Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Miastenia Gravis em cães – Conheça Tudo

Miastenia Gravis em cães – Conheça tudo

Índice

O que é a Miastenia Gravis em cães?

A Miastenia Gravis em cães é uma doença causada pela falha na transmissão da sinapse neuromuscular. Em outras palavras, é uma desordem neuromuscular causada por uma redução no número de receptores nicotínicos funcionais de acetilcolina na membrana pós-sináptica. Além disso, ela pode ser disfarçada pelo aparecimento de outras patologias neurológicas infecciosas, o que torna muito importante o conhecimento da Miastenia Gravis em cães com suas causas, tipos, diagnósticos e tratamentos. Nós da Fisio Care Pet oferecemos o melhor tratamento à sua família! Fale com a gente: 

O que a Miastenia Gravis causa em cães? 

A Miastenia Gravis afeta a transmissão dos impulsos nervosos aos músculos esqueléticos, o que causa uma fraqueza muscular. Nos cães, essa condição pode causar uma variedade de problemas, como:

  1. Fraqueza Muscular Geral: A fraqueza pode ser localizada ou generalizada, afetando particularmente os músculos dos membros e do pescoço.
  2. Megaesôfago: Um dos sintomas mais comuns e sérios é o desenvolvimento de megaesôfago, onde o esôfago se torna dilatado e perde a capacidade de mover alimentos adequadamente para o estômago. Isso pode resultar em regurgitação crônica e risco de aspiração, levando a pneumonia.
  3. Dificuldade para caminhar: Os cães podem apresentar dificuldade para caminhar, subir escadas ou se levantar após deitar-se.
  4. Mudanças na voz: Alterações vocais podem ocorrer devido à fraqueza dos músculos laríngeos.
  5. Fraqueza facial: A fraqueza pode afetar os músculos faciais, resultando em dificuldade para fechar os olhos ou a boca.
  6. Fadiga rápida: Os cães com Miastenia Gravis podem cansar-se rapidamente após exercícios ou atividades.

Quais os tipos de Miastenia Gravis?

1 – Miastenia Grave Generalizada:

 É a forma mais clássica, onde ocorrem episódios de fraqueza nos músculos dos 4 membros, principalmente após exercícios. Pode ocorrer nesse caso, também, uma fraqueza seletiva e persistente primariamente nos membros pélvicos e no megaesôfago.

Sinais Clínicos: os sinais clínicos variam de média a severa fraqueza muscular, geralmente relacionada a exercícios e ao megaesôfago, afetando com maior frequência os membros pélvicos do que os torácicos.

Cães com Miastenia Gravis podem apresentar fraqueza muscular focal ou generalizada. Embora seja maior após a prática de atividades físicas e melhora após repouso, existem muitos casos de fraqueza generalizada que podem apresentar similaridades com a Polirradiculoneurite ou Botulismo.

É importante ressaltar que nem sempre os pets apresentam a clássica intolerância ao exercício, ao invés disso, apenas demonstram fraqueza muscular. Em conjunto com essa fraqueza é possível notar outros sintomas como a ptose palpebral (queda da pálpebra), queda dos lábios, tetraparesia (perda parcial dos movimentos), dispneia e pneumonia por aspiração (representa a maior taxa de mortalidade devido ao severo envolvimento dos músculos respiratórios).

2 – Miastenia Gravis Focal:

Nesse caso, geralmente não há sinais clínicos de fraqueza nos membros torácicos ou pélvicos, mas há fraqueza em alguns grupos musculares como o facial, esofágico, faríngeo e laríngeo. O pet, nesse caso, pode apresentar apenas megaesôfago ou envolvimento de outros grupos musculares, sem evidência de fraqueza generalizada.

Sinais clínicos: é caracterizada pela dilatação esofágica e regurgitação, porém os músculos dos membros apresentam-se normais. O megaesôfago é um sintoma de diversas doenças, o que complica o diagnóstico assertivo. Dentre as principais causas estão: Polimiosite, Polineurite, Neuropatias Degenerativas, Hipoadrenocorticismo, Hipotireoidismo, Tumores (principalmente Timoma), e outros.

A Miastenia Gravis Focal é responsável por, pelo menos, 25% dos casos de megaesôfago. Em alguns casos, a regurgitação e perda de peso podem ser os únicos sinais da manifestação da Miastenia Gravis Focal, enquanto na maioria das ocorrências de megaesôfago secundários adquiridos, a regurgitação é meramente um dos vários sinais clínicos.

 

Como é feito o diagnóstico de Miastenia Gravis em cães?

As patologias nas quais a fraqueza corporal é intercalada com períodos de estado normal são confusas, pois muitos sistemas corpóreos diferentes podem estar envolvidos, sendo que a maioria das fraquezas episódicas resultam em doenças cardiovasculares, metabólicas e neuromusculares. Ou seja, o diagnóstico da Miastenia Gravis em cães pode ser confundido com alguma outra afecção caso não seja feito por um profissional capacitado. Por isso, é importante ter um veterinário de confiança para auxiliar nesse processo. 

Para o diagnóstico para Miastenia Gravis canina são feitos  testes laboratoriais e eletrofisiológicos adequados que vão excluir as doenças cardiovasculares e metabólicas. 

A fraqueza induzida por atividades físicas, a diminuição de resposta ao estímulo nervoso repetitivo e a resposta positiva aos fármacos anticolinesterásicos são os testes que costumam garantir a eficiência do diagnóstico da Miastenia Gravis.

Nós da Fisio Care Pet oferecemos diversos tratamentos de reabilitação animal. Conheça um pouco de nosso trabalho: 

Qual o tratamento para a Miastenia Gravis em cães?

O tratamento se baseia no controle dos sintomas com a utilização de anticolinesterásicos que retardam a degradação de acetilcolina liberada na fenda sináptica, permitindo que essa interaja com mais receptores, melhorando a transmissão neuromuscular e a força muscular do pet.

No caso de megaesôfago, é indicado um tratamento dietético conservador, a fim de evitar o agravamento da dilatação e da aspiração, e também a necessidade de tratamento injetável do anticolinesterásico, por não tolerar a administração oral.

Tratamento de fisioterapia pet para Miastenia Gravis

A fisioterapia trabalha no tratamento de Miastenia Gravis minimizando as limitações da doença nos pets. Ela elabora o diagnóstico cinesiofuncional e cria um programa de reabilitação adequado para cada caso, buscando sempre os resultados benéficos dos exercícios e suas variáveis metabólicas e psicológicas, consequentemente agindo na melhora da qualidade de vida do animal. Alguns dos tratamentos envolvem: 

Hidroterapia

Quando as atividades são realizada na água, como a hidroterapia veterinária (com uso de esteiras aquáticas), ocorrem ganhos na melhora das disfunções neuromusculares, dando um melhor ajuste do tônus muscular e possibilitando uma reabilitação neuro-sensória-motora, principalmente devido à resistência imposta pelo meio de tratamento e a diminuição do peso corporal por submersão.

Exercícios de Fortalecimento

Exercícios leves e graduais podem ajudar a fortalecer os músculos sem causar fadiga excessiva. Esses exercícios devem ser cuidadosamente planejados e monitorados por um fisioterapeuta veterinário para evitar sobrecarga muscular.

Massagem Terapêutica

A massagem pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea nos músculos e reduzir a rigidez. Além disso, pode aliviar a dor e o desconforto associados à fraqueza muscular.

Alongamentos

Alongamentos suaves podem ajudar a manter a flexibilidade muscular e prevenir contraturas. Eles devem ser realizados de maneira cuidadosa para evitar estiramentos excessivos.

Laserterapia 

Essas terapias podem ser utilizadas para reduzir a inflamação e promover a cicatrização dos tecidos, melhorando a função muscular e reduzindo a dor.

Terapias de Mobilização Articular

Movimentos passivos das articulações ajudam a manter a amplitude de movimento e a prevenir rigidez articular.

Por se tratar de uma doença de difícil diagnóstico e fácil confusão com outras patologias por seus sinais clínicos, é importante sempre contar com clínicas profissionais que ofereçam os melhores métodos de diagnóstico e programação de tratamento, a fim de extrair o máximo de possibilidades na recuperação.

Fale com a Fisio Care Pet 

A Fisio Care Pet proporciona profissionais bem capacitados, equipamentos modernos e métodos de tratamentos que forneçam um ambiente perfeito para o exame clínico, laboratorial, diagnóstico, planejamento e execução de programas de reabilitação para as mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas e de emagrecimento canino.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Se você está em busca de…
16 de novembro de 2024
Quem tem animal em casa sabe:…
15 de novembro de 2024
Essa é a sua chance de…
14 de novembro de 2024
Nossos pets são membros da família…
14 de novembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato