O cão idoso
O Dia do Cão Idoso é celebrado no dia 01 de Outubro para homenagear esses companheiros tão felizes. A idade avançada, na maioria das vezes, significa que estão há muito tempo na família. Por isso, merecem ser comemorados.
Considera-se que um cão está idoso quando alcança ¾ da sua expectativa de vida. Isso significa que a “terceira idade” dos cães varia de acordo com seu tamanho. Geralmente, cães de pequeno porte passam a ser idosos aos 9 anos, enquanto em cães de grande porte essa idade passa a ser 6.
As características de um cão idoso são parecidas com a de humanos. O pelo fica branco na região do focinho e dos olhos, ficam com mais dores e mais sensíveis a quedas, traumas e mudança de temperatura.
Porém, assim como humanos, existem cães idosos que continuam ativos e saudáveis apesar da idade.
Cuidados necessários com cães idosos
O cuidado com cães idosos são os mesmos com cães jovens, porém é necessário uma ‘atençãozinha’ a mais. O cuidado com alimentação, comportamento e cuidados com a saúde mudam pouco.
Disposição
Entenda que os cães idosos não brincam tanto quanto os filhotes e passam mais tempo dormindo. Por esse motivo, eles não têm tanta disposição e podem não querer interagir com filhotes que sejam ativos.
Além disso, com a mobilidade reduzida dos cães idosos, podem surgir problemas articulares. A artrite, a artrose e problemas na coluna podem incomodar seu pet.
Alimentação
A respeito da alimentação de um cão idoso, só é diferente porque sua digestão não é tão rápida quanto a de cães mais jovens. Por isso, as rações específicas para cães idosos são normalmente de mais fácil digestão.
Além disso, considere comprar rações com menos calorias e proteína animal de qualidade. Dessa maneira, você oferece uma alimentação balanceada e própria para a idade do seu cão.
Cuidados de saúde
Quando envelhecemos, as idas ao médico se tornam mais frequentes, e os cachorros passam pela mesma coisa. A probabilidade deles terem doenças articulares, dificuldade de se locomover ou de fazer necessidades básicas é maior, por isso precisam de mais cuidados.
Assim, para prevenir problemas graves de saúde e manter a qualidade de vida do seu pet, leve-o em consultas e realize exames regularmente. O ideal, recomendado por especialistas, é que um cão idoso vá ao veterinário a cada 6 meses.
Fisioterapia para cães idosos
Pela mobilidade reduzida e maior sensibilidade a dores, é essencial que seu pet tenha os cuidados necessários de saúde.
Entre eles está a fisioterapia veterinária, que pode fortalecer os músculos envelhecidos do seu cão, além de promover exercício físico que melhora a condição de saúde.
Existem exercícios próprios com esse objetivo, como os alongamentos e a esteira aquática, que pelo baixo impacto representa um bom exercício sem agredir as articulações.
Fisioterapia na Fisio Care Pet
Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho.
Todas as nossas clínicas têm equipamentos de última geração e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida.
Agende hoje mesmo um atendimento na Fisio Care Pet!