Próteses e Órteses para Cachorros – Desafios

Próteses e Órteses para Cachorros – Desafios

Próteses e órteses para cachorros: desafios, benefícios e necessidades para cães amputados. Saiba como a reabilitação animal é importante no período de adaptação

Você pode conversar com um de nossos especialistas em reabilitação! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques

Muitos acreditam que a vida de um animal acaba quando ele perde uma pata, mas atualmente já existem trabalhos extraordinários de próteses e órteses para cachorros que ajudam, e muito, o desenvolvimento de uma vida qualificada para esses pets.

As próteses e órteses para cachorros são ótimas soluções para pets que perdem um membro ou mais por algum motivo, seja ele por decorrência de alguma doença, paralisias, brigas, maus tratos e outros, garantindo uma oportunidade de resistência e manutenção de qualidade de vida.

As dificuldades e evoluções do estudo de próteses e órteses para cachorros

Fica claro que o estudo de próteses animais ainda é algo que caminha a passos calmos dentro da medicina veterinária, pois existem diferentes obstáculos que dificultam as pesquisas e resultados nessa área.

Um dos grandes problemas quando se fala em próteses e órteses animais é o fato de não haver um feedback para que as análises e resultados publicados sejam mais expressivos e o desenvolvimento das peças seja cada vez mais preciso. A situação acaba limitando a análise aos efeitos práticos ao longo do uso, desacelerando os ajustes e aperfeiçoamentos necessários para esse tipo de tecnologia.

Dentro da própria área de atuação existem pesquisadores que ainda divergem sobre a eficiência das próteses, se realmente são benéficas em todas as situações e quando realmente são necessárias. O desafio de compreender profundamente a biomecânica e fisiologia do animal também elevam o nível do debate e exigem um grau máximo de profissionalismo e dedicação para que essa tecnologia realmente se torne uma opção totalmente viável para a vida dos pets.

É comum vermos ou conhecermos animais que tenham perdido uma das patas e que se adaptam a essa vida de forma natural e outros não, ou animais que perdem dois membros e sentem dificuldades em se inserir e realizar as atividades rotineiras que um cão ou gato gosta de fazer, o que mostra a complexidade do assunto.

A adaptação e necessidades de aprender a viver com um novo membro

Para que o pet se acostume as próteses e órteses, é necessário que ele consiga compreender para o que elas servem e os benefícios que trazem, caso contrário o novo membro pode mais atrapalhar do que ajudar.

Para isso, o acompanhamento de um profissional especializado em reabilitação animal é imprescindível, já que as órteses e próteses não produzem resultados por si só. O período de pós-entrega do aparelho é crucial para a adaptação dos pacientes, e o profissional em reabilitação veterinária é capaz de fornecer o ambiente, foco e atividades eficientes para que o animal consiga adaptar-se a nova dinâmica de mobilidade.

Além disso, porém não menos importante, é preciso estar a par da reputação, experiência e qualificação da empresa especializada na criação de órteses e próteses veterinárias. Afinal, é fundamental garantir uma solução adequada do ponto de vista biomecânico e compatível com a patologia apresentada.

Apesar de todos os reveses, é possível afirmar que o desenvolvimento tecnológico na área prostética animal tem crescido a cada dia e se tornando cada vez mais ampla, prometendo ótimos frutos para quem se aventurar por ela e, principalmente, oferecendo uma solução de vida saudável para quem não tinha saída em situações de risco como as das perdas de membros.

A Rede Fisio Care Pet apoia todos os pets que precisam de reabilitação animal!

A Rede Fisio Care Pet já possui uma longa estrada e experiência vasta na reabilitação animal, contando com profissionais atualizados e equipamentos modernos que fornecem um ambiente perfeito para uma recuperação e recondicionamento físico gradual e saudável para nossos pacientes.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, investindo pesado na evolução da fisiatria veterinária através de tratamentos efetivos com técnicas profissionais de fisioterapia veterinária.

Quer saber mais como pode ser feito a colocação e reabilitação de cachorros com próteses e órteses? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo.

Agende uma Consulta