Acupuntura Canina – Tire Suas Dúvidas

Acupuntura Canina – Tire Suas Dúvidas

Acupuntura canina: conheça os detalhes do tratamento e tire suas dúvidas com as perguntas mais frequentes sobre os benefícios da acupuntura veterinária

Quer conversar com um especialista sobre acupuntura canina? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

A acupuntura canina é um dos tratamentos alternativos que ganha cada vez mais adeptos na hora de traçar o programa de recuperação mais eficaz para reequilibrar a vida saudável de nossos amigos.

Os diferentes métodos que passam por técnicas de manipulação, massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias e raio laser, fazem da acupuntura canina um meio eficaz de combate aos ciclos de dor, oferecendo uma técnica segura para a recuperação dos pets.

Nesse artigo vamos elencar alguns itens que costumeiramente são perguntados sobre o tratamento e a técnica, tentando clarear os conceitos de quem ainda não conhece muito bem os benefícios e eficiência da acupuntura veterinária.

A acupuntura canina é a mesma da humana?

Sim, a teoria da acupuntura é baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e suas diferentes técnicas possuem as mesmas bases das utilizadas em seres humanos, com variações e peculiaridades quando aplicadas em animais.

A acupuntura veterinária é segura?

Sim, desde que praticada por um médico veterinário capacitado para aplicar e interpretar o programa de tratamento, seguindo sempre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

O tratamento causa dor e sofrimento?

Existem diferentes reações nas aplicações das técnicas, porém, pode-se dizer que o sentimento maior é de certo torpor, formigamento, ou como uma corrente elétrica passando pelo corpo, do que propriamente dor.

Quais são as contraindicações do tratamento?

As contraindicações para a acupuntura animal são poucas e específicas. A inserção de agulhas sobre dermatites ou áreas tumorais, ou aplicação de tratamento na fase aguda da cinomose são algumas delas.

Como é a reação dos pets ao iniciar o tratamento via acupuntura?

A maioria dos animais aceitam o tratamento de forma espontânea, conseguindo relaxar e até dormir durante as sessões. A paralisação dos ciclos de dor ajudam a compreender que o que está sendo feito ali é para a melhora daquela condição.

E os pets mais agitados, podem fazer acupuntura?

Há sempre a opção de utilizar outras técnicas que não a inserção de agulhas, que normalmente agitam os cães mais ariscos. Porém, mesmo os mais agressivos, quando acostumados ao procedimento, não oferecem resistência ao programa.

Como são feitas as sessões de acupuntura?

As sessões de acupuntura variam de 10 a 40 minutos, 1 a 2 vezes por semana. Claro, isso de forma geral, pois há sempre de se levar em conta cada caso específico e a necessidade de cada paciente.

É possível englobar a acupuntura em conjunto com outros tratamentos?

Sim, a acupuntura veterinária é um tratamento complementar, e seus efeitos são ainda mais positivos quando realizados em conjunto com outras terapias convencionais, desde a utilização de hidroesteira, fisioterapia, quiropraxia até exercícios controlados.

Depois da inserção das agulhas, os pontos de acupuntura sangram?

Ocorrem pequenos sangramentos pela estagnação de energia e sangue nos canais, assim, ao retirarmos as agulhas essa energia é liberada ocorrendo o sangramento, também relacionado a congestão vascular local decorrente da patologia do pet. Porém, são sangramentos que não irão causar nenhum problema ao seu amigo.

Quais as patologias que a acupuntura canina pode tratar?

As principais indicações são:

  • Doenças respiratórias;
  • Doenças musculares (como miosite);
  • Doenças dermatológicas (como sarna demodécica);
  • Doenças na estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose e outras);
  • Doenças neurológicas (hérnias de disco, paralisias, convulsões e outras);
  • Doenças no sistema gastrointestinal (diarreia, gastrite e outras);
  • Doenças urogenitais;
  • Doenças no sistema reprodutivo;
  • Ajuda na recuperação de procedimentos cirúrgicos;
  • Auxilia no tratamento de câncer em cães;
  • Patologias oculares;
  • Viroses;
  • Distúrbios endócrinos.

Conte sempre com profissionais especializados para garantir eficiência e qualidade

A Rede Fisio Care Pet investe forte na capacitação profissional de seus especialistas e também em equipamentos modernos que ofereçam o ambiente certo de recuperação saudável e gradual. São mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil, todas levando os princípios e condutas de toda a Rede, analisando cada caso e traçando um programa de reabilitação adequado.

Quer um programa estruturado e profissional de acupuntura canina para o seu amigo? Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta. Venha ver como podemos ajudar na recuperação saudável do seu pet.

Páginas Sugeridas