Cachorro Anda Curvado – Entenda O Que Pode Ser

Cachorro Anda Curvado – Entenda O Que Pode Ser

Cachorro anda curvado: saiba quais os principais problemas que afetam a coluna dos cães, as raças mais propensas e o tratamento mais adequado para eles

Seu cachorro anda curvado? Você pode conversar com um especialista agora mesmo. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta

Seu cachorro anda curvado? Pois, assim como nós, os pets também podem sentir dores de coluna e devem ser tratadas de forma adequada para controlar o avanço de patologias ou lesões, evitando que o quadro se agrave e avance para paralisias.

É importante destacar que nem sempre é fácil identificar qual é o problema que está afetando a mobilidade do pet, sendo que os sintomas como o cachorro mancando, cachorro anda curvado, com dor, incontinência urinária e outros, são sintomas que costumam estar presentes em diferentes patologias e lesões.

Dentre os principais fatores causadores de dor na coluna em cães estão o envelhecimento, obesidade, traumas (atropelamento, brigas, quedas e outros), excesso de exercícios e discopatias como a hérnia de disco, a mais comum das patologias da coluna vertebral.

Nesse artigo vamos compreender melhor algumas dessas patologias e lesões, as raças mais propensas a desenvolver problemas de coluna e o tratamento mais adequado para resgatar a qualidade de vida do seu amigo.

Quais as raças mais propensas?

1 – Propensão a má formação vertebral: Bulldog Inglês, Bulldog Frances, Boston Terrier e Pug;

2 – Propensão ao desenvolvimento de hérnia de disco: Dachshund, Lhasa Apso, Beagle, Bulldog Francês e Poodle;

3 – Propensão ao desenvolvimento de complicações na coluna: Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever, São Bernardo e Doberman.

Como identificar que o cão está com problemas na coluna?

Além do sintoma clássico do andar curvado e manco, é possível identificar que um pet está sofrendo com dores quando ele fica mais quieto, reservado, evitando movimentos de impacto como subir em camas e sofás, apresenta menos apetite, se mostra muito ofegante e relutante em passear ou encarar qualquer atividade que envolva esforço físico.

Quando o quadro está avançado, com o cão sentindo dores intensas, ele costuma ficar com a coluna arqueada, mancando e, por vezes, chorando. Portanto, sempre que perceber sintomas como os descritos acima, leve o seu amigo para fazer uma avaliação profissional.

Os exames, como os de reação à dor, radiografias e, dependendo do caso, tomografias e ressonâncias, são importantíssimos para o diagnóstico assertivo e o planejamento mais eficaz de recuperação.

Principais problemas que afetam a coluna dos pets

1 – Fraturas e traumas: um dos problemas mais corriqueiros nos centros de reabilitação animal. São causados, na maioria dos casos, por batidas, atropelamentos, brigas e até por sintomas de outras lesões mais específicas de ordem ortopédica ou pelo excesso de peso do animal.

2 – Discopatias: alterações nos discos localizados entre as vértebras que acabam comprimindo a medula espinhal ou as raízes nervosas responsáveis por déficits de locomoção. Esse problema é o grande responsável pelas paralisias em cães e gatos.

As discopatias, em muitos casos, leva a distúrbios locomotores e neurológicos no sistema nervoso (responsável pelos movimentos e sensibilidade). Essas discopatias podem ocorrer por lesões agudas na medula espinhal, como as hérnias de disco, traumatismos (que causam fraturas e/ou luxações vertebrais) e eventos vasculares (embolismo fibrocartilaginoso).

Podem também ocorrer por lesões crônicas da medula espinhal caracterizadas pelas alterações degenerativas vertebrais e dos tecidos moles associados, acometendo na maioria dos casos cães idosos. A espondilomielopatia cervical caudal (Síndrome de Wobbler), discopatia cervical ou toracolombar de Hansen tipo II, malformações espinhais e outros, são exemplos claros dessas alterações degenerativas.

Tratamento mais eficaz para sua recuperação

A cirurgia ainda é muito indicada para diversos casos de traumas, hérnia e outros, mas são as ações pós-cirúrgicas o ponto chave para obter uma recuperação gradual e saudável.

Nesses termos, a fisioterapia veterinária vem se tornando um dos agentes mais eficientes nos programas de reabilitação animal. O tratamento é iniciado com utilização de agentes físicos para controle da dor e auxílio na desinflamação do local.

Os diferentes métodos fisioterápicos em união com sessões de acupuntura veterinária tem demonstrado eficácia nos tratamentos, desde o uso de laser terapêutico, ultra som, eletroterapia com corrente TENS, termoterapia com o calor (luz infravermelha) e o frio, ajudando na normalização da função motora e sensorial como um todo.

Após a estabilização completa da cirurgia e os primeiros passos de reabilitação através dos agentes físicos que combatem a dor e inflamações locais, inicia-se os exercícios de movimentação que visam o ganho de massa e tônus muscular e, principalmente, ajudam na aceleração da regeneração neurológica.

As esteiras aquáticas cumprem papel preponderante para a diminuição do tempo de tratamento, sendo uma terapia excelente para evitar novas intervenções cirúrgicas e diminuir a quantidade de medicamentos utilizados.

A técnica, chamada de hidroterapia veterinária, trabalha com o cão em uma esteira na água, diminuindo a carga de peso na coluna em até 60% devido ao fator flutuante do animal submerso dentro d’água. As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática, fornecem uma terapia subaquática perfeita para a promoção de mobilidade e bem estar.

Conte sempre com clínicas profissionais para auxiliar o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet tem vasta experiência no planejamento e execução de programas de reabilitação animal. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os melhores programas de recuperação para patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e de emagrecimento canino.

Seu cachorro anda curvado? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo! Venha ver como podemos planejar um programa para resgatar a qualidade de vida do seu amigo.

Agende uma Consulta