Cachorro ou Gato Atropelado – O que Devemos Fazer?

Cachorro e gato atropelado: quais são os passos importantes a ser tomar em casos como esse e como os primeiros socorros podem salvar vidas. Veja também como a fisioterapia veterinária se tornou o método mais eficaz na reabilitação de pets acidentados através de diferentes métodos profissionais

Cachorro ou Gato atropelado? Precisa de ajuda? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e converse conosco agora mesmo!

Presenciar um cachorro ou gato atropelado é algo realmente triste e traumático, porém, compreender como podemos ajudá-los em uma situação extrema como essa pode ser o diferencial para salvar a vida de um pet.

Os procedimentos corretos dentro do socorro imediato em casos de cachorro ou gato atropelado podem variar dentro da situação ocorrida. Entretanto, existem alguns passos importantes que podemos adotar para socorrer os pets acometidos. Vejamos.

Passos importantes para socorrer cachorro ou gato atropelado

1 – Olhe se não há resquícios de sangue, muco, vômito ou qualquer substância estranha que esteja atrapalhando a respiração do pet. Caso haja, tente limpar com cuidado boca e narinas do animal;

2 – Caso esteja em um local que ainda ofereça perigo, retire o pet do local de risco com cuidado. Tome a devida precaução, pois, cães acidentados podem ser extremamente agressivos. Para isso você pode improvisar uma proteção para seus braços com roupas, apenas para evitar um novo acidente ou uma mordida inesperada;

3 – É preciso sempre lembrar que a movimentação excessiva de coluna e ossos, em alguns casos, pode significar uma lesão mais séria para o animal. Por isso, sempre movimente o pet quando preciso de forma cuidadosa;

4 – Em casos de hemorragia ativa, comprima a região sangrenta com um pano ou toalha limpa, a fim de evitar a perda de mais sangue;

5 – Quando possível a movimentação do pet, leve-o o mais rápido possível para o hospital ou clínica veterinária mais próxima para a realização dos exames para a localização da lesão e o devido encaminhamento de tratamento.

O tratamento para cães ou gato atropelados!

Os primeiros socorros são tão importantes quanto o direcionamento correto de tratamento para animais atropelados. Em muitos casos, os pets necessitam de um recondicionamento após fraturas ou luxações de ossos e coluna, exigindo um período complexo e intenso de reabilitação para resgatar sua qualidade de vida.

A fisioterapia veterinária é uma das ferramentas mais eficientes para a reabilitação de animais atropelados, pois, além de resgatar a condição física dos pets acidentados, quando bem realizada, pode inclusive substituir a necessidade de intervenções cirúrgicas evitando novos sofrimentos, além de adequar o pet em uma condicionamento físico ideal para sua necessidade.

As diferentes técnicas de fisioterapia e reabilitação incluem métodos como a hidroterapia veterinária (uso de esteiras aquáticas ou não para o recondicionamento físico dos pets), acupuntura, ozonioterapia e quiropraxia para controle de dor e preparo de reabilitação e muito mais.

Conte sempre com clínicas profissionais especializadas na reabilitação animal

A fisioterapia veterinária já deixou de ser uma alternativa de tratamento para alguns casos específicos para se tornar um meio consolidado de reabilitação e manutenção da qualidade de vida dos pets. Os benefícios são notáveis, sejam eles pré ou pós operatórios, fornecendo o ambiente correto para uma recuperação saudável e assertiva.

A Rede Fisio Care Pet, por exemplo, investe pesado na capacitação de seus profissionais e em equipamentos modernos para a reabilitação de seus pacientes, contando com profissionais ortopedistas, neurológicos e especialistas em fisioterapia veterinária e nas técnicas de reabilitação, planejando um programa de recuperação especial para cada caso e paciente.

Tem um caso de cachorro ou gato atropelado e precisa de ajuda? Entre em contato conosco, encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta. Venha ver como podemos ajudar seu amigo com um programa eficaz de reabilitação animal.

Agende uma Consulta