Nutrição Veterinária – O Papel da Alimentação

Nutrição Veterinária – O Papel da Alimentação

Nutrição veterinária: a importância da alimentação saudável no desenvolvimento de uma vida qualificada. Saiba quais nutrientes procurar nos rótulos de rações

Seu pet está precisando perder peso? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e conheça nosso programa de emagrecimento animal

A nutrição é fundamental para a sobrevivência, manutenção e desenvolvimento de todos os seres vivos. Os nossos pets de estimação, assim como nós, devem ter um cuidado especial, desde higiene até a alimentação através de um bom acompanhamento via nutrição veterinária.

A nutrição veterinária pode ser definida como o conjunto de processos que visam a assimilação correta dos nutrientes contidos nos alimentos animais, usando-os para seu crescimento, reposição dos tecidos corporais e manutenção de sua qualidade de vida.

Os animais, sejam eles de estimação ou criados para o consumo humano, merecem uma alimentação balanceada e de qualidade. Nesse entendimento, a nutrição animal reúne todos os pontos importantes e imprescindíveis para a manutenção da saúde de cães, gatos, bovinos, equinos, aves e outros.

A importância da boa alimentação na vida animal

A alimentação é, sem dúvidas, um elemento fundamental para a sobrevivência de todos no mundo. É por meio dela que adquirimos nutrientes necessários para sustentar nosso corpo com energia e em funcionamento adequado.

Pensando nisso, é essencial que os pets tenham uma alimentação compatível com suas peculiaridades (idade, raça, estilo de vida e estado físico), suprindo as exigências particulares de cada animal.

É importante também ressaltarmos a má influência dos hábitos alimentares humanos presentes na vida dos pets, que podem causar alterações perigosas e fazer mal a saúde do seu amigo.

As necessidades nutricionais dos pets, principalmente os que estão em fase de crescimento e amamentação, são diferentes das necessidades humanas. Dentre os exemplos mais clássicos está o carboidrato que os animais não digerem, fazendo do pão (comida recorrente na cultura familiar brasileira) um produto proibido para os pets.

A verdade é que a refeição animal deve ser equilibrada de acordo com sua espécie. Enquanto os animais da natureza costumam escolher sua alimentação de acordo com o seu organismo, os pets domésticos tendem a aceitar a alimentação que seu tutor oferece, aumentando a responsabilidade dos donos na manutenção de sua qualidade de vida.

O que procurar nos rótulos de ração para cães?

Os alimentos industrializados dispõem de nutrientes em suas fórmulas, e se diferem na quantidade e qualidade das proteínas contidas no pacote. É importante que os tutores conheçam um pouco das composições básicas que integram a ração e quais suas designações, principalmente para facilitar a escolha do melhor alimento para o pet. Vejamos:

  • Vitamina A: fundamental para a rapidez da divisão das células da pele e dos folículos capilares dos cães;
  • Biotina: ajudam na promoção de um crescimento saudável dos tecidos. A deficiência de Biotina é mais comum em filhotes que apresentam crescimento acelerado, resultando no crescimento de pelos frágeis, pele ressecada e perda da coloração normal da pelagem;
  • Cobre: auxilia na manutenção da cor da pelagem, prevenindo a queda e mantendo a pelagem macia e brilhante;
  • Vitamina E: antioxidante natural poderoso, protege as células da pele contra a investida de radicais livres;
  • Omega 3 e 6: ácidos graxos que auxiliam na elasticidade da pele, no brilho da pelagem e em toda a nutrição animal. As fontes ricas em Omega 3 são: óleo de canola e de carne de peixe; enquanto o Omega 6 pode ser encontrado no milho, canola e outros óleos vegetais;
  • Zinco: previne coceiras, inflamações e até infecções de pele causadas por fungos e bactérias.

É importante ressaltar que nenhum tipo de suplemento alimentar deve ser oferecido ao pet sem que antes ele passe por uma consulta com um médico veterinário que possa indicar a alimentação mais adequada para o estilo de vida e peculiaridades do seu pet.

Conte sempre com ajuda profissional para auxiliar no resgate de uma condição física saudável para o seu amigo

Sabemos que a alimentação nada saudável pode resultar em diversas enfermidades e problemas para os pets, desde obesidade até lesões na coluna, desenvolvimento de problemas como a hérnia de disco, artrose, displasia coxofemoral e outros.

Para tal, a Rede Fisio Care Pet conta com os melhores protocolos de atendimento em mais de 20 centros de reabilitação animal espalhados pelo Brasil. Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais e no oferecimento de equipamentos que garantam uma recuperação gradual e saudável.

São diversos métodos de tratamento que incluem hidroterapia, acupuntura, ozonioterapia, quiropraxia e outros, planejados em um programa de reabilitação para diferentes patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e em programas especiais de emagrecimento animal.

Quer mais detalhes sobre a nutrição veterinária? Precisa de um auxílio na recuperação do seu amigo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo!

Agende uma Consulta