Especialista em Artrose em Cães – Encontre Aqui!

Especialista em Artrose em Cães – Encontre Aqui!

Especialista em artrose em cães: entenda quais as causas mais comuns do aparecimento da doença, diagnóstico e qual o tratamento mais eficiente

Você pode conversar com um especialista se preferir. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você de marque uma consulta agora mesmo!

A artrose é uma doença degenerativa das articulações que atinge, na maioria dos casos, cães com idade avançada, mas que nas últimas décadas vêm crescendo o número de casos, principalmente em pets com sobrepeso. Com isso, torna-se cada vez mais importante o acompanhamento de um especialista em artrose em cães.

A artrose canina causa o desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos, gerando perda de elasticidade e dor, impedindo a mobilidade natural do pet. O especialista em artrose em cães irá atestar qual a causa do aparecimento da doença, para depois do diagnóstico assertivo direcionar o tratamento mais eficaz.

Mas quais as principais causas da artrose?

A mais comum causa da artrose em cães é provocada por problemas de desenvolvimento. São cães entre 8 e 13 anos os mais atingidos pela doença, sendo que praticamente todos os pets idosos possuem alguma complicação de ordem articular.

Outro fator importante para o aparecimento da artrose canina está no porte físico do pet. Geralmente os cães de grande porte são os mais atingidos pelo desgaste excessivo das articulações causada pela força empregada ao longo dos anos.

Cães mais novos também já estão apresentando sinais clínicos de artrose de forma precoce. A causa mais comum é a obesidade canina e a superalimentação que forçam as articulações.

A artrose secundária também é uma das principais causas, e uma das que tem mais ocorrência nos hospitais veterinários. Elas aparecem como uma afecção secundária ligada a alguma outra complicação anterior do pet. A displasia coxofemoral, por exemplo, costuma carregar a artrose como uma afecção secundária associada a displasia.

Outras complicações como traumatismos, rupturas de ligamento ou exercícios que forçam demais a musculatura do pet também podem implicar no aparecimento da artrose. Nestes casos, cirurgias corretivas podem ser realizadas para curar as luxações ou ligamento rompidos do processo degenerativo.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico se dá pelo histórico de saúde do pet (de dor ao movimentar-se) em conjunção com os exames das articulações e radiografias. Porém, nem sempre o diagnóstico é assertivo, uma vez que é difícil medir a dor do pet, principalmente pelo fato deles deslocarem o peso de uma articulação doente para outra saudável, evitando a pressão sobre a primeira.

Como é o tratamento para a artrose em cães?

Apesar de não existir uma cura efetiva para a doença, ela pode ser perfeitamente tratada! Para isso, a utilização das diferentes técnicas de fisioterapia veterinária são grandes aliadas no processo de recuperação, agindo direto no freio da evolução da deterioração das articulações, combatendo dores e incômodos e oferecendo mais qualidade de vida aos pets.

Os métodos mais usados passam pela utilização de agentes físicos para controle da dor e avanço da degeneração como a eletroterapia, laserterapia, magneto e fototerapia. Em conjunção com esses métodos utiliza-se também os exercícios de fortalecimento através das esteiras aquáticas (hidroterapia veterinária), que trabalham a recuperação do animal com os benefícios da terapia aquática, que evitam o castigo e a possibilidade do aparecimento de novas lesões por diminuir os efeitos da gravidade, se diferenciando das atividades realizadas em solo duro.

Os anti-inflamatórios também são ações positivas em alguns casos, pois melhoram consideravelmente a mobilidade das articulações afetadas e diminuem os estímulos dolorosos. Em alguns casos graves pode-se recorrer a intervenção cirúrgica com o intuito de eliminar os esteófitos (proliferação óssea anormal) que obstruem as articulações.

Encontre o melhor especialista em artrose em cães na Rede Fisio Care Pet

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os melhores tratamentos para diversas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e nos programas especiais de emagrecimento canino. Investimos pesado na capacitação de profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente correto de recuperação gradual e saudável para nossos pacientes.

Encontre o melhor especialista em artrose em cães na unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo. Tire suas dúvidas e veja como é possível traçar um programa de reabilitação estruturado e profissional para recuperar a qualidade de vida do seu amigo.

Agende uma Consulta