Vacina para Gatos – Conheça as Ideais

Vacina para Gatos – Conheça as Ideais

Vacina para gatos: quais as mais importantes para manter a qualidade de vida do seu felino, e quando é recomendável realizar e estruturar o calendário de vacinação

ATENÇÃO: não realizamos vacinação. Trabalhamos apenas com especialidades de reabilitação animal. Caso precise de nosso serviços pode encontrar uma de nossas unidades aqui

Todo pet de estimação é bastante vulnerável a bactérias e doenças virais que podem atrapalhar a rotina saudável que mantém, por isso é muito importante que o organismo deles esteja preparado para se defender, garantindo a saúde e bem estar. As vacinas para gatos, nesse prisma, tem um papel importante de prevenção e devem ser levadas a sério pelos tutores de felinos.

As vacinas para gatos são de extrema importância para a manutenção de sua qualidade de vida, porém, como o calendário de vacinação é diferente e específico para cada caso, o mais recomendado para sua saúde é levá-lo a um veterinário de confiança para uma análise, identificando quais são as necessidades imunológicas para a estruturação do calendário de vacinas adequado.

Calendário de vacinas para gatos

Como dito acima, o mais sensato é ter o acompanhamento de um profissional para estruturar o calendário de vacinação mais adequado para o seu bichano. Porém, é possível conhecermos quais as vacinas mais importantes para eles.

As vacinas consideradas mais importantes e obrigatórias são a polivalente e antirrábica, sendo que a polivalente pode ser encontrada em três tipos:

  • Tríplice (V3): prevenção contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose;
  • Quádrupla (V4): além de todos os antígenos contidos na V3, também previne e protege contra a Clamidiose;
  • Quíntupla (V5): previne contra todas as enfermidades da V3 e V4, mais a Leucemia. Essa vacinação só é recomendada para felinos que possuem predisposição a se contagiar pela FELV

Os intervalos entre as vacinas acontece, normalmente, nesta sequência:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da polivalente V3 ou V4;
  • 90 dias de vida: 2ª dose da polivalente V3 ou V4;
  • 120 dias de vida: 3ª dose da polivalente V3 ou V4 e a vacina antirrábica.

Vacinação de filhotes de gatos

Embora a necessidade de vacinação para gatos seja ainda maior quando filhotes, eles não devem ser vacinados antes dos 60 dias de vida, principalmente pelo fato de que seus anticorpos passados da mãe para a cria podem interferir na eficiência da vacina, fazendo com que a imunização não seja completa.

Além disso, por seu sistema imunológico ainda não estar completamente desenvolvido, gatos filhotes não devem ficar expostos às ruas e com contato com outros animais enquanto não tiverem tomado todas as vacinas devidamente.

A vacinação deve ser feita, em qualquer idade, com o gato saudável e sem sintomas como febre ou diarreia.

Vacinação de gatos adultos

Como estes já apresentam o sistema imunológico formado, basta uma dose da polivalente e da antirrábica, reforçando anualmente as doses para mantê-lo longe de problemas. Se o felino for de rua ou não conhece sua história, é altamente recomendado uma análise prévia de um veterinário para um planejamento de vacinação mais criterioso.

Quais são as reações das vacinas para gatos?

Há uma série de reações que podem desencadear após a vacinação como coceiras na cabeça e rosto, dificuldades respiratórias, vômitos e falta de coordenação. São sintomas pouco frequentes, mas que quando acontecem devem ser imediatamente analisados por um profissional veterinário em um hospital.

Quando as reações incluem paralisias localizadas e andar manco, pode ser causada em função da maneira com que a vacina foi aplicada, e não necessariamente pelo seu conteúdo.

É difícil prever reações, principalmente durante a primeira imunização dos felinos. Porém, em alguns casos e administração de antialérgicos ou anti-histamínicos podem ser recomendadas antes da vacinação para diminuir reações, principalmente em gatos que já demonstraram uma tendência para os problemas relatados acima.

Nunca deixe de cuidar e preservar a qualidade de vida do seu amigo

A Rede Fisio Care Pet está entre um dos melhores centros de reabilitação animal, oferecendo em mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil os melhores programas de reabilitação para diferentes patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e em programas de emagrecimento animal.

Agende uma Consulta