Fisioterapia em Gatos – Terapia Eficiente

Fisioterapia em Gatos – Terapia Eficiente

Fisioterapia em gatos: saiba como a fisioterapia quebrou tabus e se adequou no tratamento dos felinos com técnicas profissionais de reabilitação animal

Você pode conversar com um de nossos especialistas! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo

A fisioterapia em gatos nem sempre é vista com bons olhos quando ponderamos o temperamento e comportamento dos felinos em situações de terapia como é a fisioterapia animal.

A verdade é que a fisioterapia em gatos vem crescendo exponencialmente na medicina veterinária, oferecendo soluções inteligentes para o tratamento dos bichanos. Veremos nesse artigo como lidar com o comportamento deles e quais as técnicas mais utilizadas na reabilitação felina.

Quebrando tabus

Apesar do significativo avanço do emprego de terapia fisioterápica em felinos, ainda há uma pequena diferença de gatos submetidos a sessões de fisioterapia se compararmos aos amigos cães. Isso se dá, principalmente, pelos tutores ainda acreditarem que os bichanos não podem ser tratados por métodos tradicionais da fisioterapia veterinária.

Para sorte de nossos bichanos, essa crença anda virando lenda. Não só os gatos podem e devem ser tratados, como também já existem conceitos e metodologias diferenciadas para adaptar os felinos a essa nova dinâmica nos centros de reabilitação animal.

Como a fisioterapia animal se adequou para receber os felinos nas sessões de fisioterapia veterinária?

Separamos abaixo alguns pontos essenciais que diferenciam as fisioterapia veterinária em gatos:

1 – Os felinos são relativamente mais impacientes e menos tolerantes que os cães, consequentemente mais difíceis de realizar exercícios. Por isso, o tempo de sessão dos felinos costuma ser o mais curto possível, variando atividades muito mais do que as sessões caninas.

2 – Os felinos carregam consigo características comportamentais, como jogar e caçar, que são utilizadas no desenvolvimento de exercícios de fortalecimento muscular.

3 – Alguns felinos não se incomodam com sessões de eletroterapia, outros preferem o tratamento de ultrassom. Por isso, cada tratamento é induzido cautelosamente, evitando possíveis lesões pelo estresse do animal.

4 – Por incrível que pareça, a hidroterapia (terapia aquática que mais fornece benefícios na recuperação de cães e gatos), é aceita por mais de 90% dos felinos. Claro, sempre com um profissional altamente treinado para que a aceitação seja maior e as atividades sejam realmente produtivas.

Quais as técnicas mais utilizadas na reabilitação de felinos?

Dentre as técnicas que mais produzem resultados nos tratamentos de fisioterapia veterinária em gatos estão:

1 – Uso de calor: útil para casos de lesões de disco, osteoartrite e outras doenças da coluna vertebral.

2 – Uso de frio (Crioterapia): útil para diminuir edemas, dor e o processo inflamatório pós-cirúrgico.

3 – Eletroterapia: estimulação elétrica para fortalecimento muscular e controle da dor.

4 – Laserterapia: utilizado para cicatrização de feridas, tratamento de áreas com inflamação e edemas, controle da artrose e terapia pós-cirúrgica.

5 – Acupuntura: uso de agulhas em pontos meridianos para alívio da dor, melhora da condição muscular e recondicionamento físico.

6 – Hidroterapia: utilização de água como terapia, seja com esteira aquática como natação. É um excelente tratamento para as mais variadas condições neurológicas e ortopédicas, assim como campeão de resultados em programas de emagrecimento animal.

Trate sempre seu pet com clínicas especializadas em reabilitação!

A Rede Fisio Care Pet investe pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos que ofereçam aos tutores e pacientes um ambiente saudável de recuperação natural e progressiva. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, sempre com os melhores métodos de tratamento para as mais variadas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e nos programas e emagrecimento.

Quer saber mais sobre como a fisioterapia em gatos é eficiente? Converse com um de nossos especialistas na unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo. Venha ver como podemos traçar um programa de reabilitação perfeito para o seu amigo.

Agende uma Consulta