persista, só uma empresa especializadapara retirar sem danificar o tecido.
O local afetado geralmente é pequeno, mas o efeito é grandioso. E então, como proceder nessa hora, e limpar o tapete sem que você estrague o produto:
A limpeza deve ser perfeita, pois o local da urina pode se tornar uma referência para o animal. Caso sobrem algo da urina o animal pode retornar ao local, e,
a área afetada vai gradativamente se tornando maior, à medida que a urina penetra.
O que fazer quando o acidente acontece?
Quando acontece esse incidente, é especialmente importante remover o máximo possível da urina. A melhor maneira de fazer isso é colocar uma toalha absorvente grossa (uma toalha de praia dobrada várias vezes) na área e aplicar pressão para baixo.
Geralmente, é melhor ficar sobre a toalha para criar o máximo de pressão e permitir que a toalha aumente a umidade, puxando-a de baixo das fibras do tecido. Repita esse processo usando um pedaço de toalha até que não haja mais transferência de umidade para a toalha.
Se o xixi veio de um animal grande, provavelmente precisará de 2 ou 3 toalhas.
Então, o que causa o cheiro de urina?
Quando a urina seca deixa bactérias e sais úricos. As bactérias se proliferam e crescem quando há umidade presente (é por isso que o cheiro de urina sempre volta em dias úmidos ou chuvosos) e exalam um cheiro forte, e convenhamos, isso é terrível!
Para urinas antigas ou que já secaram:
- Se a mancha tiver secado parcialmente ou totalmente, o primeiro passo é tentar reidratar a urina e extraí-la do carpete. Isso é feito da melhor maneira misturando 2 xícaras de água morna e 1 xícara de vinagre branco e despejando sobre o tapete afetado.
- Feito o primeiro passo, coloque uma toalha de papel sobre a área, e friccione até a completa absorção. Use quantos papéis toalhas forem necessários, repetindo o processo até que você não consiga mais detectar a transferência de umidade para a toalha.
Esse passo só vale a pena se o animal tiver urinado na área uma ou duas vezes.
Como tirar cheiro de urina se ele faz sempre?
Se o animal tiver visitado a área regularmente, é provável que a urina tenha penetrado nas fibras ou atravessado o tapete. É possível que você não remova 100% da urina, se o seu caso for esse, só uma empresa especializada em limpeza para retirar sem danificar o tecido.
Como realizo a manutenção do meu tapete ou sofá?
Para retirar toda a poeira acumulada no tecido, sem as migalhas, pelos de animais e resíduos mais graúdos, a higienização se intensifica e atinge toda superfície do tecido.
Você pode fazer esse processo a cada 15 dias com um aspirador de pó ou usar um pente duro para passar em toda a peça, pois assim remove o máximo de sujeira acumulada. Os tapetes que podem ser retirados de dentro de casa, é recomendado que sejam deixados um tempo sob o sol para que qualquer umidade restante seja eliminada.
A ação da luz natural também ajuda a amenizar o mau cheiro antes da limpeza mais profunda.