Por que a Castração Pode Deixar o Cão Obeso?

Por que a Castração Pode Deixar o Cão Obeso?

Por que a castração pode deixar o cão obeso: saiba quais os elementos que fazem com que o pet ganhe peso após a castração, as medidas assertivas para manter a saúde do pet e a importância da fisioterapia veterinária nos programas de emagrecimento canino

A Rede Fisio Care Pet tem os melhores programas de emagrecimento canino. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

Nesse artigo vamos compreender por que a castração pode deixar o cão obeso, a importância de tal ato na vida dos pets, as vantagens e os itens que fazem com que o pet ganhe peso ao longo da vida após a castração.

É importante ressaltar que o principal objetivo da castração é prevenir o nascimento de filhotes e, consequentemente, o abandono de animais. Além disso, a castração tem um papel preventivo importante, pois a ação impede/inibe o desenvolvimento de tumores e outras doenças.

Por que a castração pode deixar o cão obeso?

Todo mundo já presenciou ou ouviu algum conhecido comentar sobre o aumento de peso do cão castrado, e como pode ser um pouco assustador a mudança da estrutura corpórea do animal com essa medida.

Antes, vale lembrar que nem todos os cães sofrem com o aumento de peso após a castração, mas é preciso falar sobre o que ocorre na maioria dos casos.

Afinal, por que o cachorro engorda após a castração? Quais as medidas para evitar esse déficit de saúde?

1 – Hormônios: sem dúvidas, um dos maiores “culpados” pelo ganho de peso dos pets. Com a castração, os pets (principalmente as fêmeas) costumam deixar de apresentar o entusiasmo que tinham antes do procedimento cirúrgico. Como passam a ficar mais calmos, é necessário que os tutores incentivem a prática de atividades para equilibrar a falta de dinâmica apresentada pelo pet.

2 – Alimentação: como o cão castrado acaba gastando menos energia em suas atividades, é preciso planejar um controle de alimentação mais rígido. Isso não quer dizer que o pet tenha que passar fome, mas que as porções de alimento na rotina do pet sejam mais controladas, de preferência com a ajuda de um profissional veterinário na formação da dieta ideal;

3 – Tendência a engordar: ainda há um debate entre especialistas sobre a idade ideal de castração. Alguns acreditam que os pets castrados antes de completar o primeiro ano de vida (antes do primeiro cio), costumam ter mais tendência a engordar, enquanto outros acreditam que a castração entre o primeiro cio e o segundo podem não ser suficientes para evitar o aparecimento de doenças (como a prevenção em relação ao câncer de mama).

De qualquer forma, as duas medidas (na maioria dos casos) são bem sucedidas e positivamente preventivas. Algumas raças possuem realmente a propensão a obesidade canina, como Poodles e Dachshunds, porém, são as ações tomadas após a castração que irão determinar a manutenção do peso do pet ou não.

A importância de exercícios e a opção de emagrecimento saudável através de programas de fisioterapia veterinária

Se antes da castração o pet passeava para ficar menos agitado, agora é fundamental manter essas atividades com o intuito que ele queime calorias. Como não há mais motivos para procurar uma fêmea ou macho para acasalar, os pets tendem a ficar mais calmos e quietos, como dito anteriormente, mas isso não significa que ele não vá mais se animar para um passeio ou que não se divirta mais em brincadeiras!

A manutenção dos passeios são importantíssimos, tanto no ponto de vista do equilíbrio de peso e saúde muscular, como também na questão psicológica, ajudando o pet a encontrar outros sentidos na sua rotina de vida, mantendo uma qualidade de saúde.

Quando os pets ganham muito peso e fica complicado estabelecer um ritmo de exercícios diários, seja por falta de tempo do tutor ou incapacidade física do pet, os programas de fisioterapia veterinária para cães obesos se tornou uma solução eficaz de emagrecimento canino.

Os métodos que passam desde a utilização de agentes físicos como acupuntura, laserterapia e outros para controle de dores e inflamações, até o uso de esteiras aquáticas na hidroterapia veterinária, fornecem o ambiente e planejamento qualificado para um emagrecimento gradual e saudável.

A hidroterapia veterinária tem amplo reconhecimento no âmbito de reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratório. As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática oferecem uma terapia subaquática perfeita para a promoção do aumento de mobilidade, emagrecimento saudável e bem estar.

Quais as vantagens da castração animal?

Apesar de parecer maléfica aos olhos de quem vê o aumento de peso um fator impeditivo de realização da castração canina, ela oferece diversos aspectos positivos na vida dos pets:

1 – Diminui o hábito de marcar território para os machos;
2 – Os passeios costumam ser mais tranquilos;
3 – O instinto do pet permanece intacto;
4 – É um procedimento cirúrgico acessível e seguro;
5 – As fêmeas diminuem consideravelmente o aparecimento de câncer (neoplasia);
6 – Os machos também diminuem consideravelmente o aparecimento de tumores;
7 – Evita a agressividade por excitação sexual constante;
8 – Diminui a urina excessiva durante os passeios.

Conte com a Rede Fisio Care Pet para qualquer esclarecimento!

A Rede Fisio Care Pet preza pela capacitação de seus profissionais e pela difusão de informações importantes para os tutores e amantes de animais, oferecendo sempre os melhores métodos de tratamento para diversas complicações e patologias neurológicas, ortopédicas e nos programas de emagrecimento canino.

Quer saber mais por que a castração pode deixar o cão obeso e como traçar um programa emagrecimento canino saudável? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo.

Agende uma Consulta