Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Paralisia repentina em cachorros

Paralisia repentina em cachorros

Índice

Sintomas da paralisia em cachorros

Um cachorro é considerado paralisado quando não consegue mover um ou mais membros. A paralisia das patas traseiras é a forma mais comum de paralisia súbita em cães. Os sinais e sintomas de paralisia em cães podem ocorrer rapidamente, aqui estão alguns dos indicadores mais comuns:

  • Incapacidade de flexionar a articulação da perna
  • Incapacidade de suportar peso na perna
  • Dor
  • Claudicação (andar mancando)
  • Fraqueza
  • Marcha Anormal
  • Arrastando membro ou membros
  • Incapaz de abanar ou mover a cauda
  • Pálpebras caídas e comida caindo da boca
  • Perda do controle da bexiga e dos intestinos


Nós da Fisio Care Pet nos preocupamos com o bem-estar da sua família e proporcionamos o melhor atendimento para casos de reabilitação de paralisia em cachorros! Fale com a gente: 

Causas comuns de paralisia em cachorros

Existem muitas causas para um cachorro ficar paralisado. Muitas raças de cães têm uma predisposição genética para doenças que causam paralisia, como a doença do disco intervertebral ou a embolia fibrocartilaginosa, lesões traumáticas como quedas ou maus-tratos podem causar perda de mobilidade, bem como doenças da velhice, como artrose.

A paralisia não ocorre apenas em cães mais velhos. É até possível que um cachorro nasça paralítico. A paralisia pode ocorrer em uma, duas ou em todas as pernas. Cães que apresentam sinais de paralisia, como: arrastar os membros, fraqueza, dor ou incapacidade de andar corretamente, precisam ser tratados pelo veterinário imediatamente. Dependendo da causa, o tratamento imediato pode significar uma melhor recuperação.

Paralisia da perna dianteira

Comumente causada por danos aos nervos do pescoço (cervical) ou do plexo braquial

Paralisia da perna traseira

Comumente causada por danos nos nervos do coluna toraco-lombar ou lombo-sacra ou lesões de ciático

Tetraplegia

Incapacidade de mover qualquer membro. A tetraplegia é a paralisia total das quatro pernas ao mesmo tempo.

Paresia

Ocorre quando um cão está parcialmente paralisado. Eles são capazes de se mover, mas com dificuldades.

Confira um dos casos de reabilitação de paralisia em cachorro cuidado pela Fisio Care Pet: 

Condições que afetam a mobilidade em cachorros 

Existem muitas condições que podem fazer com que um cachorro fique paralisado, aqui estão algumas das condições de mobilidade canina mais comuns:

  • Condições neurológicas
  • Condições musculoesqueléticas
  • Mielopatia Degenerativa
  • Tumores cancerígenos
  • Embolia Fibrocartilaginosa (FCE)
  • Doença viral (cinomose ou raiva)
  • Doença do Carrapato
  • Lesão ou trauma
  • Exposição a pesticidas
  • Doença do Disco Intervertebral
  • Lesão vertebral

A paralisia em cachorros geralmente é causada por um problema na coluna ou no cérebro. Compressão espinhal, hérnia de disco e problemas nervosos podem interromper a comunicação entre a coluna e o cérebro de um cão. Quando os nervos não funcionam normalmente, os cães perdem a capacidade de andar, ficar de pé e controlar as pernas.

Um cão pode se recuperar da paralisia da perna traseira?

Em muitos casos de paralisia, os cães podem recuperar o uso de suas patas traseiras, mas há muitos fatores que determinam isso. O tempo varia, alguns se recuperam mais rapidamente outros levam mais tempo.

Nem toda paralisia é uma condição permanente. Muitos problemas articulares e musculares podem ser resolvidos com cirurgia e fisioterapia. A fisioterapia ajudará a mantê-los saudáveis enquanto o nervo se regenera. Acupuntura, terapia a laser e hidroterapia demonstraram ser úteis na reabilitação de membros paralisados.

Quando é necessário cirurgia em cachorros paralisados? 

Na realidade, vai depender de alguns aspectos como a gravidade e a causa, com a cirurgia pode haver a retardação dos efeitos ou até mesmo corrigir a paralisia do seu pet. Remoção de tumores, amputações e cirurgia da coluna vertebral para corrigir danos nos nervos são apenas algumas soluções cirúrgicas possíveis. Cuidados médicos imediatos e diagnóstico precoce podem ser a chave para colocar seu cão de pé o mais rápido possível.

Seguir as diretrizes pós-operatórias é vital para uma recuperação bem-sucedida. Fale com o seu veterinário e certifique-se de que sabe quais os passos a seguir após a cirurgia do seu cão.

Quais os tratamentos de reabilitação em cachorros paralisados?

Os tipos de tratamentos de reabilitação necessários e a frequência variam dependendo da causa subjacente da perda de mobilidade do seu AUmigo. O veterinário fisiatra pode prescrever acupuntura, alongamento, massagens, terapia a laser, exercícios no solo e hidroterapia. Siga o plano do seu veterinário de perto até que seu cão esteja totalmente recuperado. 

A chave para cuidar de um cão paralisado é garantir que você tenha todas as ferramentas certas disponíveis. Cachorros paralisados requerem cuidados especiais e apoio para se curarem e permanecerem ativos. Quer a paralisia seja temporária ou permanente, muitos dispositivos auxiliares estão disponíveis para ajudar a tornar sua vida mais fácil e fazer seu cão se mexer novamente

Conheça um pouco mais sobre os resultados de nossos tratamentos de casos já reabilitados pela Fisio Care Pet!

Fale com a Fisio Care Pet

 

Nós da Fisio Care Pet proporcionamos um atendimento personalizado às necessidades da sua família! Com equipamentos de ponta, profissionais especializados e uma infraestrutura adequada, oferecemos o melhor tratamento ao seu AUmigo, além de uma recuperação mais tranquila e duradoura!

Encontre a Fisio Care Pet mais próxima a você! 

A rede Fisio Care Pet está apta com profissionais capacitados para tratar condições como estas apresentadas no texto acima, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Os cães da raça Maltês podem…
27 de setembro de 2024
O câncer de mama também pode…
26 de setembro de 2024
A alimentação desempenha um papel fundamental…
26 de setembro de 2024
A displasia coxofemoral é uma das…
25 de setembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato