Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias: ,

Adestrar Cachorro – Por que é importante?

Índice

  • A Fisio Care Pet é a maior rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.

Quando se fala em adestrar cachorro, ainda há uma grande desconfiança de muitos tutores. O fato é que historicamente só se falava em adestramento para cães trabalhadores, como os da polícia ou exército, ficando por muito tempo associada a palavra adestramento com agressividade.

O passar do tempo fez com que o convívio entre humanos e cães aumentasse, dando cada vez mais espaço aos cães de companhia. Hoje em dia a maioria das famílias tem pelo menos um cão em casa e isso já não é mais um luxo, mas vem se tornando quase que uma necessidade.

Com essa convivência tão estreita, as famílias vêm encontrando algumas dificuldades de relacionamento com seus cães, muitas vezes humanizados ou com desvios de comportamento, sem limites, agressivos, teimosos ou até mesmo considerados hiperativos, cães destruidores dentre muitas outras queixas.

É a partir dessas situações que se torna interessante adestrar o cachorro, e é esse tema que trataremos abaixo, elencando quais as principais causas, quando é necessário, as principais técnicas, benefícios e como começar um adestramento básico de cães em casa.

Quando é o momento certo para adestrar cachorro?

De maneira curta e direta: quando o tutor notar que algumas atitudes do pet não estão sendo controladas ou ele não tem tempo hábil para poder dar atenção e corrigir os desvios de comportamento do animal.

Na maioria das vezes, os maus comportamentos dos cães surgem pela má interpretação do tutor a respeito dos sinais que seus cães apresentam, outras muitas vezes pelo fato da família não estar suprindo corretamente as necessidades básicas desse cão, como comida, água, carinho e gasto de energia.

Como sabemos, estipular uma rotina a ser seguida é fundamental para que o animal se sinta saudável e realizado. Não à toa, o incentivo ao exercício é uma das melhores opções para acalmar o animal e criar um vínculo afetivo fundamental para sua educação.

Qual é a idade certa para adestrar cachorro?

Não existe uma fase certa para adestrar cães, entretanto, é importante salientar que cada fase do animal requer um tipo diferente de adestramento. Porque, assim como nós humanos, quando filhotes, os cães possuem hábitos infantis que podem sumir com o passar do tempo.

Muitos especialistas afirmam que o treinamento desde filhote é primordial para que o cão seja obediente e educado quando mais velho. Segundo eles, diversos truques e técnicas ajudam bastante cães mais novos a se comportar e manter uma postura educada.

Por outro lado, cães mais velhos, adultos e teimosos, também podem se beneficiar do adestramento animal, mas como dito anteriormente, precisam de um treino muito mais específico e paciência para corrigir seus vícios.

Algumas causas comuns que requerem adestramento

O adestramento é um meio de ir muito além do que simplesmente ensinar comandos para o cachorro. É uma maneira de entendermos mais a fundo a personalidade daquele animal e encontrar o melhor caminho para lidar com seus medos, anseios e características em geral.

O fato é que nem sempre dizer “não pode” ou mostrar insatisfação com a atitude do pet resulta nos efeitos desejados. Por isso, é fundamental ponderar a situação e verificar se um tratamento profissional de um adestrador de cães é necessário.

Quando o fizer, sempre peça para o adestrador indicar alguns truques e técnicas para utilizá-las em casa, dando ao pet os limites de maneira correta. Desse modo, o incentivo diário o ajudará a manter o comportamento adequado.

Cães com dificuldade em ficar sozinho precisam de adestramento?

A separação diária entre cão e tutor é uma questão recorrente. Mas é preciso ter em mente que envolve os sentimentos do pet pelo tutor. Por isso, o adestramento em casos como esse faz com que os animais consigam controlar os impulsos.

Qual a importância e benefícios de adestrar cachorro?

O adestramento, principalmente quando feito desde filhote, é muito importante para promover a sociabilização do cão. Além disso, a correção dos comportamentos indesejados é fundamental para evitar que a relação dele com a família seja prejudicada.

Trata-se de uma boa forma de fortalecer a relação entre cão e tutor. A comunicação fica mais clara e isso previne ou diminui o surgimento de problemas. Além disso, possibilita que o cão se torne equilibrado e acompanhe seus tutores nas atividades do dia a dia, saiba se comportar em qualquer ambiente e seja integrado na sociedade de forma saudável.

Um cão treinado é, sem dúvidas, um cão feliz, porque ele poderá estar com a família em muitas ocasiões e fará parte das atividades do dia dia das pessoas.

E preste atenção! Não acredite que contratar esse tipo de serviço significa que você falhou ao educar seu amigo. Adestrar cachorro nada mais é do que uma demonstração de amor ao seu pet e uma forma de melhorar a qualidade de relacionamento entre vocês.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
12 de junho de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato