Fisioterapia Veterinária Domiciliar – Vale a Pena?

Fisioterapia veterinária domiciliar X fisioterapia veterinária em clínicas especializadas: nesse artigo levantamos um debate sobre as vantagens ou não da fisioterapia veterinária domiciliar, e quais os pontos importantes para a produção de resultados positivos na reabilitação de nossos pets

Você pode conversar com um de nossos especialistas sobre o tema. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e entre em contato agora mesmo

O atendimento da fisioterapia veterinária domiciliar tem crescido nos últimos tempos e, após alguns testes e evoluções, é preciso que raciocinemos pontos importantes para analisar se a prática vale ou não a pena para nossos amigos.

É verdade que atualmente a vida anda muito corrida e, em alguns casos, os animais também não possuem condições físicas de ficar se locomovendo de um local a outra para realizar seus tratamentos. Porém, será que a fisioterapia veterinária domiciliar realmente vale a pena medindo o custo benefício?

Fisioterapia veterinária domiciliar é vantajosa para os pets?

A verdade é que, cada vez mais, procuramos meios para otimizar nosso tempo diário que já é muito corrido. Nesse contexto, a fisioterapia veterinária em casa foi uma saída encontrada para proporcionar comodidade e praticidade para os tratamentos que nossos pets necessitam.

Entretanto, apesar de notoriamente benéfico para os tutores que irão evitar o deslocamento de animais em tratamento de um ponto a outro, a verdade é que os métodos nem sempre serão os mais eficientes para o desenvolvimento de uma recuperação saudável e progressiva para nossos pets.

Por que o tratamento fisioterápico feito em clínicas especializadas produzem mais efeitos positivos na recuperação dos pets?

Apesar da comodidade notável da fisioterapia veterinária em domicílio, grande parte dos animais não produz o ritmo assertivo em uma sessão de fisioterapia quando estão em casa. Isso faz com que a intensidade do programa de reabilitação seja lenta e, consequentemente, os resultados demorem mais a aparecer.

Quando um cão, mesmo que demore a se ambientar no ritmo semanal de sessões de fisioterapia em clínicas especializadas, cria o ritmo saudável de conhecimento de ambiente e de intensidade de tratamento acaba por produzir muito mais em suas atividades em comparação com as atividades feitas em casa. Claro, não podemos generalizar os casos, afinal, cada pet tem sua personalidade assim como cada tutor tem seu nível de envolvimento na recuperação do seu pet.

Porém, os problemas não se resumem apenas ao envolvimento e ambientação de tutor e animal, mas também as possibilidades perdidas ao ter que possuir um espaço destinado para aquela atividade, o que para a maioria dos tutores é inviável, muito mais do que a locomoção.

A fisioterapia veterinária em clínicas especializadas proporciona a possibilidade do pet realizar mais de uma atividade de tratamento em diferentes estações, produzindo estímulos diversos para uma recuperação mais breve e saudável. Enquanto isso, a fisioterapia em casa pode limitar o pet a prática de uma determinada atividade por vez pela dificuldade de locomoção de equipamentos.

A hidroterapia veterinária e sua impossibilidade de realização domiciliar

Por falar em locomoção de equipamentos, a hidroterapia veterinária (utilização de esteira aquática para o tratamento de diversas lesões e patologias como hérnia de disco, paralisias, displasia coxofemoral, do cotovelo, obesidade, luxações, traumas e tantos outros) é um tratamento que exige um espaço e estruturação complexas para uma residência.

A esteira aquática e ergonométrica utilizadas na hidroterapia veterinária são responsáveis por parte significativa da recuperação de diversos animais, trazendo mais confiança para que eles realizem movimentos mais complexos por estarem imersos na água, portanto sem os efeitos da gravidade quando em movimentos em solo duro, trazendo mais confiança muscular e mental ao animal, fortalecendo seus músculos e articulações, diminuindo dores e inchaços, produzindo o ambiente perfeito para a evolução saudável em sua recuperação.

Conte sempre com empresas especializadas para planejar o programa de tratamento ideal para o seu pet!

A Rede Fisio Care Pet é a primeira grande rede de centros de fisioterapia veterinária em toda América Latina. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, investindo pesado na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos de tratamento para o emprego dos mais diferentes métodos de reabilitação veterinária que ofereçam o ambiente assertivo e eficiente para uma recuperação saudável e gradual.

Oferecemos tratamento para diversas patologias ortopédicas e neurológicos, além de programas de emagrecimento para cães obesos aplicando sempre os melhores e mais atualizados protocolos de tratamento, desde hidroterapia, acupuntura até ozonioterapia, quiropraxia e outros, planejando um programa de reabilitação ideal para cada caso concreto.

Quer atestar os benefícios da fisioterapia veterinária na vida do seu amigo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos reabilitar seu pet com métodos profissionais de tratamento.

Agende uma Consulta