Regime para Emagrecer Cachorro – Medidas Saudáveis

Regime para Emagrecer Cachorro – Medidas Saudáveis

Regime para emagrecer cachorro: quais os hábitos mais prejudiciais a saúde do pet, raças mais propensas ao ganho de peso, as medidas saudáveis de emagrecimento e as formas de identificar a obesidade. Saiba como a fisioterapia é uma ferramenta eficaz de emagrecimento

Você pode conversar com um de nossos especialistas. Encontra e unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo!

Vivemos lutando contra a balança e costumamos não gostar dos quilinhos a mais. Assim também ocorre com os pets que não se sentem bem quando estão acima do peso. Por isso, um regime para emagrecer cachorro adequado se faz necessário para a manutenção da saúde e bem estar dos pets.

Sabemos que alguns hábitos prejudicam a boa forma dos pets, e o sedentarismo e má alimentação estão entre os principais problemas que resultam na obesidade. Nesse artigo vamos falar como funciona um bom regime para emagrecer cachorro e algumas boas medidas para combater a obesidade canina.

Predisposição: quais raças estão mais propensas ao aumento de peso?

Existe um número grande de raças com propensão e predisposição genética ao ganho de peso, entre elas: Beagle, Dálmata, Dogue Alemão, Cocker Spaniel, Labrador, Pug, Golden Retriever, São Bernardo, Mastiff, Schnauzer Miniatura, Shih Tzu, Basset e Dachshund.

Como identificar que meu pet está acima do peso?

Existem três fatores essenciais nos quais é possível identificar se um pet está obeso ou não. São eles:

1 – Sentir a costela do animal pelos dedos quando acariciada a região;
2 – Ver uma cintura no cachorro quando olhada de cima;
3 – A barriga deve ser menor que a região peitoral quando olhado de perfil.

Medidas saudáveis para preservação da saúde dos pets

Um dos grandes problemas relacionados aos pets está na compreensão do que é necessário ou não ao cão. Para que um cão se mantenha saudável e bem alimentado, não é preciso nada além do que a própria ração pode proporcionar.

As rações foram desenvolvidas com o objetivo de fornecer uma fonte segura e eficiente de quantidade de calorias e proteínas que o cão precisa para manter uma vida ativa e feliz. O oferecimento de outros tipos de complementos alimentares é totalmente contra-indicado; e quando oferecido, que seja feito em porções pequenas, sem temperos e com alimentos seguros, que não prejudiquem a saúde do cão.

O regime alimentar para cães obesos pode ser planejada com a utilização de rações da linha obesidade, como a Premier Obesos, caso a situação necessite de uma alimentação que ajude na perda de peso.

Um erro comum cometido nos programas de emagrecimento canino é o oferecimento de rações lights que servem apenas para a manutenção do peso do animal, e não para o auxílio no emagrecimento. Com isso, quando um cão perde peso através da utilização de rações lights, quer dizer que ele estará em déficit nutricional e perdendo peso de forma nada saudável.

O equilíbrio da alimentação canina é feita com o entendimento do fracionamento da medida da comida diária. As porções devem estar relacionadas ao peso que o animal deveria ter, e não ao peso que ele se encontra no momento.

Essas informações podem ser encontradas no verso dos pacotes de ração na tabela de peso x quantidade diária. Essas informações são generalizadas e podem não funcionar para o emagrecimento do seu pet, sendo a melhor forma de enquadramento da quantidade de ração feita através da consulta a um médico veterinário especialista.

Outro ponto importante relacionado ao aumento de peso dos cães é a falta de exercícios físicos. O sedentarismo, sem dúvidas, é um dos fatores que mais contribui para o aumento da obesidade canina. Para combater isso, você pode fazer algumas mudanças de hábitos com o seu amigo:

1 – Compre bolas ou outros brinquedos que possam estimular a diversão deles sem que haja muito esforço e tédio. Emagrecer brincando é uma das melhores formas de recuperar a vida ativa do seu pet;

2 – Caminhadas. É difícil, o tempo é curto, mas apenas 30 minutos diários já são suficientes para notar alterações consideráveis de musculatura, postura e atividade do seu cão. Porém, cuidado, nem todos os pets acima do peso possuem condições físicas de encarar caminhadas longas e exaustivas, tendendo a apresentar problemas em articulações e coluna. Mas o que fazer então?

Fisioterapia veterinária como grande aliada na reabilitação e emagrecimento de cães

Cerca de 60% dos casos de sucesso no emagrecimento de cães está relacionado às mudanças dos hábitos alimentares. Porém, a associação do regime alimentar com a fisioterapia veterinária focada no emagrecimento canino representam o sucesso de 87,5% dos casos de combate a obesidade canina, segundo o artigo apresentado no Congresso Paulista de Especialidades Veterinárias de 2012.

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que forneçam um ambiente perfeito para uma emagrecimento gradual e saudável dos cães obesos, sempre levando em consideração cada caso concreto.

O regime de emagrecimento em cães da Fisio Care trabalha com recondicionamento muscular e a mudança de hábitos do pet, utilizando diversos equipamentos de ponta como a esteira aquática na hidroterapia veterinária.

Para ter uma ideia, a hidroterapia veterinária transformou a imersão em água em uma terapia com amplo reconhecimento no âmbito da reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica, cardiorrespiratória e de emagrecimento. As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática são elementos perfeitos para evitar as consequências das lesões causadas pelo excesso de peso e os efeitos da gravidade, quando em atividades realizadas em solo duro.

Os benefícios são enormes e os resultados são expressivos, ajudando não só na recuperação física como também psicológica. O ambiente, apesar de estranho para alguns pets em um primeiro momento, é perfeito para a realização de movimentos em que o pet esteja receoso, ajudando na recuperação da confiança, flexibilidade e mobilidade.

Conte com a Rede Fisio Care Pet para traçar o programa de emagrecimento mais eficaz para o seu amigo!

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os melhores diagnósticos, planejamento e execução de programas de reabilitação para complicações e patologias ortopédicas, neurológicas e nos programas especiais de emagrecimento canino.

Quer um regime para emagrecer cachorro eficaz e saudável? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo! Venha ver como podemos traçar um programa qualificado de emagrecimento para o seu amigo.

Agende uma Consulta