Entre em contato com um de nossos profissionais para saber mais sobre nossos tratamentos fisioterapêuticos:
Pensar que seu pet pode ser envenenado é algo assustador, mas infelizmente é comum. Por isso, a Fisio Care Pet vai te informar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Aqui você vai encontrar as principais informações em caso de envenenamento do seu animal. E por ser o mais importante, o texto vai começar justamente com os métodos de prevenção.
Como prevenir o envenenamento?
- Não permita que seu pet coma o que estiver na rua, já que é impossível saber de onde aquilo veio e o que colocaram ali.
- Muito cuidado ao comprar plantas de decoração. Assim, flores como tulipas, gerânios e hortênsias podem ser venenosas, e lírios são tóxicos especialmente para gatos. A samambaia e a costela-de-Adão também podem ser prejudiciais à saúde do seu pet.
- Evite usar produtos de limpeza como água sanitária ou limpa-vidros com amônia quando fizer faxina.
Leia também: Primeiros Socorros em Animais de Estimação
Principais sintomas
Os sintomas variam de acordo com o que causou o envenenamento. Porém, dentre os principais, podemos citar:
- Tremores;
- Baba excessiva;
- Diarréia (com ou sem presença de sangue);
- Dilatação da pupila;
- Convulsões.
O que fazer em caso de envenenamento?
Primeiro, você deve ser capaz de identificar a porta de entrada para o veneno. Foi através de um banho com carrapaticida? Foi algo que ele inalou? Algo que ele comeu?
Envenenamento por contato
Se foi por contato pela pele, como em substâncias tóxicas ou produtos de limpeza, banhe seu animal com água morna e, se ele for muito peludo, leve-o para ser tosado.
Envenenamento alimentar
Se for algo que ele comeu há menos de 15 minutos, você deve oferecer carvão ativado para o animal.
O carvão ativado é facilmente encontrado em farmácias, e é importante em casos de envenenamento, pois ele se liga ao veneno que está no estômago do pet e o expulsa junto do bolo fecal.
Caso você não tenha o carvão, uma colher de sopa de mel pode ser usada como protetor gástrico. Mas lembre-se que é apenas uma medida paliativa e seu animal deve ser levado imediatamente ao veterinário.
O que você não deve, em hipótese alguma, é fazê-lo vomitar. Isso porque, quando ingeridos, os venenos queimam. Ao regurgitar, eles queimam novamente na subida, podendo até provocar a ruptura do esôfago e de outras estruturas.
Cuide bem do seu pet com a Fisio Care Pet. Mais de 10 estados brasileiros focados no bem-estar do seu animal!