Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Como Fazer Dieta para o Seu Cachorro?

Índice

Como fazer dieta para o seu cachorro? Entenda dois pontos fundamentais do aumento da obesidade canina e como superá-los. Saiba como a fisioterapia pode ser fundamental

Você pode conversar com um de nossos especialistas e tirar mais dúvidas. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo!

Alimentação e sedentarismo são uns dos principais fatores para o excesso de peso dos pets, o que aumenta consideravelmente os problemas de saúde decorrentes desse aumento de peso. Pensando nisso, a Rede Fisio Care Pet separou algumas dicas de como fazer dieta para o seu cachorro.

A mudança de alimentação para cães obesos

A alimentação é um dos fatores primordiais para a mudança saudável dos hábitos dos pets e, nesse ponto, muitos tutores acabam pecando na estruturação da dieta canina, baseando toda cadeia de alimentação em rações que não oferecem os efeitos desejados para a rotina alimentar saudável do cão.

O tratamento de cães obesos pede a adequação da dieta canina através de rações que possuam ingredientes e nutrientes que auxiliam no emagrecimento e queima de gordura em um ritmo saudável, como as rações da linha Premier Obesos.

O que acontece comumente é que os tutores, na ânsia de impor uma nova rotina de alimentação aos pets, acabam optando por rações da linha light, que se destinam somente a manutenção do peso do pet e não exatamente em um programa de emagrecimento. Ou seja, quando um pet perde peso comendo uma ração light, ele estará com um déficit nutricional por estar emagrecendo de forma não saudável.

É importante ressaltar que o direcionamento de uma dieta saudável deve sempre ser feito com base no que o profissional veterinário propor para o tratamento do seu amigo. Não é recomendado o planejamento da dieta sem o acompanhamento profissional.

Combatendo o sedentarismo

Outro ponto importante relacionado ao excesso de peso dos pets é a falta de exercícios físicos! O sedentarismo, sem dúvidas, contribui significativamente para o aumento de casos de obesidade canina. Para combater esse fato, é possível estipular algumas mudanças de hábitos simples como:

  • Caminhadas. O tempo é curto e a nossa rotina é desgastante, principalmente para quem vive em grandes cidades, mas a rotina de 20 a 30 minutos de caminhada diária já é o suficiente para notar alterações consideráveis na musculatura, postura e dinâmica do seu cão. Nesse ponto é sempre bom alertar que nem todos os pets possuem condições físicas de encarar caminhadas longas e exaustivas, por isso faça o aumento da atividade de forma gradativa quando notar que seu pet está se desgastando muito, começando com 20 minutos 3x na semana e aumentando gradativamente;
  • Compre brinquedos como bolas e itens de borracha que possam estimular a diversão sem que haja muito esforço e tédio. Emagrecer brincando é uma das melhores formas de recuperar a vida ativa do seu amigo.

A fisioterapia veterinária também se tornou uma grande aliada

Segundo estudos apresentados em artigo no Congresso Paulista de Especialidades Veterinárias, cerca de 60% dos casos de sucesso no emagrecimento canino estão relacionados às mudanças de hábitos alimentares. Porém, a união desse regime alimentar com a fisioterapia veterinária focada no emagrecimento já representam o sucesso de cerca de 88% dos casos de combate a obesidade canina.

A utilização da fisioterapia veterinária focada no emagrecimento de cães trabalha com intuito de recondicionar a musculatura e a mudança de hábitos do pet, utilizando-se de diversos equipamentos modernos como a esteira aquática, natação, acupuntura e outros.

Para termos uma ideia, a hidroterapia veterinária conseguiu transformar a imersão na água em uma terapia com amplo reconhecimento no tratamento de diversas patologias, seja no âmbito da reabilitação muscular, osteoarticular e neurológica, como também em funções cardiorrespiratórias e no emagrecimento.

As propriedades físicas da água como a pressão hidrostática e flutuabilidade garantem uma conjunção perfeita para o emagrecimento e recuperação física, evitando as consequências das lesões causadas pelo excesso de peso e os efeitos da gravidades em atividades realizadas em solo duro.

Além dos benefícios notórios na questão física, a hidroterapia também promove a recuperação psicológica do pet, pois o tratamento proporciona um ambiente perfeito para a realização de movimentos em que o pet esteja receoso, ajudando na recuperação de confiança, mobilidade e flexibilidade.

Conte sempre com profissionais capacitados para traçar o melhor tratamento para o seu pet

A Rede Fisio Care Pet conta com mais de 20 centros de reabilitação animal, oferecendo os melhores tratamentos para diversas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e em programas especiais de emagrecimento canino.

Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais, atualizando constantemente os protocolos de atendimento e os métodos de recuperação, assim como na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e gradual.

Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta. Venha ver como fazer dieta para o seu cachorro com métodos profissionais de reabilitação animal.

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
29 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato