Alimentação natural para cães: principais benefícios

Alimentação natural para cães: principais benefícios

Entenda os cuidados necessários com a alimentação natural para cães.

Ultimamente, muitos donos têm se questionado sobre a alimentação natural como uma opção para seus cães. Principalmente por alguns receios em relação à concentração de conservantes e corantes de algumas rações industrializadas.

No artigo de hoje, vamos esclarecer os principais pontos e te ajudar a entender quando oferecer estes alimentos é a melhor opção para o seu bichinho.

O que podemos oferecer para os cachorros?

Uma confusão muito comum quando falamos sobre a alimentação natural é a de que ela seria o equivalente a alimentar o seu cão com a mesma comida que a dos seres humanos.

Como se voltássemos à época em que as famílias, em vez de fazerem uso das rações, alimentavam seus bichos com restos das refeições.

Muito pelo contrário, além de não ser indicado, esse tipo de alimentação pode acarretar uma série de problemas de saúde no seu animalzinho.

Na verdade, a alimentação natural consiste em uma dieta equilibrada, que respeita as necessidades nutricionais e fisiológicas do animal. Ou seja, é composta por proteínas, carboidratos e suplementos.

Não há problema nenhum em oferecer alimentos naturais para o seu cãozinho, contanto que com a orientação e supervisão de um médico veterinário especializado. 

Apenas ele terá conhecimento suficiente sobre a biologia do cão, que é totalmente diferente da nossa. 

Ração Industrializada x Alimentação natural

“Doutor, qual delas eu posso oferecer para o meu bichinho? Qual delas é a melhor?”. Essa é uma das perguntas que eu mais escuto a respeito deste tema.

E a minha resposta é: depende. Em um primeiro momento você deve levar em conta se ao optar pela alimentação natural, vai ter tempo de preparar tudo sempre fresquinho ou  se sua rotina é muito corrida.

Para te ajudar a entender melhor a diferença entre esses métodos elenquei abaixo os principais pontos de cada um.

Alimentação Natural

A alimentação natural para cães é uma dieta 100% natural, feita com carnes, legumes, verduras e cereais de alta qualidade. Quando estipulada por um veterinário é balanceada e na medida ideal para suprir as necessidades nutricionais do seu pet.

Elas têm índices ideais de proteína animal, carboidratos não inflamatórios de baixo índice glicêmico, gorduras saudáveis e nenhum tipo de aditivos químicos como conservantes, corantes ou estabilizantes artificiais.

O que faz com que a alimentação natural seja indicada para cães de qualquer idade e raça. Podendo ser oferecida a pets a partir de 50 dias de nascidos.

Animais com problemas de saúde também podem se beneficiar da alimentação natural por ela ser totalmente individualizada, priorizando os nutrientes que o animal mais necessita naquele momento.

Benefícios da alimentação natural:

  • Contém pelo menos 70% de água, o que facilita a digestão dos alimentos e protege dos rins do seu cãozinho.
  • Reduz a incidência de doenças de pele, alergias e mantém a pelagem saudável.
  • A possibilidade de variar o cardápio de acordo com os gostos e necessidades do seu pet.
  • Hálito mais fresco.
  • Fezes com menos odor e em menor volume.
  • É mais digestível e de excelente absorção de nutrientes.
  • É uma excelente aliada na luta contra o sobrepeso.
  • Garante um reforço no sistema imunológico, ajudando na prevenção de infecções e doenças.

 

Ração Industrializada:

A ração é um alimento completo e balanceado. Ou seja, ele tem tudo o que o seu bichinho precisa, e é feito pensando nas necessidades que ele tem, de acordo com a fase da vida dele.

Então se você optar por esse tipo de nutrição, deve se atentar se a ração é para filhotes, adultos, castrados ou sênior.

Além disso, as rações também estão disponíveis dentro das modalidades econômica, premium e super premium.

  • Ração de Combate, Econômica ou Standard: 

essas rações oferecem nutrientes de baixa digestão, ou seja seu cãozinho come mais e faz mais cocô. Muitos donos costumam associar esta “gula” do animal à uma preferência dele pelo alimento.

Mas isso geralmente acontece porque a ração não está saciando a fome do bichinho, fazendo com que ele tenha que se alimentar mais vezes.

Esse tipo de ração também é conhecido por  ter uma alta concentração corantes e aromatizantes, na maioria artificiais (corante amarelo, vermelho, azul).

Em algumas marcas, também é comum serem adicionados restos de animais, como bicos, penas, unhas e pés.

Muitas vezes não são uma opção completa e balanceada, pois nem sempre os animais conseguem digerir bem as rações econômicas.

  • Ração Premium:

As Rações Premium são conhecidas por usarem ingredientes de mais qualidade que as econômicas. Como, por exemplo, farinha de ossos e farinha de vísceras. O único porém é que algumas marcas adicionam corantes a sua composição.

Para não ser pego de surpresa, fique sempre atento às informações do rótulo. Se ele mencionar corantes como amarelo, red ou vermelho, etc, é porque utiliza corantes artificiais.

Em nossas unidades, sempre indicamos a ração Golden da premier.

  • Ração Super Premium:

A principal característica que diferencia esta ração das demais é a alta concentração de proteínas em sua fórmula. Podendo chegar a até 28%.

A seleção de ingredientes da ração super premium é ainda mais rigorosa e inclui ingredientes como farinha de carne à sua composição.

A super premium também possui linhas para diversas funcionalidades como perda de peso, diabéticos, cardiopatas, etc.

Na categoria Super Premium, a melhor marca do do mercado é a Premier Pet.

Cuidados necessários com a alimentação natural  

A primeira atenção que você deve ter é levar o seu cão em um veterinários especializados em nutrição animal. No consultório, ele irá pesar o seu pet e vai examiná-lo para identificar quais são as necessidades dele naquele momento.

A partir desta análise, ele vai prescrever a quantidade exata de cada alimento que deve ser consumida em cada refeição.

Para que o seu cachorro se beneficie da alimentação natural é imprescindível que você siga a risca todas as indicações feitas pelo veterinário. Nada de misturar com arroz, ou ração por conta própria!

É muito comum confundirem a alimentação natural com a alimentação caseira. A principal distinção entre esses dois tipos é que, a alimentação natural traz  a tona algumas coisas mais instintivas para o animal.

Nela trabalha-se muito com o alimento cru, in natura. Por isso, ela aspira certos cuidados como o congelamento correto da carne crua antes de você oferecer. Eliminando assim, qualquer risco de contaminação.

 

Continua com dúvidas sobre a alimentação natural?

Agende uma consulta para o seu cãozinho em uma de nossas unidades e tire todas as suas dúvidas com os nossos veterinários. Ao examinar o seu pet, ele poderá apontar suas principais necessidades e indicar os prós e contras da dieta.