Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Fisioterapia Animal com Piscina – Vale a Pena?

Índice

Fisioterapia animal com piscina: benefícios e diferenciais no combate às mais variadas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e no emagrecimento canino

Você pode conversar com um de nossos especialistas! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo

Nem todos os pets apreciam a hora do banho, é verdade, mas a fisioterapia animal com piscina vem transformando a imersão em água em terapia efetiva, solucionando diversos problemas de saúde com eficiência e modernidade.

A fisioterapia animal com piscina, ou tecnicamente chamada hidroterapia veterinária, já possui amplo reconhecimento na medicina veterinária por agir diretamente na reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratória. A verdade é que as propriedades físicas da água como pressão hidrostática e flutuabilidade fornecem uma terapia subaquática perfeita para a promoção de mobilidade e bem estar.

Quais são os diferentes tipos de terapia de fisioterapia animal com piscina?

A hidroterapia veterinária fornece diferentes métodos de exercícios e atividades como:

1 – Caminhadas na esteira aquática: os pets ficam com meio corpo submerso em uma esteira aquática. Com isso, conseguem realizar exercícios que buscam um maior equilíbrio e agilidade, fortalecendo musculatura e aumentando flexibilidade e confiança de forma gradual e saudável.

2 – Flutuação: utilizam-se bóias ou coletes flutuadores que retiram o impacto das articulações, ajudando no grau de confiança e evolução física do pet para realizar atividade que, em outras condições, trariam muita dor e incômodo.

3 – Natação: mesmo com finalidade recreativa é um método ótimo de recondicionamento físico. Claro, sempre quando o pet já possui intimidade com a água, pois terá uma terapia que se confunde com diversão, aumentando confiança e bem estar na recuperação.

4 – Turbulência: utiliza-se dos movimentos irregulares da água para oferecer resistência ao movimento do pet ao mesmo tempo que massageiam os músculos.

Quais são os benefícios da terapia aquática?

O objetivo central da fisioterapia animal aquática é fazer com que os pets tenham uma reabilitação mais rápida de seu equilíbrio e qualidade de vida. Nesses termos, a hidroterapia fornece benefícios certeiros como:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Aumento gradual da amplitude de movimentos das articulações;
  • Alívio da dor, tensão, inchaços e espasmos musculares;
  • Melhora ativa da circulação sanguínea;
  • Aumento da velocidade na recuperação de lesões;
  • Melhora na condição física e psicológica (pulmões, coração e confiança).

Quais as indicações terapêuticas profissionais?

As principais indicações são:

1 – Neurologia: tratamento de patologias discais (hérnia de disco), mielopatia degenerativa, síndrome de cauda equina, traumatismo medular e outros;

2 – Ortopedia: tratamento para ruptura de ligamento cruzado, prevenção e recuperação de atrofias musculares;

3 – Conservação da osteoartrite: tratamento para displasia de quadril, displasia de cotovelo e outros;

4 – Emagrecimento canino: programas especiais de combate a obesidade canina;

5 – Animais atletas: planejamento de condicionamento muscular e cardiorrespiratório.

Como tratar meu pet com a fisioterapia animal com piscina?

A Rede Fisio Care Pet é um dos centros de reabilitação animal que mais investe em programas de reabilitação através da hidroesteira e outras técnicas profissionais de fisioterapia veterinária.

Nosso equipamento de hidroterapia permite não só a marcha subaquática de cães e gatos, como também o total controle sobre os parâmetros terapêuticos como o nível da água e temperatura, velocidade e declive da esteira.

Investimos pesado na capacitação de profissionais atualizando constantemente os protocolos de atendimento e os métodos de recuperação, assim como investimos na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e progressiva.

Quer um tratamento eficiente de fisioterapia animal com piscina para o seu amigo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e converse com um de nossos especialistas de plantão.

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
29 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato