Cirurgia Canina de Ligamento Cruzado – As Melhores

Cirurgia Canina de Ligamento Cruzado – As Melhores

Cirurgia canina de ligamento cruzado: modernas e efetivas cirurgias para ruptura de ligamento cruzado. Saiba como a fisioterapia é importante na recuperação pós-cirúrgica

Seu amigo precisa de um ortopedista ou auxílio para recuperação da ruptura de ligamento cruzado? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e converse com um de nossos especialistas

É fato que a cirurgia canina de ligamento cruzado é a medida essencial e primária a ser feita após a constatação da lesão de ligamento. Por isso, é de suma importância entendermos quais os procedimentos mais modernos e eficientes para a correção dessa complicação.

Após a cirurgia canina de ligamento cruzado, é importante também destacarmos que a recuperação pós-cirúrgica deve ser levada a sério, por isso veremos quais as melhores opções de reabilitação para pets que passaram pelo procedimento cirúrgico de correção de ruptura de ligamento cruzado.

As melhores cirurgias caninas de ligamento cruzado

1 – TPLO (Técnica de Osteotomia e Nivelamento do Platô Tibial): é um método que tem como principal objetivo a diminuição da inclinação do platô tibial e o impulso tibial cranial, buscando uma maior estabilização da articulação do joelho, permitindo uma rápida recuperação da lesão já com o uso do membro afetado logo após o procedimento cirúrgico.

É um dos procedimentos mais requisitados e utilizados no tratamento de ruptura de ligamento em cães e gatos, tanto nos EUA como na Europa, promovendo um nivelamento do platô tibial em conjunto com a alteração mecânica da articulação afetada, assim obtendo maior estabilidade através da restrição ativa da articulação do joelho.

Tem maior incidência na correção de rupturas em pets de raças grandes, mas é também comprovadamente satisfatória e eficiente quando aplicada em raças menores.

2 – TTA (Técnica de Avanço da Tuberosidade Tibial): é um método que se baseia na alteração da dinâmica da articulação do joelho por meio de uma osteotomia longitudinal e do avanço da tuberosidade da tíbia.

Em teoria a técnica limita o deslocamento cranial tibial através do aumento da alavanca do músculo dos quadríceps, sendo uma alternativa paralela em relação à TPLO, pois atenua a tensão do ligamento patelar com o avanço de milímetros da crista tibial em direção ao crânio-proximal.

A proposta dessa técnica está no avanço da tuberosidade tibial, por consequência da força do ligamento patelar, deixando um ângulo de 90º entre o ligamento patelar e o platô tibial, objetivando a manutenção da direção neutral e caudal da força de deslocamento tibiofemoral durante a ação de apoio do peso corporal do animal, consequentemente diminuindo dores e condicionando o pet para uma recuperação mais eficiente e saudável das funções musculares e articulares.

Qual é a técnica mais eficiente?

Estudos recentes mostraram que a TPLO ainda possui uma maior eficácia quando falamos de estabilização do joelho pós-cirurgia, porém, a TTA ainda é considerada uma técnica menos invasiva e de realização mais simples se comparada a outras técnicas de osteotomia, além de oferecer um tempo cirúrgico menor quando se trata de ociosidade de recuperação.

Apesar das comparações, é preciso ressaltar que ainda não há uma técnica que apresente 100% de eficiência na correção do ligamento cruzado em pets, o que reforça a necessidade da escolha de um bom tratamento pós-cirúrgico para uma recuperação plena e saudável.

A fisioterapia veterinária como grande aliada na reabilitação de pets com ruptura de ligamento cruzado

Muitos especialistas creditam a recuperação pós-cirúrgica como o processo mais importante na combate a ruptura de ligamento cruzado em cães e gatos. Nesses termos, a fisioterapia veterinária vem oferecendo resultados expressivos na recuperação da lesão, sendo indicada após 5 dias da realização da cirurgia.

As diferentes técnicas que passam por acupuntura veterinária e hidroterapia (com o uso de esteiras aquáticas), fornecem um tratamento objetivo e um ambiente perfeito de preservação da condição clínica de cada animal. As sessões ajudam de forma efetiva no ganho de massa muscular e na confiança do pet em sua nova dinâmica de mobilidade, garantindo uma recuperação gradual e saudável.

Conte sempre com clínicas especializadas na reabilitação do seu pet

A Rede Fisio Care Pet investe na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente perfeito de recuperação para pets com lesões e patologias neurológicas, ortopédicas e em programas de emagrecimento para pets acima do peso.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo o melhor da fisiatria veterinária. Encontre agora mesmo a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e garanta a melhor cirurgia canina de ligamento cruzado e o tratamento pós-cirúrgico mais eficaz através de métodos profissionais de fisioterapia veterinária.

Agende uma Consulta