Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Problemas Ortopédicos e de Coluna em Bulldog

Índice

Problemas ortopédicos e de coluna em Bulldog: conheça um pouco da características das duas raças, os principais problemas ortopédicos e de coluna que afetam eles e o tratamento adequado. Veja como a fisioterapia é essencial no processo de reabilitação

Muitas vezes as clínicas de reabilitação recebem telefonemas perguntando sobre profissionais especialistas em Bulldogs. Essa especialidade ainda não existe na medicina veterinária, mas o fato do número de atendimento dessa raça ser grande, acaba fazendo com que tenhamos mais cuidado e importância ao falar de problemas ortopédicos e de coluna em Bulldog.

No Brasil, as raças de Bulldog mais comuns são os ingleses e franceses. Os dois são bem parecidos no que se refere aos problemas ortopédicos e de coluna em Bulldogs, embora geralmente possamos pegar os problemas e cuidados do Bulldog Francês e multiplicar por 10 quando se trata dos Bulldogs Ingleses.

Características dos Bulldogs Franceses e Ingleses

O Bulldog Francês é um cão poderoso, com estrutura muscular compacta e ossos fortes. Sua cabeça é larga e quadrada, com dobras da pele e rugas se formando. Pode chegar a 35 cm (cão de porte pequeno/médio) e 14 kilos. É carinhoso e muito apegado ao dono, gentil com crianças mas, em alguns casos, pode ser agressivo com outros cães.

No que tange a saúde, o câncer é o problema mais grave que afeta essa raça. Entretanto, os problemas mais comuns envolvem o excesso de peso que maximizam as dificuldades respiratórias, cardíacas e os problemas na coluna e nas vértebras.

O Bulldog Inglês, por sua vez, é reconhecido como um excelente animal de estimação para uma família por formar laços fortes com pessoas próximas. A raça requer certa preparação e disciplina por parte do tutor para poder educá-lo e mantê-lo saudável e ativo, pois tende facilmente a ganhar peso.

Pode chegar a 30 kg e, por isso, deve ser muito bem cuidado e ativo. Assim como o Bulldog Inglês, o Bulldog Francês possui predisposição ao ganho de peso, consequentemente ao aparecimento de lesões e complicações ortopédicas.

Os principais problemas ortopédicos e de coluna em Bulldogs

1 – Displasia Coxofemoral: caracterizada pela má formação da articulação coxofemoral, é uma patologia que pode ser, na maioria dos casos, hereditária como também adquirida por fatores externos como obesidade, ambientes de pisos lisos e outros.

Costuma afetar cães de porte grande, como o Bulldog Inglês, causando bastante dor e dificuldade de locomoção. Os sintomas costumam aparecer entre os 4 e 7 meses de vida, afetando, principalmente, a movimentação e rotina dinâmica do pet. Como consequência da dor, o pet pode deixar de mexer os membros inferiores e o músculo pode atrofiar.

2 – Hérnia de Disco: caracterizada pela degeneração crônica dos discos da coluna vertebral, essa patologia costuma aparecer em cães entre os 3 e 7 anos de idade. Pode ser causada pelo desgaste natural da estrutura vertebral como também relacionada a outros traumas.

A degeneração da hérnia de disco exerce pressão entre as vértebras, provocando dores na medula espinhal, fazendo com que o cão tenha dor e, consequentemente, dificuldades de andar e realizar movimentos corriqueiros do dia a dia.

3 – Hemivértebra: anomalias congênitas encontradas com maior frequência em cães braquicefálicos (com focinho curto) e com cauda helicoidal (rabo curto), características dos Bulldogs Inglês e Francês.

Ocorre, na maioria dos casos, na região da coluna tóraco-lombar, causando sintomas de lesão de neurônio motor superior em membros pélvicos (incoordenação, reações posturais retardadas, paralisia dos membros posteriores, incontinência urinária e outros), que podem aparecer nos filhotes ou em progressão durante o crescimento do pet.

Tratamento eficaz para os problemas ortopédicos e de coluna mais comuns em Bulldogs

As três complicações acima são passíveis de intervenção cirúrgica, sempre dependendo do grau de severidade da displasia, hérnia ou hemivértebra, podendo também serem socorridos de tratamentos medicamentosos para combate aos ciclos de dores.

De qualquer modo, seja o tratamento conservativo ou pós-operatório, a fisioterapia veterinária para problemas ortopédicos é fundamental no processo de recuperação dos pets.

As diferentes técnicas utilizam-se de agentes físicos como laserterapia, eletroterapia, acupuntura e ozonioterapia, ajudando no combate dos incômodos e dores persistentes, enquanto as atividades físicas controladas, como as esteiras aquáticas na hidroterapia veterinária, ajudam no recondicionamento físico muscular, na recuperação da confiança, mobilidade e flexibilidade, sem que o pet esteja sujeito a novas lesões.

A hidroterapia é uma modalidade terapêutica em que a imersão na água se transforma em terapia. O método já tem amplo reconhecimento no âmbito de reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica, cardiorrespiratória e no emagrecimento saudável.

As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática fornecem o ambiente perfeito para a evolução física e mental do pet, evitando os efeitos da gravidade de atividades feitas sob solo firme, sendo uma terapia subaquática perfeita na promoção de mobilidade e bem estar.

Conte sempre com clínicas especializadas para tratar seu amigo!

A Rede Fisio Care Pet pode não ser uma clínica especializada em Bulldogs, mas é especialista na capacitação de profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que forneçam um ambiente perfeito para uma reabilitação gradual e saudável.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo os melhores diagnósticos, planejamentos e execuções de programas de reabilitação para pets com complicações e patologias ortopédicas, neurológicas e em programas de emagrecimento.

Quer saber mais sobre os principais problemas ortopédicos e de coluna em Bulldog? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos traçar um planejamento eficaz para a recuperação do seu amigo.

[contact-form-7 id=”8810″]
Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato