Com a sua carinha enrugada e orelhas de morcego, o cachorro Buldogue Francês é uma graça. Essa é uma raça ideal para quem procura um cão de companhia. Amoroso e divertido, esse é um cão que se dá bem com a criançada. Adora a companhia dos donos. Por isso, evite deixá-lo sozinho pois pode ficar rebelde e aprontar alguma.
Devido ao seu tamanho é uma boa raça para quem mora em apartamento. Um exemplar adulto pesa aproximadamente 14 Kg em 35 cm de altura. Embora o tamanho pequeno, esse é um cachorro robusto e forte a exemplo do buldogue inglês.
Para não ficar obeso, é importante levar ele para uma caminhada diariamente. A pelagem curta torna mais fácil a manutenção já que não exige escovação tão frequente quanto outras raças. As rugas da face também precisam ser limpas regularmente para não acumular sujeira.
Uma última dica é nunca colocar o buldogue francês para nadar pois eles não conseguem devido ao seu tipo físico. De resto curta bem o mais novo amiguinho da família!
País de origem: França
Ano: por volta de 1800
Função original: cão de colo
Função atual: cão de companhia
Pelagem: lisa, curta, macia e brilhante
Peso médio: 8kg a 14kg
Tamanho: aproximadamente 35cm
História e Origem
O Buldogue Francês, também conhecido como Frenchie, é uma raça que deve sua existência a pelo menos três países: Inglaterra, França e EUA. A Inglaterra ajudou com a base da raça, que foi o antigo Buldogue. Criadores franceses transformaram esses pequenos Bulldogs em um tipo francês distinto, e criadores Americanos foram os primeiros a exigir as tão conhecidas orelhas de morcego.
Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção.
Características do Buldogue Francês
– Possui porte corporal compacto, robusto e forte (musculoso). Possuem estrutura óssea forte e sólida.
– A cauda do buldogue francês é curta e “colada” ao corpo, sendo grossa na base.
– A pelagem do buldogue francês é curta. A pele destes cães apresenta rugas e pregas.
– As cores mais comuns são fulvo, tigrado, marrom, creme e branco.
– Os cães saudáveis e adultos desta raça pesam entre 8 e 14 kg, medindo entre 30 e 36 cm.
– As orelhas são uma característica marcante nesta raça, pois são eretas e o formato se assemelha as dos morcegos.
– Os buldogues franceses vivem, em média, de 11 a 14 anos.
– Possuem cabeça grande, larga e com formato quadrado. O focinho é achatado.
– O nariz e os lábios são na cor preta.
– Os olhos são escuros com formato arredondado.
– Possuem pernas afastadas, em linha reta, musculosas e fortes. As pernas posteriores são maiores do que as da frente.
– Apresentam dentes bem afiados e lábios avermelhados.
Comportamento e Personalidade
O Buldogue Francês exerce o papel de companheiro com maestria. Ele é muito apegado ao dono e precisa de companhia constante para ser feliz. Se você trabalha o dia todo e pretende deixa-lo sozinho em casa, considere adquirir outra raça, que sofra menos com a sua ausência. Quando sozinho, seu jeito agitado pode contribuir para desenvolver comportamentos destrutivos, como roer, morder e até comer objetos – ele não é muito delicado, por isso é preciso estar de olho sempre. Este comportamento tende a diminuir com o passar do tempo, mas pode se estender de acordo com a criação, o comportamento individual e o stress de ficar sozinho.
Ele é animado, engraçado, divertido e brincalhão – sempre pronto para interagir com você, sua família e seus convidados. Onde vai é motivo de comentário, com seu jeito divertido e temperamento dócil e amigável. Com o Frenchie não tem essa de estranho: ele faz amizade com quem estiver por perto em um piscar de olhos. Quando criados com crianças se tornam seus amigos inseparáveis, sempre interagindo e protegendo-as.
– É um ótimo cão de companhia. Pode também exercer a função de cão de guarda.
– São ativos, brincalhões e divertidos. Adoram brincar com crianças.
– São afetuosos, carinhosos, tranquilos e pacientes.
– Por serem teimosos, é necessário um treinamento eficiente.
– São inteligentes e muito sociáveis (com pessoas e outros cachorros).
– Gostam muito de dormir e costumam roncar.
– Embora possam viver em locais pequenos como apartamentos, por exemplo, necessitam de atividades físicas diárias.
– São muito leais e protetores com relação aos seus donos.
Buldogue ou Bulldog?
Na verdade, ambos estão corretos. A palavra Bulldog é a forma de escrever em inglês (english bulldog, french bulldog) enquanto a palavra Buldogue é a maneira de escrever em português (buldogue inglês, buldogue francês).
Veja aqui tudo sobre o BULLDOG FRANCÊS:
FONTE : Fino Faro