Fisioterapia veterinária: veja quando é adequada, como pode ajudar na recuperação dos pets e quais os métodos mais utilizados em diferentes situações
A fisioterapia veterinária tem sua origem na própria fisioterapia humana, tendo sua primeira aplicação notável nas técnicas utilizadas para a recuperação de equinos em um primeiro experimento.
Ao passar dos anos, pela necessidade e aptidão, a fisioterapia veterinária ganhou traços independentes, com estudos, desafios e comprovação de sua eficácia no tratamento e reabilitação de diferentes animais.
Benefícios da fisioterapia veterinária na vida dos pets
Desde uma recuperação veloz de uma cirurgia até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas, a fisioterapia animal vêm proporcionando conforto e uma opção eficiente de recuperação, conservando musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando expectativa e qualidade de vida.
A fisioterapia veterinária é indicada para quais casos?
Em geral, a fisioterapia é indicada para pets com diferentes problemas ortopédicos, neurológicos e também como tratamento para obesidade e condicionamento físico (para cães atletas e de exposição).
Nos casos ortopédicos, cães com artroses, artrites, rupturas de ligamento, displasia coxofemoral, luxação patelar e outros, a fisioterapia ajuda diretamente na recuperação prevenindo sequelas, combatendo incômodos e dores e auxiliando no recondicionamento físico.
Nos casos neurológicos, a fisioterapia é, muitas vezes, essencial para que o animal volte a andar, como em casos de fraturas, traumas na coluna ou hérnia de disco que afetam diretamente a locomoção e condicionamento muscular.
Os programas de emagrecimento também obtém ótimos resultados através da fisioterapia veterinária. Os equipamentos de ponta em conjunto com diferentes métodos de emagrecimento produzem efeitos notáveis.
Métodos de fisioterapia veterinária mais utilizados
1 – Hidroterapia
Utiliza-se de esteiras aquáticas ou piscinas. A ideia é evitar o efeito da gravidade, aliviando os movimentos e impactos, combatendo problemas desde obesidade até dores nas articulações e fortalecimento muscular.
2 – Massoterapia
Utilizada para diminuir a tensão nos músculos dos pets, diminuindo dores e quebrando ciclos contínuos de tensão e dor. A massagem no tratamento aumenta a circulação sanguínea na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumentando a drenagem linfática e venosa. Com isso, o retorno das funções dos músculos acontece de maneira natural, criando uma sensação de alívio.
3 – Quiropraxia
Terapia manual e complementar. O tratamento é feito através das mãos visando o equilíbrio das funções ideais, saúde e qualidade de vida. Trata das disfunções das articulações e principalmente da coluna vertebral, que acarretam diversos outros problemas.
4 – Eletroterapia
Auxilia no reparo dos tecidos e ajuda nos processos de inflamação, sendo muito utilizado após cirurgias ortopédicas ou em processos de inflamação nas articulações como artroses.
5 – Acupuntura
Busca o alívio das dores e aumento do equilíbrio muscular dos pacientes, utilizando-se de agulhas em pontos estratégicos, aumentando qualidade de vida e bem estar.
6 – Ozonioterapia
Utilização do gás ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. Após a sua aplicação, ele reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante e promovem uma grande liberação de oxigênio para as células.
Conte sempre com empresas especializadas para o tratamento do seu amigo
A Rede Fisio Care Pet investe forte em capacitação profissional e em equipamentos modernos que ofereçam o ambiente perfeito para a reabilitação saudável e gradual. Respeitamos a condição de cada paciente, traçando um programa de recuperação adequado para cada caso concreto.
Quer o melhor da fisioterapia veterinária? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e agende uma consulta. Venha ver como temos o programa de reabilitação perfeito para a recuperação do seu amigo.