Afinal, quanto custa a fisioterapia para animais? A resposta, na realidade, vai variar de acordo com alguns fatores como: a avaliação médica que vai direcionar ao tratamento mais adequado, os aparelhos utilizados nas sessões, o tempo de cada sessão e o progresso do pet durante o tratamento. Nós, da Fisio Care Pet, proporcionamos o melhor tratamento de reabilitação animal para sua família. Fale conosco:
Aqui, vamos apresentar a média de valores das sessões de fisioterapia veterinária, além dos tipos de tratamento que a fisioterapia engloba, as técnicas mais eficientes e modernas, além de demonstrar a importância da especialidade na recuperação de diversas lesões e doenças que afetam nossos AUmigos. Mas, antes disso, assista o vídeo e entenda a importância da avaliação na fisioterapia animal:
Quanto custa fisioterapia para animais em média?
Antes de qualquer coisa, é essencial ressaltar que nenhuma clínica pode determinar o valor do tratamento de fisioterapia sem uma avaliação e diagnóstico. Na Fisio Care Pet, a melhor rede de reabilitação animal do mundo, a média de preços de avaliação é de R$ 120,00 por avaliação e a avaliação com uma sessão para alívio de dor tem a média de R$ 210,00. Essa margem de preços pode variar conforme as necessidades de tratamento de seu amigo peludo.
Qual a média de tempo das sessões de fisioterapia em animais?
As sessões costumam durar entre 1h e 1h e 30min, podendo variar de acordo com a complexidade do caso de seu pet e do número de sessões necessárias para a recuperação. Na Fisio Care Pet há o uso da técnica da hidroterapia veterinária a partir da esteira aquática. Essa é uma das melhores técnicas de reabilitação de animais atualmente, por fornecer uma evolução mais rápida de lesões musculares, paralisias, dores, problemas de articulação, mobilidade e confiança do animal.
Além disso, a hidroterapia com nossa esteira aquática pode diminuir em até 40% o tempo do tratamento, garantindo economia e uma recuperação mais eficiente. Se compararmos um tratamento a domicílio para paralisia, por exemplo, você consegue alcançar em 12 sessões de hidroterapia o que só conseguiria com mais de 20 em casa.
Quais as lesões e doenças que a fisioterapia é capaz de combater?
A reabilitação de animais a partir da fisioterapia é indicada para praticamente todas as enfermidades ortopédicas e neurológicas, desde casos de displasia coxofemoral, hérnias de disco, traumas, fraturas, luxação patelar, artrose, ruptura de ligamento cruzado, bem como no controle da obesidade e manutenção do condicionamento físico do pet. Porém, para saber exatamente quais os custos da fisioterapia em seu melhor amigo de quatro patas, é necessário a avaliação profissional para um alinhamento do melhor tratamento a ser feito.
A fisioterapia animal é uma especialidade da medicina veterinária e se utiliza de diferentes técnicas para o tratamento e reabilitação de animais, proporcionando avanços importantes e significativos na recuperação de cães, gatos, equinos e animais exóticos. É através dela que conseguimos manter ou desenvolver a autonomia funcional dos pets, gerando mais saúde e qualidade de vida.
Nesses termos, é possível dizer que a fisioterapia tem como principais objetivos:
- Prevenir patologias;
- Acelerar o ritmo de recuperação de lesões;
- Promover alívio da dor;
- Melhorar os processos de cicatrização;
- Corrigir diferentes problemas posturais;
- Promover ou manter o condicionamento físico dos pets;
- Acompanhar e tratar animais obesos e idosos;
- Proporcionar maior qualidade de vida.
Qual é a importância da fisioterapia na recuperação animal?
A fisioterapia veterinária se mostra cada vez mais uma opção qualificada que proporciona uma melhor qualidade de vida, uma melhor recuperação e um melhor conforto ao seu animalzinho, principalmente com doenças que antes eram vistas como sem cura!
Esse tipo de reabilitação animal fornece desde uma recuperação mais rápida e longínqua após uma cirurgia, até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas. Assim, as diferentes técnicas atuam de forma eficaz na conservação da musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando a expectativa e qualidade de vida dos pets.
Atualmente, além de indicada para casos onde se necessita de terapias conservativas, a fisioterapia também tem atuado em diferentes processos pré e pós-operatórios, se mostrando essencial para que os animais que sofrem por lesões e diferentes patologias tenham meios para se recuperar de forma gradual e saudável.
Quais as técnicas de fisioterapia mais eficientes?
Existem diversos métodos fisioterapêuticos no programa da reabilitação, que são indicados a partir do quadro clínico de seu AUmigo! Algumas das mais utilizadas são:
1 – Eletroterapia: se utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.
2 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.
3 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes utilizando agulhas em pontos estratégicos. Pode ser um grande aliado na reabilitação do seu pet.
4 – Ultrassom: auxilia no reparo dos tecidos e também ajuda em processos anti-inflamatórios, sendo muito utilizada após cirurgias ortopédicas. Também pode ser utilizado no tratamento de processos inflamatórios de articulações como a artrose.
5 – Massoterapia: utiliza a massagem como forma de diminuição da tensão nos músculos, quebrando o ciclo contínuo de dor, aumentando a circulação de sangue na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Ajuda também na liberação de nódulos nos músculos que causam dor e desconforto aos pets, sendo um excelente tratamento relaxante que libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar.
6 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células diminuindo o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.
7 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária e talvez um dos métodos que mais produz resultados nos processos de reabilitação. Consiste na utilização da água como forma de terapia, principalmente com o uso de esteiras aquáticas.
Vale salientar que a hidroterapia veterinária promove diversos efeitos positivos na vida dos pets, fisiológicos e psicológicos. A redução do peso do animal e, consequentemente, no impacto de cada movimento fornece mais confiança, relaxamento muscular, aumento da circulação, mobilidade e fortalecimento muscular.
É muito indicada para diversos tratamentos de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e mais. Seus resultados mais positivos estão nos programas de emagrecimento canino, no combate ao avanço da displasia coxofemoral e no tratamento da hérnia de disco, entre outros.
Quem somos
A Fisio Care Pet é pioneira na promoção do reconhecimento da reabilitação animal. São mais de 50 unidades de clínicas de fisioterapia veterinária espalhadas pelo Brasil e pela América Latina.
Tratamos diferentes patologias e lesões ortopédicas e neurológicas através de um programa de reabilitação extremamente qualificado e eficaz. As principais patologias tratáveis na Fisio Care incluem: displasia coxofemoral, hérnia de disco, ruptura de ligamento cruzado, lesões, traumas, fraturas, artrose e outros.
Promovemos uma grande capacitação de todos os nossos profissionais e de todas as nossas clínicas, para que haja garantia dos melhores tratamentos e resultados na recuperação de seu amigo peludo. Fale conosco: